Falamos com Stephan Vogler e Benjamin Zuckerer sobre seu novo projeto: Persist Online

Tivemos a oportunidade de conversar com os desenvolvedores e Tibia e do futuro Persist Online, apresentado na gamescom latam. Falamos brevemente com Stephan Vogler, um dos criadores do Tibia e co-fundador do estúdio e Benjamin Zuckerer, Gerente de Produto Chefe da CipSoft, sobre o seu novo MMO, primeiro do gênero a retratar um apocalipse zumbi. Mas não se engane, este jogo não se trata de um shooter!

Persist Online é um MMO RPG com zumbis, então é melhor você arranjar uma arma. Sobreviva em um mundo aberto implacável. Forme uma equipe mortal com amigos e reivindique o que não é seu. Leve seu loot para seu bunker e crie melhores equipamentos.

Qual a inspiração para o jogo?

Primeiramente perguntamos de onde saiu a inspiração para uma mudança de ares tão grande, que é sair de um jogo com uma temática medieval para um jogo de zumbis. Stephan explicou que a ideia do jogo veio em plena pandemia, época em que jogou por bastante tempo um dos jogos mais conhecidos do gênero: DayZ.

Amamos muitas coisas no DayZ e algumas coisas que nos frustram. Você pode sair pelo mundo, existem perigos nele. Você não sabe se a próxima pessoa que vai encontrar é um amigo ou se ela vai te matar. E o mais frustrante é que se você morrer, perderá todo o seu progresso.”

Continuando, Vogler diz que Persist Online “não é um shooter, não é um survival, ele (Persist Online) é um MMO RPG ‘fully flat’. Terão centenas de jogadores no jogo ao mesmo tempo. Você terá que dormir no bunker para seu progresso salvar e, quando no mundo, você terá diversos desafios, e isso inclui os zumbis

Então neste sentido, não há muito como se confundir em relação ao foco do jogo. Não é um jogo de sobrevivência em mundo aberto, como temos a rodo na indústria. Este é um MMO RPG raiz, muito semelhante ao que vemos em Tibia, e uma grande aposta da CipSoft, que está investindo em uma nova franquia após 30 anos.

E este fato, inclusive, foi um dos fatores determinantes na criação deste projeto. Nos foi explicado que eles preferiram criar uma franquia ao investir em um ‘Tibia 2’ pois isso não faria os jogadores que já estão a tanto tempo no jogo de dispersassem.

Persist Online é o primeiro jogo totalmente em 3D do estúdio, e isso é crucial para Vogler pois “agora podemos criar um mundo com mais verticalidade, prédios, montanhas, que antes não era possível em Tibia (que é um jogo 2D)”. E assim como em Tibia, Persist Online promete trazer diversas histórias que vão te prender no jogo.

Liberdade como foco

Mas um ponto que foi muito tocado na entrevista foi a liberdade. Zuckerer nos disse que, assim como Tibia, em Persist Online “em ambos os jogos você tem bastante liberdade.  Você poderá para criar seus próprios objetivos, sejam eles explorar o mundo, ou melhorar as suas skills. Ou você pode se comprometer mais com o PvP e se tornar muito poderoso no jogo. Você realmente decide por conta própria, o jogo não te diz o que você tem que fazer. Você escolhe o que fazer, e isso traz consequências, mas o jogo te dá liberdade de fazer o que quiser.”

De acordo com eles, a liberdade é o ponto que faz Tibia ser tão único no mercado em que ele se encontra e eles quiseram trazer este diferencial para Persist Online. O DNA do jogo está ali, mas com alguns diferenciais que visam trazer um novo público, seja ela a estética, a ambientação, e é claro, os zumbis.

Só PC?

Mas como um bom consolista, eu não poderia deixar de perguntar se no futuro poderíamos ver o jogo em outras plataformas que não o PC. Em Tibia, por exemplo, temos uma versão mobile, mas o que tinha em mente mesmo era uma futura versão para consoles. Infelizmente não obtive a resposta que queria, mas a explicação foi totalmente compreensível.

Respondendo a nossa pergunta, Vogler diz que “o jogo vai estar disponível apenas para PC, vai estar no Windows, Mac e Linux. Nós realmente pensamos que a razão para isso é que para um MMO, a comunicação é muito importante. E a comunicação funciona melhor nos PCs. O teclado, a possibilidade de usar o chat de voz. Isso é mundo importante para fazer o nosso mundo funcionar.” Triste, mas compreensível.

E enquanto estava rolando a entrevista, de fundo vi uma gameplay gravada do Persist Online, bem extensa por sinal. O jogo graficamente é simples, o que o deixa bem leve para as mais variadas máquinas, mas isso não faz com que ele seja feio em si. E devo ser sincero, a gameplay em si me deixou bem mais hypado que o trailer.

E você? É um fã antigo de Tibia e está de olho neste novo jogo? Ou é o novo público que a CipSoft busca? Eu me enquadro nesta segunda opção e pode se dizer que eles conseguiram cumprir com o seu objetivo neste anúncio. Mas diz aí nos comentários se eles conseguiram fisgar você também.

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