Ciclos de Jogos: de Anos para Décadas, Afirma Xbox

starfield

Durante uma conversa com o Axios, Booty declarou: “Me parece que tanto os fãs quanto a própria indústria levaram um certo tempo para assimilar a mudança no tempo de produção dos jogos, que já não é mais de dois ou três anos.”

Especificando a respeito dos jogos com alto investimento, Booty indicou que agora “eles demandam períodos de quatro, cinco ou até seis anos.”

Observando a geração do Xbox 360 e PS3, muitas grandes franquias lançaram até três jogos de uma série no ciclo de vida de um único console – Gears of War, Halo (3, Reach, 4) e Uncharted são exemplos. Já a geração do Xbox One e PS4 apresentou uma diminuição nessa frequência, reflexo do aumento nos custos de produção dos jogos e no número de profissionais envolvidos em cada projeto.

Mesmo franquias com lançamentos anuais como Assassin’s Creed (que tradicionalmente lançava um novo título a cada Natal até uma pausa recente) e Call of Duty (com lançamentos anuais por quase duas décadas) se mantém graças à alternância entre diferentes estúdios no desenvolvimento, o que significa um período de três ou quatro anos dedicados a cada título.

Starfield, o grande destaque do Xbox para o ano, será o primeiro jogo lançado pela Bethesda Game Studios desde Fallout 4 em 2015, representando uma pausa de quase uma década entre os lançamentos.

Para se ter uma ideia, Fallout 3 foi lançado em 2008 e após um ano de expansões, The Elder Scrolls V: Skyrim foi lançado apenas três anos depois.

A Bethesda confirmou que estava trabalhando em The Elder Scrolls 6 por meio de um teaser exibido em 2018, mas é provável que o lançamento só ocorra cerca de dez anos após o anúncio, corroborando a previsão de Booty.

Os comentários de Booty surgem em meio às críticas direcionadas ao Xbox pelo lento ritmo de lançamentos de grande impacto que têm afetado a plataforma nos últimos anos.

Embora o Xbox Game Showcase de domingo pareça indicar uma melhora nessa situação, ainda foi observado que alguns dos jogos exibidos, como o reboot de Fable desenvolvido pela Playground, ainda não têm data de lançamento definida apesar do anúncio feito há vários anos.

O reboot de Perfect Dark, The Outer World’s 2 da Obsidian e Indiana Jones da Machine Games também estavam ausentes da conferência. Levando em consideração as declarações de Booty, pode-se prever que esses títulos ainda levarão algum tempo para serem lançados.

“Estamos diante de expectativas cada vez maiores”, afirmou Booty ao Axios. “A qualidade do que conseguimos oferecer só aumenta.”

Na mesma semana, Booty compartilhou com a imprensa que acredita que o Xbox já começou a mudar a situação no que diz respeito à regularidade de lançamentos de jogos próprios. “Mas será em 2024 que veremos um verdadeiro avanço nesse sentido”, concluiu.

Fonte: VGC