Lies of P é o melhor souls like que já joguei – Review

lies of p review

Descubra neste texto se vale ou não a pena jogar Lies of P em 2025.

Sempre ouvi de muitas pessoas que “Dark Souls III” era um dos melhores jogos já feitos e que eu definitivamente precisava jogar. Relutei muito por esse momento, até conhecer há anos atrás no Xbox Game Pass um jogo chamado Ashen.

Ashen acabou sendo a minha primeira experiência no gênero, onde nesse caso era um souls lite. Gostei de tudo que vi naquele jogo e decidi expandir o meu leque logo depois com Sekiro: Shadows Die Twice.

Chega a ser um tanto quanto curioso e cômico, mas me saí muito bem em Sekiro: Shadows Die Twice, afinal, joguei ele logo depois de Assassin’s Creed Odyssey, que havia jogado na maior dificuldade e dominado por completo o parry do jogo.

Após isso fui me aventurar em Remnant From the Ashes, NiOh, NiOh 2, Demon’s Souls, Elden Ring e muitos outros jogos da FromSoftware, até finalmente chegar em Lies of P, após ver o trailer de anúncio do DLC Overture.

Lies of P combate
Captura por @otaldomarcosh

COMPRE LIES OF P NA NUUVEM COM EXCELENTE PREÇO E OPÇÃO DE PARCELAMENTO!

Títere ou humano?

Lies of P reimagina a clássica história do boneco de madeira Pinóquio, mas com algumas significativas mudanças que fazem a história ficar ainda mais incrível e casando perfeitamente com a temática adotada no jogo, que segue uma linha mais sombria e gótica.

Ao invés de um boneco de madeira, Pinóquio é um títere, também criado pelo Geppeto. No universo de Lies of P os títeres acabaram sofrendo um frenesi, onde em meio ao caos causado pela Doença da Petrificação, que fez dezenas de homens, mulheres e crianças perderem a vida, fez com que a cidade se tornasse uma grande ruína.

Baseada na Era da Bélle Epoque na Europa, que ocorreu no final do século 19 ao início do século 20, Krat é uma cidade que mesmo em meio à ruínas possui um grande carisma, uma caracterização majestosa e casa perfeitamente com o caos causado por títeres e a doença. Mas afinal, Pinóquio em Lies of P é um Títere ou Humano?

review de Lies of P
Captura por @otaldomarcosh

Faça suas próprias escolhas em Lies of P

Respondendo à questão, Pinóquio é um ser meio Títere meio Humano, onde suas escolhas e consequências fazem com que o personagem desenvolva mais um lado ou outro.

Atos simples e singelos como escutar ou tocar música, contar mentiras em prol da felicidade de outras pessoas ou até mesmo para acessar locais que não deveriam ser habitados por títeres fazem com que a humanidade de Pinóquio se destaque em meio ao caos.

Esse tipo de escolha pode impactar o rumo de algumas missões, já que como falei anteriormente, você pode confortar pessoas em sofrimento ou desespero utilizando a humanidade, ou utilizando a razão de um títere ao dizer a verdade. Mas, pra minha tristeza, acredito que poderia ter sido melhor explorado essa funcionalidade.

Digo que deveria ser melhor explorado porque por exemplo, no início do jogo para você entrar no Hotel de Krat você precisa mentir, dizendo que é um humano e não um Títere. Se você falar a verdade, você simplesmente não pode entrar, até interagir novamente e mentir.

Acredito que em situações como essa poderia haver uma rota alternativa para chegar até o objetivo, ainda mais considerando que a dona do Hotel estava à sua espera e sabia que você era um Títere.

Lies of P em 2025
Captura por @otaldomarcosh

Uma variedade de armas e estilo de combate

Logo no início do jogo Lies of P te oferece a possibilidade de escolher um estilo de combate, sendo eles o Caminho do Grilo, Caminho do Bastardo e o Caminho do Varredor.

Cada um deles tem como representação um atributo diferente, que acompanha também de uma arma com um estilo completamente diferente. Respectivamente é referido aos estilos de combate como Equilíbrio, Destreza e Força.

Sempre que joguei algum souls like eu sempre escolhi magos ou qualquer tipo de classe que oferecesse um combate à distância. Em Lies of P eu tentei fazer diferente e escolhi força, upando inclusive quase sempre meus atributos de força, mantendo a vida um pouco mais baixa e o vigor apenas o suficiente.

Confesso que essa foi a melhor escolha que tive. Em nenhum boss do jogo eu sofri mais do que 5 mortes, mesmo eu encontrando em fóruns que aquele boss em específico era um dos mais difíceis de jogos do gênero.

Captura por @otaldomarcosh

COMPRE LIES OF P NA NUUVEM COM EXCELENTE PREÇO E OPÇÃO DE PARCELAMENTO!

Lies of P é uma experiência souls like sem igual

Lies of P adota tudo que um clássico souls like poderia adotar e traz um combate visceral e envolvente e uma interligação de fases como você provavelmente nunca viu antes em nenhum outro jogo.

Quando digo isso, não é brincadeira. No sentido literal, é você estar na quarta área do jogo e do nada abrir uma porta e entrar na primeira área do jogo, e aquela conexão toda fazer muito sentido.

Melhor ainda é quando você chega em um dos edifícios mais altos do jogo e consegue ver o mapa inteiro por cima, conseguindo ver cada uma das conexões presentes nas partes mais icônicas de Krat. Excelência!

Não posso deixar de considerar também a trilha sonora magnífica que fez eu a cantarolar por dias e dias, os efeitos sonoros dos Títeres e dos golpes que ficam preso na sua cabeça e toda a ambientação narrativa, cinematográfica e visual que o jogo oferece.

Captura por @otaldomarcosh

Vale a pena jogar Lies of P?

Lies of P é o melhor souls like que eu já joguei, possuindo provavelmente a melhor história, a melhor ambientação, os melhores bosses e cenas introdutórias de bosses absurdas, principalmente se considerarmos o Rei dos Títeres.

Esse é um jogo que caso você pegue agora pra jogar, pode inclusive se tornar o melhor jogo que você jogou no ano, dependendo do seu gosto pessoal. Uma jornada sem igual e que não deve ser desperdiçada e tão menos deixada de lado.

Estou MUITO ansioso pelo lançamento de Overture e vou simplesmente mandar um “Shut up and take my money” pra Round8, que fez um trabalho absurdo em seu primeiro jogo do estilo.

COMPRE LIES OF P NA NUUVEM COM EXCELENTE PREÇO E OPÇÃO DE PARCELAMENTO!

Veja também:

Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no Twitter(X), Bluesky, no Instagram e no Threads.

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,