O mercado dos GaaS, ou como é conhecido pela massa: Jogos de Serviço, é um mercado extremamente forte atualmente, mas muito inconsistente. Você vê jogos que antes não eram nada, como Fortnite Save the World, se tornar o fenômeno que é hoje com Fortnite Battle Royale.
Outros jogos, como Counter Strike, conseguem se manter relevantes mesmo sem grandes mudanças, enquanto outros como Dead By Daylight, apesar de ainda ser muito forte no mercado, caiu bastante no quesito relevância.
Enquanto o Xbox começou a investir em jogos de serviço há alguns anos atrás com Forza Horizon e Sea of Thieves, chegou a vez também da PlayStation entrar forte nesse mercado, começando por Gran Turismo 7, Helldivers 2 e agora Concord.
Antes de mais nada, este preview de Concord só foi possível devido a uma chave antecipada enviada pela equipe da PlayStation Brasil.
Concord tem carisma mas apenas isso não sustenta
Concord já no início se mostra ser um pouco mais profundo que outros jogos hero-shooter do mercado, mostrando que há uma narrativa com progressão, lembrando um pouco os moldes de jogos de campanha.
Vemos uma tripulação formada pelos personagens Astérion, Lennox, Vale, Haymar e UN1QU0 tentando entrar para os Freegunners, um grupo de aventureiros e fora da lei que trabalham como pistoleiros de aluguel.
Com isso, a tripulação da Estrela-Do-Norte irá entrar em inúmeros trabalhos nos seis modos disponíveis de JxJ, variando entre 12 mapas disponíveis já no lançamento do jogo.
Uma história em constante progressão
Por se tratar de um jogo de serviço, veremos a história dos Freegunners e da Tripulação Estrela-Do-Norte evoluir a cada semana com novas cutscenes, além de adições gratuitas de novos mapas, modos e personagens sem custos adicionais.
Vale ressaltar também que é confirmado que Concord não haverá um passe de batalha, ou seja, teremos uma loja apenas com foco em skins. Sem aquisição de personagens ou desafios onde precisamos ficar subindo o nível.
A estética do jogo acaba abraçando um pouco do que era Overwatch em seu início, ou até mesmo Call of Duty no passado.
Uma grande desconexão do mercado atual
Levando em consideração o gunplay, personagens e o universo de Concord, podemos dizer que Concord possa ser o melhor jogo do gênero da atualidade, mas não é só disso que se consiste um jogo do gênero.
Podemos ver de muitas formas que Concord é completamente desconexo do mercado atual de GaaS, o que é inclusive um tanto quanto estranho.
Começando pelo fato de que não há um matchmaking ao fim das partidas, te obrigando a sair para o menu principal e buscar novamente.
Você também irá se deparar com mapas muito grandes para poucos personagens na partida e uma movimentação cadenciada demais, sofrendo muito com o fato de que há poucos pontos de vida distribuídos pelo mapa e a vida não regenera sozinha, precisando da utilização de personagens de suporte.
Considerando que o trabalho em equipe precisa ser efetivo, o jogo precisaria tentar equilibrar as classes permitidas para serem escolhidas no momento. Afinal, não é possível ter o personagem duplicado no mesmo time, mas podemos ter vários personagens da mesma classe.
Qual o grande propósito de se jogar Concord?
Concord não terá um passe de batalha, e durante o beta não mostrou ter um grande fator replay baseado em progressão para o jogo.
Então, enquanto Fortnite está em constante evolução com desafios diários e semanais, com recompensas escondidas, skins lançando, uma lore baseada em passe de batalha, Concord irá sofrer um pouco disso.
Veremos sua história progredir a cada semana, mas através de cutscenes de no máximo 1 minuto, e que até o momento não demonstram impacto nas partidas, dando uma sensação de que não há um motivo para você jogar de fato o jogo.
Acho que para o jogo se sobressair sobre seus concorrentes, ele precisa de mais. Algo que faça o jogador de fato querer todos os dias abrir o jogo e progredir. Ao menos, veremos um cross-play total entre PlayStation 5 e PC, possivelmente também um cross-save.
Vale a pena jogar?
No momento o beta de Concord está fechado e precisamos esperar até o lançamento oficial do jogo para desfrutá-lo novamente. Mas, do que vimos até o momento, não é um jogo que se destaca no mercado.
Resta saber se a Firewalk irá acatar quais foram os feedbacks da comunidade e aprimorar o jogo da melhor forma possível, deixando os mapas um pouco menores, acelerando o tempo de respawn, diminuindo o ttk, focando na progressão e mais.
Concord chega para PlayStation 5 e PC em 23 de agosto.
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