Enchantment Under the Sea mantém o bom histórico de DLCs de Atomic Heart – Review

ATENÇÃO: SPOILERS DO JOGO BASE

Estamos aqui novamente para falar de mais uma DLC de Atomic Heart, a terceira e penúltima das planejadas do jogo. E o que falar desta DLC? Enchantment Under the Sea tem exatamente tudo aquilo que vimos nos outros conteúdos extras do jogo, porém, refinando algumas coisas aqui e outras ali.

Como sabemos, Atomic Heart tem mais de um final, mas um deles é o principal, e neste final o CHAR-les nos trai e vira a ameaça principal do jogo. E a história das DLCs seguem essa narrativa, e inclusive, faz muito bem em aprofundar alguns relacionamentos presentes no jogo.

E o chamariz, pelo menos nos dois últimos conteúdos, é o mesmo: mostrar nosso personagem lidando com um ambiente hostil, totalmente diferente daqueles que visitamos no jogo, e enfrentando diversos inimigos que não vemos no jogo base (e alguns dos que vemos nele também). A primeira DLC é até mais pé no chão neste sentido, com ambientes mais familiares. Ah, e não posso deixar de falar que cada DLC traz alguma novidade em termos de jogabilidade.

Colhendo frutos e aprimorando

Enchantment Under the Sea mistura um pouco dos dois mundos, trazendo ambientes familiares para aqueles que jogaram o jogo base e trazendo um novo tipo de cenário totalmente novo para a franquia. E dessa vez, vemos uma inspiração bem explícita em Bioshock, bom, pelo menos mais explícita que o normal.

O novo mapa do jogo tem muitos locais que lembram bastante Rapture, os fãs de Bioshock vão entender… E bom, um mundo subaquático nos traz inimigos adaptados a este cenário, e eles vão nos entregar uma boa dose de desafios no decorrer desta expansão, que na minha jogatina, levou umas quatro horas para ser finalizada.

Onde paramos?

Enchantment Under the Sea começa com um bom resumo da história do jogo, afinal, tem um tempo que o jogo saiu e também que as outras DLCs foram lançadas. E bom, se lembram que em determinado momento do jogo base, o P-3 joga os anéis que obteve bem longe no mar?

Agora precisamos encontrar o anel, e para isso vamos para uma base subaquática, e nela conhecemos novos personagens, bem carismáticos inclusive, apesar de não serem tão explorados. E temos boas experiência com seres no mínimo curiosos. Mas o ponto forte da história, na minha opinião, é o amadurecimento da relação do P-3 com a Gêmea, além de estabelecer as bases do final da história que vem na próxima DLC.

Mais variedade de gameplay

Assim como nas DLC anteriores, temos algumas novidades em termos de gameplay, e a maior delas vem por meio da luva do P-3. Uma das habilidades nos permite utilizar a luva como uma forma de gancho, fazendo com que possamos avançar por longas distâncias de forma rápida, acessar locais antes inacessíveis a pé e até puxa inimigos para mais próximo (ou nos puxar em direção a eles).

A outra habilidade que Enchantment Under the Sea traz é a capacidade de soltarmos bolas de fogo. Estas duas habilidades são bem legais, trazendo mais variedade para o jogo e são muito bem utilizadas em diversos momentos, seja para derrotar inimigos, escapar de golpes ou resolver puzzles.

Pelo jogo ter uma grande parte dele debaixo d’água, é esperado que tenhamos algumas sessões de nado, né? E temos, inclusive um cenário bem grande, cheio de informações e detalhes, bem legal, mas devo confessar que prefiro muito mais a jogabilidade tradicional do jogo. Entretando, é uma adição muito valiosa, devo admitir.

Além dessas novas habilidades, temos duas novas armas, um martelo com golpe fraco e forte e uma espingarda que segue esta mesma linha. Assim como as outras armas do jogo, estas podem ser aprimoradas. E não menos importante, temos uma grande quantidade de novos inimigos e chefões, tudo muito maneiro.

Visual cada vez melhor

Atomic Heart é um caso em que, a cada novo conteúdo lançado, o jogo se torna cada vez mais bonito. Os cenários sempre foram bonitos e aqui isso se mantém, joguei no PS5 Pro e não encontrei nada indicando que este jogo foi melhorado para ele, porém, o resultado foi muito bom.

Porém, o que chama a atenção são os modelos dos personagens, que na minha opinião, ganharam um boost nesta DLC. Não que no jogo base não tivesse uma modelagem interessante, mas aqui temos personagens visivelmente mais característicos, originais e que podem se tornar referência em termos visuais neste jogo.

Afinal, valeu a pena?

Olha, por mais diferentes que as DLCs sejam do jogo original, um fato é inegável: todas elas são muito divertidas. Enchantment Under the Sea segue a mesma linha, com fases bem criativas e cativantes, e uma duração que não é tão curta, mas também não é longa a ponto de se tornar cansativa. O espaçamento dos lançamentos também está em um tempo ideal, na minha opinião.

Mas esta DLC se destaca, na minha opinião, devido a forma como a história é contada, e como a relação entre alguns personagens do jogo é reestabelecida, além da relação com os novos personagens. Estes novos não são tão bem explorados, mas os personagens já conhecidos entregam bastante.

E agora resta apenas esperar até que o tão grande final desta história bata a nossa porta. Tem sido uma jornada bem recompensadora, e não poderia estar mais animado para ver o último capítulo desta jornada. Agora é o CHAR-les.

Compre este e diversos outros jogos na Nuuvem! Os melhores preços de jogos da internet!

Veja também:

Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no Twitter(X), Bluesky, no Instagram e no Threads.