Depois da franquia Crash Bandicoot ter retornado em 2017 com N. Sane Trilogy, em 2019 com Team Racing Nitro-Fueled e em 2020 com Bandicoot 4: It’s About Time, um novo jogo da franquia acaba de chegar para os consoles: Crash Team Rumble.
Crash Team Rumble é o novo jogo da franquia Crash Bandicoot, focado totalmente no multiplayer e que coloca 4 jogadores contra outros quatro jogadores online, misturando vários personagens no modelo de classes, cada um com suas respectivas habilidades.
Crash Team Rumble abraçou a tendência do mercado de videogames
Abandonando o clássico gênero de plataforma – ao menos por enquanto –, Crash Team Rumble abraçou a atual tendência do mercado, e focou em um jogo completamente multiplayer.
Colocando jogadores contra si em partidas onde vence os melhores pontuadores, com classes focadas em Pontuar, Defender e dar Suporte à equipe, as partidas ficam completamente caóticas e colaborativas entre os outros jogadores de sua equipe.
As partidas são excelentes para passar o tempo, pois, de fato, o jogo é extremamente divertido. Entretanto, os mais saudosistas da franquia Crash Bandicoot, podem ficar com certo receio em se aventurar neste novo mundo de Crash.
Como funciona Crash Team Rumble
Crash Team Rumble é um jogo completamente competitivo. A sua equipe precisa conseguir coletar 2000 frutas Wumpas antes da equipe inimiga.
Para isso, a classe de pontuadores tem vantagens em mobilidade e quantidade de wumpas que podem carregar. Fazendo então com que o número suba mais rapidamente.
Já os bloqueadores precisam ficar próximos ao banco inimigo e impedir que os inimigos depositem Wumpas. Para isso, eles utilizam do arquétipo mais tanque desses personagens, que estão entre Dingodile, Dr. N. Brio e Dr. N. Tropy.
Já os suportes costumam ter habilidades de cura para os aliados e estão sempre focados em ficar perto dos impulsos de Wumpas e das estações de relíquia. Para deixar o seu time cada vez mais à frente.
Existe uma progressão em Crash Team Rumble?
Sim, há uma progressão em Crash Team Rumble, mas, eu diria que não há um grande incentivo. Conforme você performa bem em suas partidas de CTR, você irá recebe algumas insígnias.
Estas insígnias podem ser de melhor pontuador, melhor bloqueador, por causar mais dano aos adversários e muito mais. Com estas insígnias, sua XP final será maior. Fazendo então com que suba o nível de seu respectivo personagem, e do seu nível no passe de batalha.
As habilidades especiais também são liberadas através dessas insígnias, entretanto, há um fim para essa progressão. O nível máximo do personagem é o 15, as habilidades são poucas e logo você desbloqueia todos os personagens.
Ou seja, sobrou apenas o passe de batalha, e as conquistas/troféus do jogo, que também são simples de resolver. Então, como fica?
Há algo aqui, mas falta muito para se concretizar um jogo de sucesso
Quando Fall Guys estourou, havia inúmeros mapas diferentes, fazendo com que o jogo tivesse praticamente vários modos. Já que, em cada mapa, haviam desafios diferentes a serem cumpridos.
Além disso, havia uma forte parceria com franquias de terceiros, fazendo com que os jogadores estivessem sempre atentos.
Em Crash Team Rumble, não é o que acontece. Há sim uma variedade de mapas até que legal. Mas, há apenas um único modo disponível.
Um roadmap do jogo já está confirmado, trazendo ainda em Julho um novo poder, novo personagem, novo mapa e um modo limitado. Em agosto, outro personagem e outro modo limitado chegará à Crash Team Rumble.
Entretanto, não acredito que isso seja o suficiente para os jogadores aderirem ao jogo, ou então, retornarem à ele. Acredito que muito desse problema também seja o valor do jogo. Na PSN, onde joguei, ele está custando R$ 169,90.
O histórico de jogos multiplayer nesse formato, com essa variedade de conteúdos e com valores parecidos, não é muito bom.
Mas, é divertido?
Sim, é divertido! Quando comecei, pensei que seria apenas um passatempo. Comecei jogando e ouvindo alguns podcasts durante as jogatinas.
Conforme fui vendo os troféus na PSN crescerem, eu investi ainda mais no jogo, pra buscar o 100% dele, algo que não faço há um bom tempo.
De momento, falta apenas o troféu de chegar ao nível máximo com um personagem (felizmente, estou quase lá), e, por isso, acho que talvez o jogo não tenha conteúdo a longo prazo. Isso porque, chegando à platina, não sei se retorno de imediato ao jogo.
Não acho que ele valha o valor sugerido pela Activision para a versão digital, mas talvez uma promoção de 50% faça o preço ser mais justo.
A essência do Crash ainda está aqui, cada personagem tem suas características e de fato fazem a diferença, e a trilha sonora… impactante como sempre.
Crash Team Rumble está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series. Nossa chave de review foi cedida pela Activision Brasil.