Durante a sua apresentação que aconteceu hoje (7) na CES 2025, A NVIDIA revelou as novas GPUs GeForce RTX™ Série 50 para desktop e laptop, as mais avançadas para jogadores, criadores de conteúdo e desenvolvedores.
Equipada e alimentada pela arquitetura NVIDIA Blackwell, Tensor Cores de quinta geração e RT Cores de quarta geração, as placas de vídeo GeForce RTX Série 50 oferecem inovações em renderização baseada em IA, incluindo shaders neurais, tecnologias humano-digitais, geometria e iluminação.
“Blackwell, o motor da inteligência artificial, chegou para jogadores de PC, desenvolvedores e criadores”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Combinando renderização neural orientada por IA e Ray Tracing, Blackwell é a inovação mais significativa em computação gráfica desde que introduzimos o sombreamento programável há 25 anos.”
A GeForce RTX 5090 — a placa de vídeo mais rápida até o momento — possui 92 bilhões de transistores, fornecendo mais de 3.352 trilhões de operações de IA por segundo (TOPS) de poder de computação. As inovações da arquitetura Blackwell somado com a nova tecnologia DLSS 4 se unem para trazer uma GPU que ultrapassa o desempenho da GeForce RTX 4090 em até 2x.
As GPUs GeForce Blackwell chegam também aos notebooks com todos os recursos dos modelos de desktop, trazendo uma atualização considerável para a computação portátil, incluindo recursos gráficos extraordinários e maior eficiência. A geração Blackwell da tecnologia NVIDIA Max-Q estende a vida útil da bateria dos computadores em até 40% e permite que notebooks finos e leves mantenham seus designs elegantes sem sacrificar potência ou desempenho.
NVIDIA DLSS 4 aumenta o desempenho de jogos em até 8x
DLSS 4 traz a tecnologia Multi Frame Generation, aumentando as taxas de quadros ao utilizar IA para gerar até três quadros por quadro renderizado. Ele funciona em uníssono com o conjunto de tecnologias DLSS para aumentar o desempenho de jogos em até 8x em relação à renderização tradicional, mantendo a capacidade de resposta com a tecnologia NVIDIA Reflex.
O DLSS 4 também apresenta a primeira aplicação em tempo real da arquitetura de modelo transformer. Os modelos DLSS Ray Reconstruction e Super Resolution, baseados em Transformer, usam 2x mais parâmetros e 4x mais computação para fornecer maior estabilidade, redução de ghosting, mais detalhes visuais e anti-aliasing aprimorado em cenas de jogos. A nova aplicação da NVIDIA estará disponível em todas as GPUs GeForce RTX Série 50 e em mais de 75 jogos e aplicações/softwares já no dia de seu lançamento.
Outra novidade anunciada pela empresa foi o NVIDIA Reflex 2, que apresenta o Frame Warp, uma técnica inovadora para reduzir a latência em jogos atualizando um quadro renderizado com base no último clique do mouse antes de ser enviado para o monitor. O Reflex 2 consegue reduzir a latência do sistema em até 75%. Isso dá aos jogadores uma vantagem competitiva em jogos multijogador e torna os títulos para um jogador ainda mais responsivos.
Blackwell traz inteligência artificial para shaders
Há 25 anos, a NVIDIA anunciou o GeForce 3 e shaders programáveis, que prepararam o cenário dos games para duas décadas de inovação gráfica, do pixel shading ao compute shading e ao Ray Tracing em tempo real. Com as GPUs GeForce RTX Série 50, a NVIDIA anunciou o RTX Neural Shaders, tecnologia que traz pequenas redes de IA para shaders programáveis, desbloqueando materiais com qualidade de filme, iluminação e muito mais em jogos em tempo real.
Uma das vantagens que a nova tecnologia trará é no processo de renderização de personagens em jogos, uma das tarefas mais desafiadoras na criação de personagens. Agora, com o RTX Neural Faces, a tecnologia conseguirá pegar um rosto rasterizado simples e dados de pose 3D como entrada e utilizar IA generativa para renderizar um rosto digital estável temporalmente e de alta qualidade.
O RTX Neural Faces é complementado por novas tecnologias RTX para cabelos e pele com Ray Tracing. Com o RTX Mega Geometry, que permite até 100x mais triângulos com Ray Tracing em cena, esses avanços estão prontos para oferecer um salto enorme em realismo para personagens e ambientes de jogos.
O poder da renderização neural, do DLSS 4 e do novo modelo de transformador DLSS presentes nas GPUs GeForce RTX Série 50 poderão ser testados com o Zorah, uma nova demonstração inovadora da NVIDIA.
Personagens de jogos autônomos
As GPUs GeForce RTX Série 50 trazem os TOPS de IA líderes do setor para alimentar personagens de jogos autônomos em paralelo com a renderização do jogo.
A NVIDIA está introduzindo um conjunto de novas tecnologias no NVIDIA ACE que permitirão que os personagens dos jogos percebam, planejem e ajam como jogadores humanos. Personagens autônomos com tecnologia ACE estão sendo integrados ao PUBG: BATTLEGROUNDS, da KRAFTON, e ao InZOI, o próximo jogo de simulação da publisher, bem como ao MIR5, da Wemade Next.
No PUBG, NPCs companheiros com tecnologia NVIDIA ACE planejam e executam ações estratégicas, trabalhando dinamicamente com jogadores humanos para garantir a sobrevivência. Já em InZOI, os personagens Smart Zoi ajustam comportamentos de forma autônoma com base em objetivos de vida e eventos no jogo. No MIR5, chefes de raide baseados em modelos de linguagem grande (LLM) adaptam táticas com base no comportamento do jogador, criando encontros mais dinâmicos e desafiadores.
Modelos de fundação IA para PCs RTX
A inteligência artificial pode ser utilizada de diversas maneiras, como em LLMs, modelos de linguagem de visão, geração de imagem, fala, modelos de incorporação para geração aumentada de recuperação, extração de PDF e visão computacional. Os microsserviços NIM incluem todos os componentes necessários para executar IA em PCs e são otimizados para implantação em todas as GPUs NVIDIA.
Apresentando como entusiastas de tecnologia e desenvolvedores RTX podem utilizar os microsserviços NIM para criar agentes e assistentes de IA, a NVIDIA lançará um pipeline de microsserviços NVIDIA NIM e AI Blueprint para PCs RTX IA de desenvolvedores de modelos de ponta, como Black Forest Labs, Meta, Mistral e Stability.IA. Para demonstrar como utilizar NIM para criar agentes e assistentes de IA, a NVIDIA apresentou uma prévia do Project R2X, um avatar de PC com visão que pode colocar informações na ponta dos dedos do usuário, auxiliar com aplicativos/softwares de desktop, chamadas de videoconferência, ler e resumir documentos e muito mais.
Ferramentas com tecnologia de IA para criadores de conteúdo
As GPUs GeForce RTX Série 50 aumentam ainda mais os fluxos de trabalho criativos. Elas são as primeiras GPUs de consumo a oferecer suporte à precisão FP4, aumentando o desempenho de geração de imagens de IA para modelos como FLUX em 2x e permitindo que modelos de IA generativos sejam executados localmente em uma memória menor, em comparação com o hardware da geração anterior.
O aplicativo NVIDIA Broadcast ganha dois recursos beta com IA para livestreamers: Studio Voice, que atualiza o áudio do microfone, e Virtual Key light, que reacende rostos para transmissões ao vivo mais claras. A Streamlabs está introduzindo o Intelligent Streaming Assistant, com tecnologia NVIDIA ACE e Inworld AI, que atua como um apresentador secundário, produtor e assistente técnico para aprimorar as transmissões ao vivo.
Disponibilidade
Na versão para desktop, a GPU GeForce RTX 5090 com 3.352 AI TOPS e a GeForce RTX 5080 com 1.801 AI TOPS estarão disponíveis por US$1,999 e US$999, respectivamente.
Já a GeForce RTX 5070 Ti com 1.406 AI TOPS e a GeForce RTX 5070 com 988 AI TOPS estarão disponíveis por US$ 749 e US$ 549, respectivamente.
As novas placas de vídeo da NVIDIA ainda não possuem preço em reais definido. A empresa também ainda não revelou a previsão de disponibilidade das GPUs no Brasil.
As edições NVIDIA Founders das GPUs GeForce RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070 estarão disponíveis diretamente no site da NVIDIA e em revendedores selecionados em todo o mundo.
Modelos com clock e overclock de fábrica estarão disponíveis nos principais fornecedores de placas de vídeo como ASUS, Colorful, Gainward, GALAX, GIGABYTE, INNO3D, KFA2, MSI, Palit, PNY e ZOTAC, e em desktops de fabricantes de sistemas, incluindo Falcon Northwest, Infiniarc, MAINGEAR, Mifcom, ORIGIN PC, PC Specialist e Scan Computers.
Notebooks com as GPUs GeForce RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070 Ti estarão disponíveis a partir de março, já os computadores portáteis com GPUs RTX 5070, abril. Os interessados poderão encontrá-los nos notebooks dos principais fabricantes do mundo como Acer, ASUS, Dell, GIGABYTE, HP, Lenovo, MECHREVO, MSI e Razer.
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