Everybody’s Golf chegará ao Switch e marca nova fase multiplataforma da Sony

Everybody’s Golf — também conhecido nos Estados Unidos como Hot Shots Golf — será lançado no Nintendo Switch em 2025. A novidade marca um momento simbólico e significativo na trajetória da Sony Interactive Entertainment, que nos últimos anos tem expandido seus horizontes para além do ecossistema PlayStation.

Everybody's Golf

O novo título da franquia será desenvolvido pelo estúdio japonês Hyde Inc. (responsável por Digimon Survive e Digimon World) e publicado pela Bandai Namco, com licenciamento da Sony, que continua sendo a detentora dos direitos da marca. Apesar disso, o clássico estúdio Clap Hanz — que desenvolveu todos os jogos da série até então — não está envolvido no projeto.

A jogabilidade manterá o tradicional sistema de tacadas com três botões, além de modos como torneios regulares e o “Wacky Golf”, com elementos imprevisíveis que prometem tornar as partidas ainda mais divertidas. O jogo oferecerá suporte para até quatro jogadores, tanto no modo local quanto online.

Além de Everybody’s Golf, outra franquia que marcará presença no console da Nintendo é Patapon, outro clássico cult da era PlayStation que será relançado também via parceria externa.

Uma nova Sony: dos exclusivos ao ecossistema aberto

A chegada de franquias da Sony ao Nintendo Switch reforça uma mudança estratégica cada vez mais clara: o abandono da exclusividade como única via de sucesso. Essa transição ficou evidente nos últimos anos com a chegada de títulos como Horizon Zero Dawn, God of War, Days Gone e The Last of Us Part I ao PC — plataformas que até pouco tempo eram consideradas “concorrência direta”.

Outro marco dessa nova abordagem foi MLB The Show, tradicional franquia de beisebol da Sony San Diego Studio, que passou a ser lançada também no Xbox e Nintendo Switch a partir de 2021, graças a um acordo com a Major League Baseball.

Esse reposicionamento sinaliza que a Sony está priorizando o alcance de público e a longevidade de suas franquias em vez da exclusividade de plataforma. Embora os lançamentos principais de suas IPs ainda ocorram primeiro nos consoles PlayStation, a estratégia mostra-se mais flexível e aberta a parcerias — inclusive com antigas rivais como a Nintendo.

O anúncio de Everybody’s Golf no Switch é, portanto, mais do que o retorno de uma franquia querida: é mais um passo concreto de uma nova fase da Sony, onde o jogo não se limita mais ao campo do PlayStation.

Meus jogos favoritos são visual novels.