Desenvolvido pela Firewalk Studios e publicado pela PlayStation, Concord é um dos jogos que fazem parte da aposta pela Sony aos GaaS, os tão conhecidos “jogos como serviço”, um jogo que é planejado para durar anos através de atualizações, skins e novos personagens.
Concord monta duas equipes de 5 jogadores, colocando uma contra a outra em um jogo totalmente multiplayer no espaço, onde em alguns modos de jogos você irá atuar como um pistoleiro de aluguel.
Confira logo abaixo o nosso review de Concord, que só foi possível com uma chave enviada pela PlayStation Brasil.
Concord é um jogo de serviço com uma narrativa progressiva semanalmente
Em Concord você irá jogar com a tripulação da Estrela-do-Norte, um grupo de mercenários que são conhecidos na nossa galáxia como Freegunners. Os Freegunners viajam pelas estrelas aceitando trabalhos arriscados enfrentando outras tripulações de Freegunners.
Tendo essa narrativa em mente, você junto com outros jogadores irão formar uma equipe de Freegunners que enfrentará seus rivais nos mais variados mapas e modos de jogo, para conseguir levar o prêmio pra casa.
Essa narrativa não serve só como um pano de fundo, mas com longas cutscenes que destrincham a história semanalmente. Toda semana ao abrir o jogo uma nova cutscene será revelada ao jogador, continuando a narrativa vista na semana anterior.
Esta é uma forma diferente de abordar a narrativa em um jogo multiplayer, e que eu não lembro de um outro jogo ter feito parecido. Certamente é algo bem original de Concord, e se a história for boa, pode funcionar para prender os jogadores.
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A progressão em Concord é simples mas funciona
Cada Freegunner possui suas próprias habilidades e personalidades em Concord. Ao utilizá-los você desbloqueará o nível de cada um dos personagens, tais como desbloqueará novos itens universais ao subir o nível de sua conta e concluir tarefas.
Você pode desbloquear uma grande variedade de itens para personalizar cada um dos seus personagens, além de poder conhecer as pessoas, mundos e facções da galáxia através do Guia Galáctico.
Variações de Freegunner também são desbloqueadas ao decorrer do jogo, possibilitando que as habilidades de cada um dos 16 Freegunners iniciais tenham Traços de Combate diferentes, adaptando-os melhor ao seu estilo de jogo.
Os conteúdos de Concord no lançamento
No momento, Concord possui 16 personagens jogáveis, desde personagens mais leves à mais pesados, místicos, curandeiros, pistoleiros e mais. Os 16 personagens são combados com seis modos JxJ e 12 mapas.
Todo o conteúdo do jogo pode ser acessado gratuitamente, e ao decorrer do tempo veremos atualizações periódicas chegando sem nenhum custo adicional. A princípio, essas atualizações irão adicionar novos Freegunners, graços de variação, modos de jogo, mapas, mundos e as cenas semanais de história.
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Ainda há muito o que melhorar para conquistar os jogadores
Fundada por veteranos da Bungie e Activision, já era de se imaginar que Concord teria bons pontos positivos, afinal, estamos falando de pessoas que trabalharam em jogos como Destiny e Call of Duty.
Entretanto, há tanta coisa que essas duas franquias fizeram, que Concord sequer tentou acompanhar. Principalmente se estivermos tratando da progressão. Vemos que o jogo inova com a história semanal, mas peca na progressão do jogador, afinal, não há um propósito para jogar.
Não quero ficar jogando apenas para receber XP e algumas skins. Gostaria de jogar para receber novas armas, equipamentos e até mesmo subir o prestígio, assim como em outros FPS.
Entendo que a proposta de um hero shooter não necessariamente é essa, mas senti que esse jogo precisa de algo para compensar os grandes defeitos que ele apresenta. Dois defeitos que me incomodaram bastante é a vida não ter auto regeneração, precisando que você colete itens pelo cenário, mas são itens escassos e em localizações ruins.
Já o outro defeito, e esse crucial, é os mapas serem grandes para a quantidade de jogadores na partida. Os jogadores ficam concentrados em áreas específicas do mapa, geralmente no centro, e acaba que você leva um bom tempo até chegar no confronto.
Vale a pena jogar Concord?
No momento eu posso dizer que não, não vale a pena jogar Concord. Visualmente é um jogo muito bonito e o gunplay é bem gostoso, proporcionando algumas partidas divertidas.
Entretanto, a má localização das curas pelo mapa (e poucos jogadores utilizando curandeiros), os mapas grandes para a quantidade de jogadores e a falta de uma progressão que incentive o jogador a estar no jogo, são cruciais para Concord não valer a pena no momento.
O preço do jogo também pode ser um motivo, afinal, Overwatch atualmente é gratuito. Mas dá pra entender de certa forma, já que teremos conteúdos gratuitos e uma história progredindo com o passar das semanas.
No momento Concord precisa melhorar para ser recomendável, mas é um jogo que possui personagens carismáticos, boa dublagem e um bom gunplay, e certamente com alguns ajustes pode se tornar um excelente jogo.
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