Shin Megami Tensei V: Vengeance é um clássico moderno

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Sempre achei que Shin Megami Tensei V foi lançado na época errada e no console errado. Sim, o jogo foi bem recebido entre os fãs, porém no Nintendo Switch já mostrava a falta de poder de fogo para sustentar seu ambicioso design.

Shin Megami Tensei V: Vengeance corrige esse principal problema do lançamento original, sendo lançado para as plataformas atuais. É um jogo visualmente magnífico e, apesar de preferir jogar RPGs em portáteis, devo reconhecer que, para este específico, é melhor ter mais opções.

Mas e aí, é o mesmo jogo?

Sim e não. No início do jogo, temos uma escolha: seguir a história original, chamada de cânone da criação, ou o novo conteúdo, denominado cânone da vingança. Se for sua primeira vez jogando, recomendo começar pelo cânone da criação para ter a experiência da história original, pois o cânone da vingança fará mais sentido depois. Apesar dessas escolhas, as melhorias de qualidade de vida e novidades de gameplay estão presentes também no cânone da criação.

O cânone da vingança gira em torno da vingança dos Caídos, um misterioso grupo de demônios conhecidos como Qadištu, e uma série de personagens inéditos, incluindo a nova personagem central, Yoko Hiromine. Yoko é uma jovem estudante de uma escola especializada na formação de jovens exorcistas e decide acompanhar Nahobino na busca por respostas em Da’at. A narrativa aborda dilemas morais e questionamentos éticos através dos diferentes alinhamentos (Caos, Lei e Neutro), marca registrada da série.

Tóquio sem Deus

SMT V: Vengeance é ambientado em Da’at, uma versão pós-apocalíptica de Tóquio. O protagonista sem nome, um jovem recém-transferido para a escola Jouin High School, se vê preso em um túnel desmoronado e acorda em um vasto deserto desolado. Neste novo mundo, ele se une a um misterioso “protoinfernante” chamado Aogami, transformando-se em Nahobino (é eu sei, muitos nomes bizarros). Juntos, enfrentam demônios e buscam seus amigos, descobrindo que Deus foi derrotado por Satã há dezoito anos.

O protagonista se vê envolto em um conflito entre anjos, liderados pela organização Betel, e demônios, cabendo ao jogador decidir quais facções apoiar e qual destino dar à realidade.

Exploração e Combate Aprimorados

A exploração em SMT V: Vengeance é vasta e cheia de segredos. A ambientação de Da’at é detalhada e imersiva, combinando perfeitamente com a narrativa. A adição de novos demônios, áreas, dungeons e missões secundárias expande o mundo de maneira significativa.

O combate mantém o tradicional sistema de Turnos de Pressão, recompensando jogadores por explorar fraquezas dos inimigos. Agora é possível controlar os personagens convidados, melhorando a estratégia. Habilidades inatas e passivas, novas habilidades Magatushi, aumento do level cap e melhorias no sistema de recrutamento de demônios tornam o combate mais dinâmico e intuitivo.

Desafios e Recompensas

Mesmo com todas as melhorias, SMT V: Vengeance não é um jogo fácil. Os demônios são punitivos e sabem explorar fraquezas, exigindo atenção e estratégia dos jogadores. A possibilidade de salvar a qualquer momento minimiza a frustração, mas a dificuldade permanece alta, especialmente nos níveis mais desafiadores.

Obrigatório

Shin Megami Tensei V: Vengeance é um título obrigatório para fãs de RPGs tradicionais. Ele aprimora todos os aspectos do jogo original, desde a ambientação até o combate, entregando uma experiência refinada e completa. As melhorias de qualidade de vida, a nova campanha e o desempenho superior nas plataformas modernas justificam sua existência e elevam SMT V a um novo patamar.

Este relançamento não só traz um jogo excepcional para novos jogadores, mas também oferece uma quantidade significativa de conteúdo adicional e melhorias. Em sua versão original, já era um destaque entre os RPGs japoneses; agora, com Vengeance, solidifica-se como um dos melhores do gênero nesta década.

My favorite games are visual novels.
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