Fallout – A real intenção por trás de cada Refúgio

fallout vault

Com o lançamento da série de TV baseada na aclamada franquia de jogos Fallout, muitos fãs novos e antigos estão redescobrindo os misteriosos e intrigantes Refúgios — conhecidos nos jogos como Vaults. Essas instalações subterrâneas desempenham um papel central não apenas como abrigos pós-apocalípticos, mas também como cenários para experimentos sociológicos e científicos complexos.

A Função dos Refúgios

Antes de começar fica aqui o aviso de Spoilers pois vamos falar de todos os jogos da franquia além é claro dos Refúgios 4, 32 e 33 que estão na série.

A primeira impressão que se tem de um Refúgio em “Fallout” é a de um santuário seguro contra as devastações nucleares do mundo exterior. No entanto, a realidade é mais sombria e complexa. Cada Refúgio foi construído pela corporação Vault-Tec, não apenas como abrigos, mas como parte de um vasto experimento social ou científico.

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Vamos listar aqui o intúito de cada Refúgio, assim como o real objetivo da Vault-Tec em cada um deles, optamos por listar somente os Refúgios que são considerados canônicos:

Refúgio 3

  • Localização: Las Vegas, Nevada
  • Propósito: Era um Refúgio de controle.
  • Resultado: Habitantes permaneceram isolados até um vazamento de água forçar a abertura para comércio. Posteriormente massacrado pelos Fiends.
  • Aparece em: Fallout: New Vegas

Refúgio 4

  • Localização: Los Angeles, California
  • Propósito: Governado exclusivamente por cientistas, sem supervisão externa.
  • Resultado: Experimentos genéticos levaram a um levante dos sujeitos, que mataram os cientistas.
  • Aparece em: Série do Prime Video

Refúgio 8

  • Localização: Northwestern Nevada
  • Propósito: Refúgio de controle.
  • Resultado: Usaram seu G.E.C.K. para estabelecer Vault City.
  • Aparece em: Fallout 2

Refúgio 11

  • Localização: Mojave Desert, Nevada
  • Propósito: Experimento social sobre sacrifício individual para segurança coletiva.
  • Resultado: Prática de sacrifício levou a um golpe e morte da maioria dos habitantes.
  • Aparece em: Fallout: New Vegas

Refúgio 12

  • Localização: Bakersfield, California
  • Propósito: Estudo dos efeitos da exposição à radiação.
  • Resultado: Habitantes se tornaram ghouls e fundaram Necropolis.
  • Aparece em: Fallout

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Refúgio 13

  • Localização: Mt. Whitney, California
  • Propósito: Refúgio de controle.
  • Resultado: Falha do chip de água forçou abertura e confronto com a Enclave.
  • Aparece em: Fallout, Fallout 2

Refúgio 15

  • Localização: Southern California
  • Propósito: Experimento social com diversidade forçada.
  • Resultado: Formação de gangues e a comunidade de Shady Sands.
  • Aparece em: Fallout, Fallout 2

Refúgio 17

  • Localização: West Coast
  • Propósito: Desconhecido.
  • Resultado: Habitantes transformados em super mutantes pela Unity.
  • Aparece em: Fallout: New Vegas

Refúgio 19

  • Localização: Mojave Desert, Nevada
  • Propósito: Estudo do faccionalismo e indução de paranoia.
  • Resultado: Muitos desenvolveram psicose; ocupado pelos Powder Gangers.
  • Aparece em: Fallout: New Vegas

Refúgio 21

  • Localização: Las Vegas, Nevada
  • Propósito: Estudo dos efeitos do jogo excessivo.
  • Resultado: Comunidade estável até ser convertido em hotel por Robert House.
  • Aparece em: Fallout: New Vegas

Refúgio 22

  • Localização: Mojave Desert, Nevada
  • Propósito: Pesquisa agrícola genética.
  • Resultado: Infecção fúngica transformou habitantes em portadores de esporos.
  • Aparece em: Fallout: New Vegas

Refúgio 29

  • Localização: West Coast
  • Propósito: Experimento social com população jovem sem adultos.
  • Resultado: Acredita-se que Harold é originário deste Refúgio.
  • Aparece em: Fallout 76, Van Buren (cancelado)

Refúgio 31

  • Localização: Santa Monica, California
  • Propósito: Experimento social com divisão e controle corporativo.
  • Resultado: Ainda funcional, com funcionários preservados criogenicamente.
  • Aparece em: Série do Prime Video

Refúgio 32

  • Localização: Santa Monica, California
  • Propósito: Parte de um experimento interconectado.
  • Resultado: Morte dos habitantes após descobrirem a verdade sobre o Refúgio 31.
  • Aparece em: Série do Prime Video

Refúgio 33

  • Localização: Santa Monica, California
  • Propósito: Seguindo as diretrizes do experimento de Bud Askins.
  • Resultado: Continua operacional e seguindo ordens.
  • Aparece em: Série do Prime Video

Refúgio 34

  • Localização: Mojave Desert, Nevada
  • Propósito: Experimento social com acesso a um arsenal excessivo.
  • Resultado: Conflitos levaram a uma cisão e desastre nuclear.
  • Aparece em: Fallout: New Vegas

Refúgio 51

  • Localização: Northwestern West Virginia
  • Propósito: AI ZAX escolhendo um líder ideal sob crises fabricadas.
  • Resultado: Crises levaram a ameaças letais e manipulação homicida.
  • Aparece em: Fallout 76

Refúgio 63

  • Localização: Southwest of Lewisburg, West Virginia
  • Propósito: Desconhecido.
  • Resultado: Permanece inacessível.
  • Aparece em: Fallout 76

Refúgio 75

  • Localização: Malden Middle School, Malden, Massachusetts
  • Propósito: Eugenia para criar soldados perfeitos.
  • Resultado: Revolta dos sujeitos; ocupado pelos Gunners.
  • Aparece em: Fallout 4

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Refúgio 76

  • Localização: North of Flatwoods, West Virginia
  • Propósito: Refúgio de controle para reconstrução pós-apocalíptica.
  • Resultado: Habitantes ajudaram na reconstrução de Appalachia.
  • Aparece em: Fallout 76

Refúgio 77

  • Localização: Desconhecida
  • Propósito: Desconhecido.
  • Resultado: Um habitante se tornou uma lenda temida.
  • Aparece em: Fallout 3

Refúgio 79

  • Localização: North of Dolly Sods Wilderness, West Virginia
  • Propósito: Proteger reservas de ouro dos EUA.
  • Resultado: Vazamento nuclear e subsequente resgate durante um roubo.
  • Aparece em: Fallout 76

Refúgio 81

  • Localização: Boston, Massachusetts
  • Propósito: Pesquisa médica secreta em habitantes não informados.
  • Resultado: Sabotagem pelo Supervisor e isolamento dos pesquisadores.
  • Aparece em: Fallout 4

Refúgio 87

  • Localização: Northeastern Virginia
  • Propósito: Estudo do Vírus de Evolução Forçada em humanos.
  • Resultado: Transformação em super mutantes e tomada do Refúgio.
  • Aparece em: Fallout 3

Refúgio 88

  • Localização: Northwest of Quincy, Massachusetts
  • Propósito: Testar equipamentos experimentais de produtividade.
  • Resultado: Construção nunca concluída; experimentos continuaram com ajuda do Único Sobrevivente.
  • Aparece em: Fallout 4: Vault-Tec Workshop

Refúgio 92

  • Localização: Olney, Maryland
  • Propósito: Induzir agressão usando ruído branco.
  • Resultado: Habitantes enlouqueceram e se mataram.
  • Aparece em: Fallout 3

Refúgio 94

  • Localização: North of Dolly Sods Wilderness, West Virginia
  • Propósito: Testar sistemas de crenças pacifistas.
  • Resultado: Massacre após conselho ignorado; dano ao G.E.C.K. criou o Mire.
  • Aparece em: Fallout 76

Refúgio 95

  • Localização: Southeast of Natick, Massachusetts
  • Propósito: Tratar viciados e depois induzi-los a recaídas.
  • Resultado: Violência após descoberta de drogas escondidas; ocupado pelos Gunners.
  • Aparece em: Fallout 4

Refúgio 96

  • Localização: South of Spruce Knob Campground, West Virginia
  • Propósito: Monitorar e estudar a vida selvagem mutante.
  • Resultado: Pesquisadores mortos após tentativa de sabotagem.
  • Aparece em: Fallout 76

Refúgio 101

  • Localização: West of Springvale, Virginia
  • Propósito: Supervisores com autoridade ilimitada.
  • Resultado: Guerra civil após tentativas de exploração externa.
  • Aparece em: Fallout 3

Refúgio 106

  • Localização: Northeastern Virginia
  • Propósito: Estudar efeitos de drogas psicoativas.
  • Resultado: Violência e insanidade prolongada.
  • Aparece em: Fallout 3

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Refúgio 108

  • Localização: North of Washington, D.C., Maryland
  • Propósito: Estudar conflitos de liderança e excesso de armamentos.
  • Resultado: Caos interno e infestação de clones violentos.
  • Aparece em: Fallout 3

Refúgio 111

  • Localização: Sanctuary Hills, Massachusetts
  • Propósito: Estudar efeitos de longo prazo da criogenia.
  • Resultado: Revolta da segurança, abandono, e sequestro de Shaun.
  • Aparece em: Fallout 4

Refúgio 112

  • Localização: Smith Casey’s garage, Virginia
  • Propósito: Simulação de realidade virtual controlada.
  • Resultado: Tortura prolongada dos habitantes pelo Supervisor.
  • Aparece em: Fallout 3

Refúgio 114

  • Localização: Boston, Massachusetts
  • Propósito: Despojar habitantes ricos de luxo em condições precárias.
  • Resultado: Nunca concluído; local ocupado por criminosos.
  • Aparece em: Fallout 4

Refúgio 118

  • Localização: Cliff’s Edge Hotel, Mount Desert Island, Maine
  • Propósito: Experimento social com divisão rica/pobre extremada.
  • Resultado: Seção luxuosa habitada por robobrains após transformação.
  • Aparece em: Fallout 4: Far Harbor
Meus jogos favoritos são visual novels.