Frostpunk 2 é um jogão mas que perde um pouco da essência de seu antecessor – Review

frostpunk 2 review

Saiba neste texto se vale ou não a pena jogar Frostpunk 2.

Mensalmente novos jogos de gerenciamento de cidade são lançados, das temáticas mais distintas possíveis, mas até então nenhum jogo chegou aos pés do que Frostpunk conseguiu fazer.

Já se tratando de Frostpunk 2, é um jogo de sobrevivência em sociedade onde você deve desenvolver, expandir e progredir uma cidade 30 anos após uma nevasca apocalíptica que arrasou a Terra.

Confira logo abaixo o nosso review de Frostpunk 2.

O eterno inverno de Frostpunk 2

A cidade de Nova Londres é uma metrópole que sofre as consequências do mundo ser tomado por um inverno eterno, e a única forma de garantir a sobrevivência da humanidade é a expansão da cidade.

Você irá precisar lidar com a falta de recursos – como carvão e petróleo -, alimentos e em inúmeros momentos, da mão de obra. Então, com muito suor e trabalho árduo você deve estar sempre em um ciclo de oferta e demanda, colocando trabalhadores para garantir recursos para a cidade, mas garantindo o futuro da família de cada um deles e claro, fazendo-os sobreviverem.

Capturado por @otaldomarcosh

Nova Londres não pode parar sua expansão

Se há algo que não pode acontecer em Frostpunk 2 é Nova Londres ficar parada. Você precisa que tudo esteja sempre em desenvolvimento, fazendo um bom uso das zonas que dividem a cidade, destacando quais áreas são de extração, residenciais, industriais e mais.

Não se esqueça também de construir o básico para o funcionamento de uma cidade, como a Prefeitura. Na Prefeitura você pode estabelecer leis necessárias para um bom convívio dos cidadãos. Outro edifício básico é o Instituto de Pesquisa, que permitirá que você desenvolva projetos importantes para o futuro da humanidade.

Saiba se vale ou não a pena jogar Frostpunk 2
Capturado por @otaldomarcosh

Gerenciar Nova Londres em Frostpunk 2 não será uma tarefa fácil

Assim como vimos diariamente no Brasil ou em estados e cidades ao redor do mundo, a população não possui apenas uma ideia, e nem sempre é simples lidar com ideias diferentes. Conforme o tempo passa, fica cada vez mais desafiador governar Nova Londres.

A sua população vai crescendo e você deve tentar satisfazer o máximo possível cada morador da cidade, lidando com interesses diferentes de diversos públicos. Para isso, há o conselho municipal, onde você irá dar suas ideias e levantar leis que acha cabível para determinado momento, mas que irá abalar o seu apoio com certas facções.

As facções possuem ideologias e visões diferentes, então você deve escolher como aliado a que você acha que faz mais sentido para o seu gameplay. Claro que, tudo haverá consequências.

Captura por @otaldomarcosh

Vale a pena jogar Frostpunk 2?

Frostpunk 2 é um gerenciador de cidades repleto de camadas complexas, acompanhado também de um belo visual que apesar de abusar do branco da neve, sabe equilibrar bem as cores e objetivos.

É um jogo extremamente complexo de se aprender, jogar e dominar, mas que também possui inúmeros e excelentes tutoriais que irão te ajudar nessa jornada, tópico por tópico.

Parece ser relativo o fato de Frostpunk 2 ser melhor ou pior que o primeiro jogo. Há alguns pontos em que ele é definitivamente superior, enquanto outros ele acaba pecando ou até mesmo fazendo com que o gosto pessoal tenha uma forte influência.

Agora, algo que é inegável, é que o jogo é de fato um grande sucesso, ultrapassando as 350 mil cópias vendidas, o que cobre todo custo do desenvolvimento.

Frostpunk 2 é uma experiência narrativa e de gerenciamento profunda, complexa e extremamente tocante em inúmeros momentos do jogo, e que irá agregar no “vocabulário” de todo jogador de estratégia.

Uma aventura indispensável que como sempre, demonstra que o mercado indie está sempre em uma grande crescente e possui excelentes jogos a serem destacados.

Por fim, Frostpunk 2 está disponível para PC, Xbox Series e PS5.

Veja também:

Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no Bluesky, no Instagram e no Threads

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,