Com o lançamento da série de TV baseada na aclamada franquia de jogos Fallout, muitos fãs novos e antigos estão redescobrindo os misteriosos e intrigantes Refúgios — conhecidos nos jogos como Vaults. Essas instalações subterrâneas desempenham um papel central não apenas como abrigos pós-apocalípticos, mas também como cenários para experimentos sociológicos e científicos complexos.
A Função dos Refúgios
Antes de começar fica aqui o aviso de Spoilers pois vamos falar de todos os jogos da franquia além é claro dos Refúgios 4, 32 e 33 que estão na série.
A primeira impressão que se tem de um Refúgio em “Fallout” é a de um santuário seguro contra as devastações nucleares do mundo exterior. No entanto, a realidade é mais sombria e complexa. Cada Refúgio foi construído pela corporação Vault-Tec, não apenas como abrigos, mas como parte de um vasto experimento social ou científico.
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Vamos listar aqui o intúito de cada Refúgio, assim como o real objetivo da Vault-Tec em cada um deles, optamos por listar somente os Refúgios que são considerados canônicos:
Refúgio 3
- Localização: Las Vegas, Nevada
- Propósito: Era um Refúgio de controle.
- Resultado: Habitantes permaneceram isolados até um vazamento de água forçar a abertura para comércio. Posteriormente massacrado pelos Fiends.
- Aparece em: Fallout: New Vegas
Refúgio 4
- Localização: Los Angeles, California
- Propósito: Governado exclusivamente por cientistas, sem supervisão externa.
- Resultado: Experimentos genéticos levaram a um levante dos sujeitos, que mataram os cientistas.
- Aparece em: Série do Prime Video
Refúgio 8
- Localização: Northwestern Nevada
- Propósito: Refúgio de controle.
- Resultado: Usaram seu G.E.C.K. para estabelecer Vault City.
- Aparece em: Fallout 2
Refúgio 11
- Localização: Mojave Desert, Nevada
- Propósito: Experimento social sobre sacrifício individual para segurança coletiva.
- Resultado: Prática de sacrifício levou a um golpe e morte da maioria dos habitantes.
- Aparece em: Fallout: New Vegas
Refúgio 12
- Localização: Bakersfield, California
- Propósito: Estudo dos efeitos da exposição à radiação.
- Resultado: Habitantes se tornaram ghouls e fundaram Necropolis.
- Aparece em: Fallout
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Refúgio 13
- Localização: Mt. Whitney, California
- Propósito: Refúgio de controle.
- Resultado: Falha do chip de água forçou abertura e confronto com a Enclave.
- Aparece em: Fallout, Fallout 2
Refúgio 15
- Localização: Southern California
- Propósito: Experimento social com diversidade forçada.
- Resultado: Formação de gangues e a comunidade de Shady Sands.
- Aparece em: Fallout, Fallout 2
Refúgio 17
- Localização: West Coast
- Propósito: Desconhecido.
- Resultado: Habitantes transformados em super mutantes pela Unity.
- Aparece em: Fallout: New Vegas
Refúgio 19
- Localização: Mojave Desert, Nevada
- Propósito: Estudo do faccionalismo e indução de paranoia.
- Resultado: Muitos desenvolveram psicose; ocupado pelos Powder Gangers.
- Aparece em: Fallout: New Vegas
Refúgio 21
- Localização: Las Vegas, Nevada
- Propósito: Estudo dos efeitos do jogo excessivo.
- Resultado: Comunidade estável até ser convertido em hotel por Robert House.
- Aparece em: Fallout: New Vegas
Refúgio 22
- Localização: Mojave Desert, Nevada
- Propósito: Pesquisa agrícola genética.
- Resultado: Infecção fúngica transformou habitantes em portadores de esporos.
- Aparece em: Fallout: New Vegas
Refúgio 29
- Localização: West Coast
- Propósito: Experimento social com população jovem sem adultos.
- Resultado: Acredita-se que Harold é originário deste Refúgio.
- Aparece em: Fallout 76, Van Buren (cancelado)
Refúgio 31
- Localização: Santa Monica, California
- Propósito: Experimento social com divisão e controle corporativo.
- Resultado: Ainda funcional, com funcionários preservados criogenicamente.
- Aparece em: Série do Prime Video
Refúgio 32
- Localização: Santa Monica, California
- Propósito: Parte de um experimento interconectado.
- Resultado: Morte dos habitantes após descobrirem a verdade sobre o Refúgio 31.
- Aparece em: Série do Prime Video
Refúgio 33
- Localização: Santa Monica, California
- Propósito: Seguindo as diretrizes do experimento de Bud Askins.
- Resultado: Continua operacional e seguindo ordens.
- Aparece em: Série do Prime Video
Refúgio 34
- Localização: Mojave Desert, Nevada
- Propósito: Experimento social com acesso a um arsenal excessivo.
- Resultado: Conflitos levaram a uma cisão e desastre nuclear.
- Aparece em: Fallout: New Vegas
Refúgio 51
- Localização: Northwestern West Virginia
- Propósito: AI ZAX escolhendo um líder ideal sob crises fabricadas.
- Resultado: Crises levaram a ameaças letais e manipulação homicida.
- Aparece em: Fallout 76
Refúgio 63
- Localização: Southwest of Lewisburg, West Virginia
- Propósito: Desconhecido.
- Resultado: Permanece inacessível.
- Aparece em: Fallout 76
Refúgio 75
- Localização: Malden Middle School, Malden, Massachusetts
- Propósito: Eugenia para criar soldados perfeitos.
- Resultado: Revolta dos sujeitos; ocupado pelos Gunners.
- Aparece em: Fallout 4
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Refúgio 76
- Localização: North of Flatwoods, West Virginia
- Propósito: Refúgio de controle para reconstrução pós-apocalíptica.
- Resultado: Habitantes ajudaram na reconstrução de Appalachia.
- Aparece em: Fallout 76
Refúgio 77
- Localização: Desconhecida
- Propósito: Desconhecido.
- Resultado: Um habitante se tornou uma lenda temida.
- Aparece em: Fallout 3
Refúgio 79
- Localização: North of Dolly Sods Wilderness, West Virginia
- Propósito: Proteger reservas de ouro dos EUA.
- Resultado: Vazamento nuclear e subsequente resgate durante um roubo.
- Aparece em: Fallout 76
Refúgio 81
- Localização: Boston, Massachusetts
- Propósito: Pesquisa médica secreta em habitantes não informados.
- Resultado: Sabotagem pelo Supervisor e isolamento dos pesquisadores.
- Aparece em: Fallout 4
Refúgio 87
- Localização: Northeastern Virginia
- Propósito: Estudo do Vírus de Evolução Forçada em humanos.
- Resultado: Transformação em super mutantes e tomada do Refúgio.
- Aparece em: Fallout 3
Refúgio 88
- Localização: Northwest of Quincy, Massachusetts
- Propósito: Testar equipamentos experimentais de produtividade.
- Resultado: Construção nunca concluída; experimentos continuaram com ajuda do Único Sobrevivente.
- Aparece em: Fallout 4: Vault-Tec Workshop
Refúgio 92
- Localização: Olney, Maryland
- Propósito: Induzir agressão usando ruído branco.
- Resultado: Habitantes enlouqueceram e se mataram.
- Aparece em: Fallout 3
Refúgio 94
- Localização: North of Dolly Sods Wilderness, West Virginia
- Propósito: Testar sistemas de crenças pacifistas.
- Resultado: Massacre após conselho ignorado; dano ao G.E.C.K. criou o Mire.
- Aparece em: Fallout 76
Refúgio 95
- Localização: Southeast of Natick, Massachusetts
- Propósito: Tratar viciados e depois induzi-los a recaídas.
- Resultado: Violência após descoberta de drogas escondidas; ocupado pelos Gunners.
- Aparece em: Fallout 4
Refúgio 96
- Localização: South of Spruce Knob Campground, West Virginia
- Propósito: Monitorar e estudar a vida selvagem mutante.
- Resultado: Pesquisadores mortos após tentativa de sabotagem.
- Aparece em: Fallout 76
Refúgio 101
- Localização: West of Springvale, Virginia
- Propósito: Supervisores com autoridade ilimitada.
- Resultado: Guerra civil após tentativas de exploração externa.
- Aparece em: Fallout 3
Refúgio 106
- Localização: Northeastern Virginia
- Propósito: Estudar efeitos de drogas psicoativas.
- Resultado: Violência e insanidade prolongada.
- Aparece em: Fallout 3
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Refúgio 108
- Localização: North of Washington, D.C., Maryland
- Propósito: Estudar conflitos de liderança e excesso de armamentos.
- Resultado: Caos interno e infestação de clones violentos.
- Aparece em: Fallout 3
Refúgio 111
- Localização: Sanctuary Hills, Massachusetts
- Propósito: Estudar efeitos de longo prazo da criogenia.
- Resultado: Revolta da segurança, abandono, e sequestro de Shaun.
- Aparece em: Fallout 4
Refúgio 112
- Localização: Smith Casey’s garage, Virginia
- Propósito: Simulação de realidade virtual controlada.
- Resultado: Tortura prolongada dos habitantes pelo Supervisor.
- Aparece em: Fallout 3
Refúgio 114
- Localização: Boston, Massachusetts
- Propósito: Despojar habitantes ricos de luxo em condições precárias.
- Resultado: Nunca concluído; local ocupado por criminosos.
- Aparece em: Fallout 4
Refúgio 118
- Localização: Cliff’s Edge Hotel, Mount Desert Island, Maine
- Propósito: Experimento social com divisão rica/pobre extremada.
- Resultado: Seção luxuosa habitada por robobrains após transformação.
- Aparece em: Fallout 4: Far Harbor
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