EA Sports UFC 5, como o próprio nome diz, é o quinto jogo da franquia que tem um sucesso moderado no universo dos jogos de luta, apesar de ser bem singular entre estes jogos. É um jogo exclusivamente nova geração e que só pode ser jogado, no momento, nos consoles, não existindo uma versão para PC.
É um jogo que, é claro, é um prato cheio para aqueles apaixonados pelo esporte. No entanto, não me pareceu muito convidativo para aqueles que não possuem muito conhecimento, tanto do esporte quanto da jogabilidade em si.
Não digo que sou novo ao gênero pois já joguei alguns jogos da franquia a muitos anos atrás, mas não me lembrava de muita coisa em relação ao jogo. A primeira coisa que impressiona no jogo é seu gráfico. Quando controlamos os lutadores reais (que são muitos diga-se de passagem), é bem impressionante.
Visual muito legal
Visualmente, alguns dos lutadores não são tão semelhantes ao que temos na realidade, e isso é muito comum, EA Sports FC está aí como testemunha. Mas ainda assim, quando olhamos as texturas dos personagens, a forma como o corpo fica suado, a forma como um lutador reage aos golpes do outro, tudo muito legal.
Mas falar isso é chover no molhado, não é mesmo? Afinal, isso é algo que acontece desde sempre, os jogos têm este costume de ser muito bonito. Então, neste sentido, sendo um jogo de nova geração, confesso que esperava um pouco mais, afinal, o jogo já era visualmente incrível. Porém, convenhamos que não é uma tarefa fácil melhorar aquilo que já era muito bom.
Modos de Jogo
EA Sports UFC 5 tem 4 modos de jogo distintos, que oferecem experiências levemente diferenciadas, sendo eles: Contrato de Luta, Lutar Agora, Carreira e Online. Indo na ordem de complexidade, os modos Lutar Agora e Online são os clássicos modos de luta livre. No caso do Lutar Agora, escolhemos a Arena, os lutadores e, enfim, caímos na porrada.
Online
O modo online é parecido, porém, com um pouco mais de complexidade por ter alguns outros modos de jogo. No modo carreira online, disputamos contra outros oponentes online, evoluindo nosso atleta no processo. Existe o modo campeonatos oficiais, no qual enfrentamos outros oponentes em lutas ranqueadas.
Temos o modo batalhas de blitz, no qual entramos em partidas mais curtas, porém, com regras que estão mudando constantemente. Fora isso, temos os clássicos luta rápida, onde enfrentamos oponentes aleatoriamente e subimos no ranking e o modo onde convidamos amigos para jogar.
Singleplayer
Existe o modo contratos de luta, no qual temos a possibilidade de concluir contratos de luta (que são lutas contra oponentes específicos) diários, e assim, receber diversas recompensas.
E por último, mas não menos importante, temos o modo carreira. Este talvez seja um dos maiores atrativos do jogo para muitos jogadores. Este modo é o que mais se assemelha ao modo história do jogo. Nele criamos nosso personagem e o acompanhamos desde seu início de carreira profissional até a glória do sucesso.
Neste modo, os contratos são igualmente importantes pois é por meio deles que conseguimos novas lutas, e assim, fama e dinheiro. Para aqueles que não tem tanto conhecimento da jogabilidade como eu, este modo é importante pois grande parte dos tutoriais de combate estão nele. Mas confesso que os tutoriais foram a parte mais chata do jogo, porém, vai te dar bem mais conhecimento em relação as mecânicas de jogo.
Ao assinar um contrato, definimos quanto tempo iremos nos preparar, e de acordo com esta duração, maiores serão os gastos com o centro de treinamento. Neste tempo antes das lutas, podemos movimentar as redes sociais para aumentar o hype em relação a luta, assistir vídeos dos rivais para se preparar melhor e convidar outros lutadores para treinar golpes específicos.
Como é a gameplay em si?
Bom, entrando na gameplay, temos aquilo que é comum em quase todos os jogos de luta: socos no quadrado e triângulo, chutes no x e no bola. Nos defendemos ao apertar o R2 quando é um golpe de cima, e apertando L2+R2 quando for um golpe baixo. Porém, a grande parte dos golpes realmente relevantes na luta vem da utilização de combos. E são muitos, muitos combos.
Além do combate em pé, ainda existe o combate no chão, que também tem a sua complexidade e consiste, em grande parte, seleção da direção por meio dos analógicos. Cada direção que apontamos, o personagem executa uma ação diferente. Cada lutador possui um modo de luta específico, o que muda de forma parcial ou completa em termos de combate.
No final do dia, utilizando os combos ou não, tudo é plasticamente muito satisfatório, com animações bem-feitas e impactos que a gente consegue sentir. As lutas possuem diversos rounds, porém, é possível terminar uma luta ainda no primeiro, o que sempre é bem gostoso.
Vale a pena?
Ao final da minha gameplay, acredito que o EA Sports UFC 5 compre bem com aquilo que ele propõe, mas não vai além daquilo que já era esperado. Não é uma compra que considero obrigatória, além do mais, é possível que em alguns meses para frente, o jogo chegue ao EA Play. Mas se é fã do esporte, e não vai aguentar esperar até o jogo sair no serviço, pode comprar tranquilamente pois dificilmente irá se arrepender.
Veja também:
DLC “Haus” de Dead Island 2 já está disponível
DLC de TALES OF ARISE revela canção tema
Deixar uma Resposta
Ver Comentários