Na Gamescom 2023, junto com o lançamento das placas RX 7800 XT e 7700 XT, que provavelmente matam as placas RTX 4060 Ti de 8 GB e 16 GB da Nvidia, a AMD finalmente ofereceu uma atualização em sua tão esperada tecnologia gráfica FidelityFX Super Resolution (FSR) de terceira geração para jogos.
Ele é baseado na nova tecnologia Fluid Motions Frame (FMF) da AMD. O AMD FSR 3 será adicionado a pelo menos dois jogos de PC no início de setembro, mas a empresa afirma que, em apenas alguns meses, milhares de jogos suportarão a tecnologia.
Durante a transmissão ao vivo da Gamescom da AMD, o chefe de marketing de jogos da empresa, Frank Azor, afirmou que o Forspoken, da Square Enix. E, o recém-lançado jogo de tiro em primeira pessoa com tema mágico da EA, Immortals of Aveum, receberão patches em algumas semanas que permitirão o suporte ao FSR 3.
Isso significa que esses jogos devem receber grandes aumentos na taxa de quadros graças ao uso da tecnologia de geração de quadros da AMD. Que ela chama de Fluid Motion Frames. De fato, a empresa afirma que, ao usar o FSR 3 em Forspoken, as taxas de quadros em 4K subiram de 36 fps para 122 fps.
O AMD FSR3 parece incrível, mas pode não chegar ao PlayStation 5
O suporte ao AMD FSR 3 será adicionado a vários outros jogos em um futuro muito próximo. Isso inclui o próximo pacote de expansão da CD Projekt Red, Cyberpunk 2077: Phantom Liberty.
Além disso, a Unreal Engine da Epic Games adicionará um plug-in para FSR 3, o que significa que toneladas de desenvolvedores de jogos que usam esse mecanismo poderão suportar essa tecnologia.
O FSR 3 deve rodar bem nas placas de vídeo Radeon RX 6000 e 7000 da AMD, e até mesmo em algumas placas mais antigas também (indicando suporte à série RX 5000 e talvez até suporte a RX 400/500). A AMD diz que também funcionará com os consoles Xbox da Microsoft, que usam GPUs AMD Radeon personalizadas. Mas o PlayStation 5 da Sony não foi mencionado.
No entanto, a AMD teve uma pequena surpresa. Ele anunciou que a equipe do FSR 3 está trabalhando em uma maneira de permitir que a tecnologia funcione em qualquer jogo DirectX 11 ou 12. O que significa, em teoria, milhares de títulos em breve poderão obter grandes aumentos na taxa de quadros. Essa atualização chegará em algum momento do primeiro trimestre de 2024.
A empresa também é a GPU e CPU oficial do aguardado jogo Starfield da Bethesda Softworks. Embora não tenha comentado sobre taxas de quadros específicas para esse jogo, a empresa disse que ele funcionaria muito bem no hardware da AMD.
nao tem nada a ver , isso pode ser utilizado tanto pra ps5 quanto pra xbox, falaram a mesma besteira com o AMD FSR2.0 q saiu no forspoken com essa tecnologia oque acontece é markting q microsoft paga pra divulgar com seu directx da vida fora isso o resto é papo furado basta a desenvolvedora querer utilizar essa tecnologia e pronto estara no ps5
Obrigado pelo comentário. Iremos realizar uma nova apuração sobre o assunto para entender melhor sobre o caso!