Vai começar Elden Ring? Confira nossas dicas!

Dicas para Elden Ring

Com nossas dicas de Elden Ring, encare a aventura pelas Terras Intermédias com mais tranquilidade… ou menos desespero.

Elden Ring foi lançado em 2022 e durante muito tempo foi o jogo mais comentado por aí, chegando a ganhar diversos prêmios de melhor jogo do ano, inclusive do midiático The Game Awards.

Recentemente, foi lançada a DLC ‘Shadow of the Erdtree‘ para o jogo, reacendendo a discussão sobre o intrigante mundo das Terras Intermédias, com grandes desafios e mistérios. O êxito da From Software com Elden Ring é tão grande que Shadow of the Erdtree é, hoje, o conteúdo para download mais bem avaliado de todos os tempos.

Com tantas notícias, vídeos, análises e burburinho por aí, você deve estar se perguntando se está preparado para encarar as Terras Intermédias e se tornar Lorde Prístino. Então, monte em seu corcel etéreo e confira nossas dicas de Elden Ring.

1) Comece com outro jogo da From, se puder

Jogue algum Souls/Bloodborne antes de jogar Elden Ring: Demon’s Souls, Dark Souls, Dark Souls II, Dark Souls III ou Bloodborne. Lembrando que Sekiro não é Souls, apesar de também poder te fornecer uma boa dose de entendimento dos mundos e mecânicas que Miyazaki cria.

Começando por outro jogo, menor, mais contido e potencialmente mais fácil (mas ainda desafiador), você pode ter mais noção de como jogar Elden Ring. Mas, se você quer realmente começar e aproveitar que o jogo está em alta, confira as nossas próximas dicas de Elden Ring.

Os “Souls” da From Software. Xenoshogun

2) Persevere!

Essa é a palavra para jogar qualquer Souls, e com Elden Ring não é diferente. Nenhum chefe ou inimigo vai te dar vida fácil. O difícil é o início, sempre. Vai ficando mais e mais fácil, sempre.

3) Explore, mas com cuidado

Explore onde sua curiosidade manda, mas só fique onde sua perícia deixa: Fuja de lugares onde inimigos te matam muito rapidamente e, em especial, que você inflija pouco dano. O mundo aberto de Elden Ring te deixa ir para onde você quiser, na maioria das vezes, porém alguns lugares são para depois. Morreu muito fácil? A área tem inimigos formidáveis? Então imagine o chefe da área. Ou seja: FUJA!

4) Não se importe em morrer várias vezes

Morrer em Elden Ring é uma mecânica do jogo. Cada morte contém um aprendizado. Não se preocupe de morrer várias vezes para o mesmo chefe. No entanto, note se você está evoluindo: a cada nova tentativa você consegue bater mais no chefe? Ficar mais tempo vivo? Aprendeu a escapar de um ataque que te matou várias vezes? Esse é o sentido.

5) Lorde Prístino? Térvore? Semideuses? Como é, amigo?

Não está entendendo nada? Quase ninguém entende. A narrativa críptica não deve ser um impeditivo de se apreciar esse jogo. Os jogos da FROM, desde Demon’s Souls, fazem o jogador ficar intrigado com os personagens, inimigos e mundos criados. Isso é um prato cheio para teorias e para os youtubers que agem como verdadeiros detetives fazendo vídeos que são verdadeiros dossiês sobre o que chamamos de LORE (ou seja, a história daquele mundo e de seus personagens).

A bruxa Ranni, uma das personagens de Elden Ring. PC Gamer

6) Aprenda a distribuir suas runas para se fortalecer

Entenda os atributos e saiba o que você quer ser: Mago ou guerreiro? Astrólogo ou confessor? Escolha um e perceba no que você é forte e foque naquilo. Quer usar armas pesadas? Invista em força. Quer usar armas mais leves? Invista em destreza. Magia? Inteligência. Mas cuidado, algumas classes são mais difíceis para iniciantes, como magos e lançadores de feitiços em geral. Minha dica? Comece com um personagem de escudo e espada.

7) Só enfrente o que se sentir à vontade para encarar

Fuja dos inimigos fortes ou em bandos enormes no mundo aberto. A sua montaria é sua aliada nesses momentos. Só encare se você se sentir muito à vontade para enfrentar.

8) Converse com os NPCs

Preste atenção nos personagens não jogáveis (NPCs)! Eles dão dicas valiosas de localizações e tesouros, que não serão marcados no mapa (na maioria das vezes)! Além de vários te fornecerem itens e darem missões invisíveis.

Essas missões serão difíceis de serem concluídas sem o auxílio de wikis e vídeos. Só tome cuidado com essas fontes, caso não queira spoilers.

9) Encontre as Graças Perdidas

Sempre procure uma Graça Perdida (bonfires), pois você poderá viajar rapidamente e renascer nelas, além de poder subir de nível.

10) Converse sobre o jogo

Não tenha vergonha alguma de pedir dicas para quem está jogando também. Não sabe que atributo evoluir? Pergunte! Converse sobre o jogo, a comunidade de Souls é maravilhosa!

11) Procure por telescópioas

Use os telescópios para enxergar do alto e ao longe. Quando você adquire um mapa do mundo aberto, você pode ver que há telescópios desenhados. Vá até eles e enxergue mais longe, como um pássaro, e defina seu rumo!

As Terras Intermédias são enormes. @neto_btu

12) Use Torrent, sua montaria

A montaria não serve somente para atravessar o mapa, mas também para importantes batalhas. Entenda seus inimigos, em especial chefes, e encare-os montado quando achar mais conveniente.

13) Ignore o que dá para ser ignorado

Ignore coisas que podem ser ignoradas se não te interessarem: “Igreja do Dragão? Mesa-Redonda? Eu quero é matar inimigos!” Se esse é o seu pensamento, ignore tudo o que não seja essencial para avançar.

14) Seja paciente e aprenda padrões

Aprenda a hora de recuperar PV (pontos de vida). Observe sua vida e o padrão do inimigo que você estiver enfrentando. Mais vale arriscar morrer naquele ataque que vai deixar o inimigo incapacitado por 1 ou 2 segundos, para você se curar, do que tentar se curar e levar uma paulada na cabeça, desperdiçando um item de cura.

15) Não dependa só do seu escudo

Aprenda a rolar! Elden Ring, como todo Souls, possui os famosos iFrames, ou seja, “quadros de invencibilidade”. Se você entender certinho em qual momento rolar, o ataque do inimigo vai passar longe. Em especial aqueles ataques onde seu escudo não valer de nada! Mas observe sua stamina!

16) Aprenda a refletir ataques

“Parry” (refletir um ataque) é uma mecânica que pode te salvar, em especial em algum chefe muito difícil que seja te deixe fazer isso. No entanto, é bastante difícil e requer um tempo muito mais preciso do que rolar ou somente defender.

17) Tamanho não é documento

Não se assuste (muito) com inimigos gigantes. Há inimigos enormes que são mais fáceis do que um inimigo pequeno, já que a maioria tende a ser mais lenta.

Inimigos gigantes costumam ser mais lentos e têm padrões mais fáceis de desviar, porém batem forte. SBT

18) Invoque!

Se ficar muito difícil, Elden Ring possui uma gama de invocações de NPCs, amigos (coop) e outros (Cinzas da Guerra). Mas eu recomendo que você esgote toda a sua paciência antes disso. E derrotar um chefe sozinho em um Souls é das melhores sensações que os videogames podem oferecer, mas não fique se martirizando: Se estiver muito difícil, utilize tudo o que o jogo te oferece.

19) Fique de olho no peso do seu equipamento

Preste atenção no seu “equip burden”. Há um atributo específico na tela de status. Quanto maior seu peso de equipamento, mais lento para rolar será seu personagem. Observe qual tipo de jogo você prefere: leve ou pesado. Jamais coloque mais equipamentos do que seus status deixam.

20) Não desista!

Mesmo com nossas dicas de Elden Ring, o desafio ainda é alto e muita coisa você terá que ver por conta própria. No entanto, lembre-se de que Elden Ring é o tipo de jogo que vai te recompensar por sua perseverança. Portanto, NÃO DESISTA!

Confira também:

Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no X e no Instagram.

Professor de História / Jogador de videogame nas horas vagas / Escritor de textões pela internet
pt_BRPortuguese