Sonic x Shadow Generations leva a nostalgia a outro nível – Review

É bem provável que, assim como para mim, Sonic tenha marcado a sua infância de certa forma, e mesmo que não, é difícil não conhecer este personagem. Ao longo dos anos tivemos diversos jogos do famoso ouriço, alguns muito bons, outros mais fracos (que é subjetivo), mas alguns deles se tornaram clássicos.

Quando pensamos em um jogo do Sonic clássico, o mais provável que aconteça é lembrar dos primeiros jogos, que moldaram a franquia, mas tivemos alguns jogos bem acima da média nos últimos anos, que acabam ficando ofuscados por aqueles que estão bem abaixo.

Podemos lembrar por exemplo de Sonic Mania, que levou a franquia de volta para suas origens com um jogo nostálgico e moderno. Tivemos Sonic Frontiers, que é quase que uma revolução para a franquia, indo para um mundo aberto surpreendente. Entre outros exemplos, temos o Sonic Generations, que reúne a versão clássica do ouriço com a versão mais recente. Ambos foram jogos de grande sucesso, e por causa deste último, estamos aqui.

Maior do que nunca

Não lembro de um momento na história que a franquia estivesse no nível que se encontra hoje. Podem dizer que talvez no momento de seu lançamento e embate com o Mario, mas creio que hoje a franquia transcendeu a barreira dos jogos com seus filmes de sucesso, conquistando tanto o público antigo quanto novos.

E além desse sucesso fora dos games, o principal continua vindo, que são jogos muito bons. Citei mais acima Sonic Frontiers que foi uma surpresa para o público e agora podemos falar melhor de Generations. O jogo foi lançado originalmente em 2011 e foi muito bom, então obviamente, um remasters já seria um jogo bom, mas a Sonic Team foi além.

Visuais repaginados

Nas minhas memórias, Sonic Generations era um jogo muito bonito, e pesquisando um pouco, ele de fato tinha um visual muito legal. Mas com esta remasterização, a SEGA conseguiu deixar o que era bom, muito melhor. Deixando claro que não é um remaster daqueles que mais parecem um remake, mas ele não faz feio.

Os cenários foram levemente modificados, ficando mais chamativo visualmente, temos uma obvia melhoria em termos de resolução e taxa de quadros, o que é sempre bem-vinda, não é mesmo? Os modelos dos personagens continuam os mesmos, mas tudo está mais nítido e agradável por aqui.

O Shadow, cara! O Shadow, véi!

Sonic Generations é muito bom e tals, mas, para mim, nada supera o fato de termos uma campanha inédita para o Shadow. Ele é um dos melhores personagens recentes da franquia na minha opinião, sempre sinto uma nostalgia quando vejo, lembro logo do desenho Sonic X, ou do Shadow The Hedgehog, que é um jogo que curti muito na minha infância.

Melhor ainda é o fato de vermos uma história de origem dele nos cinemas em breve, e diferente do Sonic, a história do Shadow é um pouco mais pesada (mas ainda assim pode ser consumida pelo público infantil. E esta campanha segue um pouco essa linha, é mais escura e mais séria que a campanha do Sonic, embora tenha bastante similaridades.

Simples e direta (mas nem tanto)

Quando entramos na história de ambos os jogos, temos inicialmente um enredo bem simples, mas que vai ganhando a sua complexidade conforme vamos avançando com o jogo. No caso do Sonic, a história de Generations se inicia quando o mundo do Sonic e do Sonic se mistura, e no meio de toda a confusão, os amigos do Sonic são capturados.

Nos encontramos em um mundo totalmente sem cor e nossa missão é salvar os nossos amigos. No caso do Shadow, a questão do mundo sem cor também ocorre, assim como o fato de procurarmos reencontrar nossos amigos, bem parecido. Mas o desenrolar da história e os vilões que encontramos acabam diferenciando o rumo de cada jogo.

Gameplay agradável para todos os públicos

Generations não é um nome que apareceu por acaso, o principal chamariz do jogo originalmente era o fato de podermos jogar com ambos os estilos de jogo que a franquia teve ao longo dos anos. Isso obviamente se mantém aqui. Cada fase possui dois atos, sendo um mais 3D(o que hoje é um termo mais defasado) e o outro side-scroller(que alguns podem chamar de 2D, que nesse sentido também está defasado).

Precisamos jogar ambos os atos para prosseguirmos com a história do jogo, mas isso não é o suficiente. Ao passarmos das fases, alguns desafios são liberados no cenário, e temos que cumpri-los para prosseguirmos com a história. Os desafios são bem variados, desde concluir fases com determinada quantidade de anéis, destruir determina quantidade de inimigos, terminar a fase em um tempo “x”, entre outras.

No caso do Shadow, as fases também têm dois atos, porém, jogamos os dois atos com o mesmo personagem. E apesar de os dois atos serem de uma mesma fase, ambos os atos são bem diferentes um do outro, as vezes nem parecendo serem da mesma fase, e isso é um ponto muito positivo do jogo.

Mas como disse, passar as fases não é suficiente, temos que realizar também os desafios que o jogo nos disponibiliza para conseguirmos liberar a fase do “chefe”. O jogo possui diversas boss fights que são bem legais e criativas, dando ainda mais brilho a esse jogo.

Valeu a pena?

Sonic x Shadow Generations me surpreendeu em diversos aspectos, com um visual renovado e encantador, uma gameplay muito divertida e variada e uma nova campanha que é simplesmente sensacional. A campanha do Shadow tem umas cinemáticas muito boas que me deixam bem animado para o filme.

Fica difícil não recomendar este jogo, ainda mais levando em consideração o fato dele estar disponível nas mais variadas plataformas. Mas é claro, a melhor versão vai estar nos consoles da atual geração. Mas isso não tira o brilho do jogo nas outras plataformas, nem de longe.

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