Assassin’s Creed Shadows tem o segundo maior lançamento da história da franquia

Naoe e Yasuke

Assassin’s Creed Shadows teve uma estreia impressionante e já é considerado o segundo maior lançamento da história da franquia, ficando atrás apenas de Assassin’s Creed Valhalla em termos de receita no primeiro dia. O novo capítulo da série, lançado no último dia 20 de março para consoles e PC, superou rapidamente a marca de 2 milhões de jogadores em apenas dois dias, segundo dados divulgados oficialmente pela Ubisoft.

paisagem - Assassin's Creed

O desempenho é ainda mais notável considerando que Shadows foi lançado fora da tradicional janela de lançamentos de fim de ano — como ocorreu com Valhalla e outros títulos da franquia — e sem o impulso extra causado pela pandemia, que favoreceu vendas digitais em anos anteriores.

Um marco para a Ubisoft

O jogo registrou o melhor lançamento da história da Ubisoft na PlayStation Store e tornou-se o título mais adicionado à lista de desejos da editora até hoje. No Twitch, Shadows acumulou mais de 11 milhões de horas assistidas em seus primeiros dias, superando inclusive a performance de Valhalla na plataforma.

O PC teve participação significativa nesse sucesso, representando cerca de 27% das ativações totais, incluindo vendas completas e downloads por meio da assinatura Ubisoft+. O destaque fica para o retorno da Ubisoft ao Steam com um grande lançamento, algo que não acontecia desde 2019. Até então, a empresa priorizava sua própria loja digital e a Epic Games Store.

Lançamento cercado de incertezas

Naoe - Assassin's Creed Shadows

Assassin’s Creed Shadows enfrentou diversos obstáculos ao longo de seu desenvolvimento. O título foi adiado duas vezes — inicialmente previsto para novembro do ano passado, passou para fevereiro de 2024 e finalmente chegou em março. Também sofreu com vazamentos de conteúdo e foi lançado em meio a um momento delicado para a Ubisoft, que tem enfrentado dificuldades financeiras e anunciou no início do ano medidas para reestruturar a empresa e explorar “opções estratégicas e de capital” para valorizar seus ativos.

Segundo rumores, a gigante chinesa Tencent e a família Guillemot, fundadora da Ubisoft, estariam avaliando a criação de uma nova estrutura para abrigar parte dos ativos da empresa.

Apesar do cenário incerto, Shadows conseguiu entregar exatamente o que a Ubisoft precisava: um lançamento forte, bem recebido pelo público e pela crítica.

Confira nossa análise de Assassin’s Creed Shadows clicando aqui

Meus jogos favoritos são visual novels.