Banishers: Ghosts of New Eden é a obra-prima da Don’t Nod – Review

banishers review

Já fazem 15 anos que o estúdio francês Don’t Nod foi fundado e agraciou os jogadores do mundo inteiro com Life is Strange, Remember Me, Vampyr, Tell me Why e Twin Mirror. Agora, chegou a hora do estúdio dar um passo ainda maior com Banishers.

Banishers: Ghosts of New Eden é a nova aventura do estúdio, que decidiu que faria o projeto mais ambicioso de toda a sua história, oferecendo não apenas a já conhecida experiência narrativa da Don’t Not, mas também as escolhas e um mundo aberto.

De antemão, precisamos deixar claro que este texto não terá spoilers, e também gostaríamos de agradecer à Focus Entertainment, que nos enviou a chave de review do jogo.

Banishers possui uma história empolgante e original

Em Banishers: Ghosts of New Eden você tem como os dois protagonistas da trama Antea Duarte e Red mac Raith, dois amantes e banidores.

Eles partem rumo à New Eden, uma comunidade de colonos que estão sendo atormentados por uma maldição misteriosa. Entretanto, a missão é um desastre, e Antea é fatalmente assassinada se tornando um dos espíritos que ela mais despreza.

Em meio às assombradas selvas da América do Norte, o casal procura uma forma de libertar Antea dessa triste situação, resolvendo casos místicos que aparecem pelo caminho usando a sua inteligência e combinando os poderes espirituais de Antea com o arsenal de Red mac Raith.

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O casamento perfeito

Antea e Red não são apenas o casal perfeito no papel, mas na prática também. Um foi feito para o outro tanto em narrativa como em combate e diálogos.

Antea e Red entendem os casos e situações de formas diferentes, induzindo o jogador a uma escolha diferente em diferentes casos. Nem sempre é fácil você conduzir a narrativa da forma que você traçou no início da história. Muito disso depende das motivações que ocasionaram a decisão de um personagem.

Sem contar que, com Antea no combate, você pode eliminar mais facilmente inimigos possuídos, revelar objetos através da teia espectral, avançar para locais antes inacessíveis e por último, traçar o fim da história.

Captura por @otaldomarcosh



Uma imersiva e completa experiência de investigação

Ao decorrer da sua jornada, Red e Antea irão encontrar novas missões principais e secundárias. Nos dois tipos, você irá encontrar novos casos de assombração que juntos precisarão desvendar.

Os casos de assombração exigem certa investigação através de diálogos, itens espalhados pelos cenários e, após você ter um norte na investigação, remontar a cena, fazer o espírito se manifestar e por fim, convocar o flagelo.

Todas essas ações farão com que haja não apenas a investigação, mas também uma severa acusação. No encerramento de um caso, você deverá fazer uma dura escolha. Culpar o assombrado, ascender o fantasma ou bani-lo.

Essas escolhas terão consequências não apenas para o decorrer daquela missão, mas também para o relacionamento como casal de Antea e Red. Já que, as suas escolhas irão definir se Antea irá voltar à vida no fim da jornada ou não.

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A estrutura do jogo se inspira nos grandes do mercado

Banishers: Ghosts of New Eden é o jogo mais ambicioso da Don’t Nod, mas muito do que há nele, não existiria sem antes ser fomentado pela indústria. A estrutura de muito que há no jogo é inspirado nos grandes do mercado.

Você consegue rapidamente sacar que o jogo possui um mundo aberto repleto de mistérios, mas você possui em alguns pontos da história uma espécie de um hub, no melhor estilo Lago dos Nove, de God of War. Isso sem contar que, você pode estar em um mundo aberto, mas na maioria das vezes você está em um longo trecho linear. Novamente, exatamente como God of War.

Você quer melhorar suas habilidades? Ótimo, sente-se ao lado de uma fogueira. Mas, não se esqueça, ao descansar todos os inimigos irão renascer, assim como seus frascos de vida serão recarregados. Onde será que eu já vi isso?

Agora, quero avançar para a direita, mas há algo me bloqueando. Que tal eu voltar mais tarde após liberar uma específica habilidade? Bons metroidvanias fizeram isso, não é?

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 Inspiração, não falta de originalidade

Isso tudo pode soar como uma grande cópia por parte da Don’t Nod, mas não se engane, não passa de inspiração e aprimoramento no que os grandes jogos no passado.

Nada disso está solto dentro do jogo de uma forma que faça com que seja incompetência do estúdio. Muito pelo contrário, tudo faz sentido no quesito narrativo, incluindo o desbloqueio de novas habilidades. Antea e Red conversam sobre as novas habilidades de Antea, como ela o ajudou a passar de determinado lugar e como descansar pode ser necessário para a jornada.

Além disso, arrisco dizer que muitos dos jogos citados acima sem essas funcionalidades, não seriam o que de fato são. Mas, Banishers sem essas características, ainda seria Banishers.

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A árvore de habilidades de Banishers: Ghosts of New Eden

Ainda sobre a estrutura do jogo, precisamos destacar a Árvore de Habilidades, que é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. Nela, você irá ativar as habilidades, ao invés de desbloquear, podendo desativar e ativar outras a qualquer momento do jogo em uma fogueira.

Você irá encontrar um misto de habilidades que irão dar benefícios à Antea ou Red, mas você precisa escolher com sabedoria, já que há um caminho a ser traçado pelas habilidades. Você geralmente não consegue ativar duas habilidades que estão lado a lado, por exemplo.

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Vale a pena jogar Banishers?

Esse texto ficou mais curto do que eu imaginei que ficaria, mas isso tem um motivo: Banishers é um jogo extremamente narrativo. Apesar de haver um combate, esse não é o forte do jogo.

O forte de Banishers é todo o quesito narrativo, desde a história contada através de cutscenes ou diálogos, até os momentos de investigações e que fazem você descobrir mais sobre os acontecimentos da região. Sem contar nos momentos em que você precisa tomar fortes e difíceis decisões para conseguir seguir em frente.

Esse é um jogo que me surpreendeu bastante, e apesar de ter muito (e talvez até mais) da narrativa de outros jogos do estúdio, como Life is Strange, a pegada dele é completamente diferente. Banishers: Ghosts of New Eden é um jogo diferente do que a Don’t Nod fez anteriormente, algo mais ou menos com o mesmo impacto que foi Vampyr à sua época.

Nem todos os fãs do estúdio irão gostar de jogar, mas irão gostar de descobrir essa profunda narrativa e a linda história de amor de Antea e Red mac Raith. Sem sombra de dúvidas o jogo me pegou de surpresa, e vai também pegar os outros jogadores que não esperavam muito de Banishers.

Se você gosta de jogos narrativos, como Life is Strange, Banishers é pra você. Gosta de jogos investigativos no estilo The Sinking City e Sherlock Holmes? Bem, provavelmente esse jogo é para você. Gosta de uma boa e intensa jornada no melhor estilo God of War? Banishers: Ghosts of New Eden é para você.



Banishers: Ghosts of New Eden chega em 13 de fevereiro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series. Nosso review foi realizado no PS5 com uma chave enviada pela Focus Entertainment.

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Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,
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