Tekken 8 – Review

Tekken 8 review

Das grandes franquias de jogos de luta talvez Tekken seja a mais consistente em termos de qualidade e de sempre lançar jogos que agradam a comunidade. O ponto mais baixo da franquia foi definitivamente na sua estréia no Playstation 2 com Tekken 4 (levando em consideração a franquia numerada, pois o primeiro Tekken no Playstation 2 foi o Tag Tournament) e mesmo assim muita coisa que este quarto episódio da franquia trouxe só foi um pouco mal recebido por conta de mudanças que a comunidade na época não estava tão acostumada, como os obstáculos no cenário. Hoje muitos consideram o Tekken 4 até como um clássico cult, na minha opinião o 4 é de fato muito curioso, sou um amante de trilha sonoras e Tekken 4 na minha opinião faz parte do panteão de melhores trilhas de todos os tempos.

Em seguida tivemos o estrondoso Tekken 5, sendo o 8º jogo mais vendido do Playstation 2, e desde então a série se estabeleceu em um patamar que nenhuma outra série de jogos de luta conseguiu, trazendo sempre uma história interessante, complexa e também cheia de bizarrice.

Apesar de Tekken 6 ter sido também um ponto de virada para a série por começar a se popularizar no cenário dos eSports, acho que foi com Tekken 7 que a série se tornou de fato um dos principais jogos de luta do cenário ao lado de Street Fighter, hoje não tem como imaginar uma EVO sem Tekken e apesar dessa popularidade no meio dos eSports a série não deixou de focar no publico casual também, sendo um dos primeiros jogos a trazer controles simplificados e também por ter um roster de personagens iniciais gigantesco e um modo single player sólido, olhando para trás chega a ser bizarro como Tekken 7 foi lançado em comparação ao Street Fighter V.

O novo episódio da novela

jin vs kazuya

Falo que a história de Tekken é uma novela mas isso é no total bom sentido, em um mundo em que alguns jogos de luta já estão no seu segundo reboot, Tekken mantém a consistência que falei também para a história em que cada episódio numerado da série a história avança com mais e mais reviravoltas. O jogo ainda oferece um resumo muito bem feito da história para os que não lembram de todos os detalhes ou mesmo que estão jogando a série pela primeira vez.

Tekken 8 continua a história alguns meses após o final do 7, com a morte de Heihachi, Jin Kazama busca a destruição de seu pai Kazuya para acabar com a maldição que que corre em suas veias fazendo Jin se tornar um demônio destruidor. Após uma batalha de tirar o fôlego com Kazuya, Jin perde seus poderes demoníacos e então vamos acompanhando a jornada de Jin para confrontar seu pai e entender melhor o seu passado.

A história é contada da mesma forma que muitos jogos de luta estão fazendo desde Mortal Kombat vs DC, você assume o controle de alguns personagens enquanto a história vai se desenrolando de forma cinemática.

Jun

Após o final do jogo alguns extras serão liberados e o jogo te incentiva também a fazer as histórias individuais de cada personagem que contam mais detalhes de cada um.

Um colírio para os olhos

tela inicial

Tekken 8 foi desenvolvido utilizando a Unreal Engine 5, é um jogo visualmente estonteante, cada detalhe é pensado para mostrar como a tecnologia dessa engine foi bem utilizada no game, desde o menu até as lutas com efeitos lindos de iluminação, isso tudo rodando a sólidos 60 quadros por segundo, algo muito importante em jogos de luta pois é com base no frame rate que os jogadores mais avançados utilizam para fazer os cálculos de framedata.

Apesar de tudo incrível que o jogo oferece no sentido de gráficos, infelizmente também é nesse quesito que eu dou o único ponto baixo nesse jogo que são as cutscenes pré-renderizadas. Apesar de acontecer somente durante o modo história, é algo que ficava muito notável quando uma cutscene era pré-renderizada, principalmente por ser possível enxergar artefatos de compressão e quando rolava a transição para o jogo em tempo real, com notáveis diferenças de cores que na maioria das vezes estavam muito mais bonitas do que nas cutscenes pré-renderizadas.

Amigável para iniciantes

Como falei anteriormente, Tekken 7 foi um dos primeiros jogos a introduzir controles simplificados, e a forma como ele fazia isso era muito interessante pois você segurava um botão e uma lista de “atalhos” aparecia do canto da tela para fazer combos e ataques especiais. Tekken 8 utiliza a mesma ideia só que você só precisa apertar um botão para fazer essa troca sem precisar ficar segurando.

Acho muito importante esse foco em deixar o jogo mais amigável pois Tekken sempre foi um jogo muito complexo, basta abrir uma lista de golpes que você ficará abismado com tanta variedade de comandos e combinações, para alguém leigo pode assustar e acabar afastando jogadores.

Customização sem precedentes

tekken avatar

Customização aqui é algo que os desenvolvedores levaram bem a sério, desde a customização do seu avatar que você utiliza no saguão de batalha até customização dos personagens principais, tudo aqui é possível, inclusive já tem rolado na internet customizações insanas. O legal é que tudo isso de forma já incorporada no jogo com diversas opções, tudo atualmente da para ser liberado jogando, o que não impede de no futuro a desenvolvedora colocar ainda mais opções, mas aqui o que importa é a quantidade de opções de customizações possíveis logo de cara. Comparando com Street Fighter 6 por exemplo, este só tinha uma variação de cor por personagem e só meses depois lançaram novas skins pagas.

customização de personagem

E a customização não para por aí, além de poder editar tudo isso, seguindo os moldes de Tekken 7 é possível customizar até a sua barra de vida, título, placa de título e muito mais.

customização de vida

O rei do punho de ferro

Falar sobre tudo o que o jogo oferece é literalmente chover no molhado, é Tekken de forma solida, tem um online muito bem feito com um excelente netcode, e além de Tekken 8 fazer tudo isso muito bem o jogo ainda trás muito conteúdo extra como o Tekken Ball Mode, que na minha opinião é um clássico da série, um jogo de volley com Tekken, era o meu modo favorito do Tekken 3.

Tekken 8 com certeza entrará para a história como um dos melhores jogos de luta de todos os tempos, pois ele faz tudo muito bem, traz uma enorme quantidade de personagens, não deixando de lado quem opta por comprar a versão base do jogo, tem muito mas muito conteúdo mesmo para consumir. Uma pena esse jogo ter saído no começo do ano pois se tivesse lançado apenas alguns meses antes ele teria facilmente superado Street Fighter 6 (e olha que eu adorei Street Fighter 6). O que posso dizer aqui é que Tekken 8 é um jogo imperdível, mesmo que você seja um jogador casual e tem curiosidade em testar a franquia, pode ir sem medo.

Tekken 8 está disponível para PC, Xbox Series e Playstation 5.

Meus jogos favoritos são visual novels.