Marvel’s Spider-Man 2 – Review

Bem-vindos a review de Marvel’s Spider-Man 2! Depois de dois anos após seu anúncio, finalmente colocamos as mãos em Marvel’s Spider-Man 2, o novo jogo da Insomniac Games exclusivamente para PlayStation 5. Que, além de continuar a história traçada por Peter Parker e Miles Morales em Marvel’s Spider-Man e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, também tem a premissa de demonstrar todo o poder do console.

Enquanto Miles Morales em 2020 trouxe uma aventura mais enxuta, introduzindo o personagem para o universo, Marvel’s Spider-Man 2 é uma aventura completa, com os dois heróis jogáveis (e mais personagens) e que visa corrigir todos os problemas que os dois jogos anteriores trouxeram.

Saiba se vale ou não a pena jogar Marvel’s Spider-Man 2 neste review, que fizemos com muito carinho após finalizar a campanha principal e dar um bom passeio por toda Nova York.

AVISO: Não haverá spoilers relacionados à história principal. A única coisa que irá ser destacado neste review de Marvel’s Spider-Man 2 é a possibilidade de jogar ou não com Venom, um dos principais vilões do jogo.

Marvel’s Spider-Man 2 é uma continuação

Algo que precisamos notar é que Marvel’s Spider-Man 2 é uma continuação. Com isso, o jogo se passa nove meses depois dos acontecimentos de Miles Morales, e mostra como os personagens seguiram suas vidas.

Após a ausência da Tia May, Peter agora está correndo atrás de um novo trabalho para pagar a hipoteca da casa. Enquanto Miles está preocupado com a redação para poder entrar na faculdade.

Além disso, Harry Osborn, o melhor amigo de Peter Parker que teoricamente estava na Europa, mas que descobrimos mais tarde estar na verdade tratando de uma doença rara, está de volta. Então, há também uma “disputa” de amizade entre Peter, Miles e Harry, e isso é perceptível em alguns momentos da trama.

Com a volta de Harry, somos levados a uma viagem à momentos da infância de Peter, enquanto ele e Harry visitam locais importantes para suas vidas, alguns flashbacks jogáveis são entregues para o jogador, inclusive, com um momento muito importante para a trama.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um combate familiar, mas com um respiro

A princípio, o combate de Marvel’s Spider-Man 2 é bem amigável, abraçando bastante as ideias que já estavam presentes nos dois jogos anteriores.

Mas, enquanto em Miles Morales vimos Miles obtendo os poderes Venom, agora Peter Parker também tem uma nova arma de combate, os braços de ferro que anteriormente eram uma skin no jogo de PS4, agora são totalmente utilizáveis com algumas habilidades durante o combate.

Isso sem falar da possibilidade de aparar golpes mais pesados, que é uma adição que trouxe um grande respiro para o combate. Deixou tudo mais dinâmico e fez o combate da franquia chegar em sua magnitude.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O stealth finalmente foi acertado

O stealth com o Spider sempre foi bom, e isso é inegável. Mas, nesse jogo tudo relacionado ao stealth ficou ainda melhor. Primeiro que, agora é possível traçar espécies de cordas do ponto A ao ponto B para você caminhar sobre elas.

E segundo, que a Mary Jane neste jogo está finalmente fenomenal, algo que eu simplesmente não esperava.

Como descobrimos em Miles Morales, Peter Parker foi até Symkharia para ajudar Mary Jane, e de acordo com a mesma, ela foi treinada por Silver Sable nesse período. O que ajudou ela a ter alguns dotes nesse meio tempo.

O que antes era considerado por unanimidade as piores partes de Spider-Man, agora é talvez até mesmo uma das melhores. Enquanto você controla MJ você geralmente está utilizando um taser, o que faz com que você tenha um combate direto com os inimigos, ao invés de apenas se esconder. Uma excelente escolha por parte da Insomniac, e que ainda carrega um peso narrativo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Simplesmente brutal

Respondendo a maior dúvida de todos os jogadores desde o anúncio de Marvel’s Spider-Man 2, sim, você pode controlar o Venom, e a sua gameplay é simplesmente brutal.

Confesso que eu não tinha certeza se teríamos esse momento no jogo, e acabou que me impressionei. Não só a sua gameplay é brutal, mas o Venom é brutal. O que a Insomniac fez com esse personagem, é algo que eu sequer achei que seria possível fazer no universo de Marvel’s Spider-Man.

Venom é aterrorizante, a dublagem do personagem desde o momento em que o simbionte está apossando do corpo de seu hospedeiro, até a sua forma final, é chocante. Sem contar que o que eles fizeram com a narrativa nesse ato do jogo é digno de Oscar.

A Insomniac não teve medo, entrou com os dois pés na porta e fez com que o personagem roubasse a cena, mostrando o motivo de ser o estúdio ideal para ter se ter a franquia em mãos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As atividades secundárias de Marvel’s Spider-Man 2

Finalmente a Insomniac Games tomou vergonha na cara e desenvolveu atividades secundárias que façam com que o jogador dê de fato alguma importância.

É claro que não haviam apenas pontos negativos nas atividades dos jogos anteriores, mas eram simplesmente sem alma e tediosas.

Percebi uma grande evolução por parte da Insomniac nesse quesito, trazendo não só uma grande variedade de atividades, mas algumas que tem um bom peso narrativo, como os Experimentos da FEM, as Memórias do Marko, os Mysteriums e principalmente as Histórias Secundárias.

Todas as atividades secundárias presentes em Marvel’s Spider-Man 2 são as seguintes:

  • Memórias do Marko
  • Reduto de Caçadores
  • Experimento da FEM
  • Histórias Secundárias (Culto da Chama, Brooklyn Visions, Museu Cultural)
  • Mysteriums
  • Alvos Não Identificados
  • Solicitações do SMAV
  • Ninho de Simbionte
  • Spider-Bots
  • Estoques do Prowler
  • Crimes

Vale notar que, apesar do mapa estar muito maior que dos dois jogos anteriores, as atividades estão com uma quantidade bem cadenciada. Então, você não deve se cansar de realizar as atividades.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Compre seu Marvel’s Spider-Man 2 clicando aqui!

Habilidades, técnicas, dispositivos e trajes

Como desta vez estamos com dois personagens presentes na trama, as coisas mudaram um pouquinho quando se trata de Habilidades, podendo até ficar um pouquinho confuso.

Como você poderá ver nas imagens abaixo, você pode mudar o traje de cada herói independentemente, assim como as técnicas e habilidades. Entenda o que é cada uma dessas coisas:

Trajes

Os trajes é autoexplicativo. É basicamente as skins que você pode alterar entre os personagens, não concedendo nenhum tipo de habilidade adicional. Essas skins irão sendo desbloqueadas para compra conforme a história avança. E, nas missões secundárias, também são dadas aos jogadores algumas delas.

Para adquirir os trajes, você não utiliza dinheiro real. São peças e fichas que você consegue completando missões secundárias. Cada traje tem seu próprio requisito, e eles não são compartilhados entre os heróis, fazendo com que cada um tenha seus próprios trajes.

Uma novidade também são os estilos, onde alguns dos trajes possuem mais de uma variante. Geralmente modificando as cores primárias e secundárias dos trajes.

Captura por @otaldomarcosh

Tecnologia de Traje

Por vez, as tecnologias de traje são compartilhadas entre Miles e Peter, e concedem melhorias aos personagens seja em meio ao combate, ou pela exploração de Nova York.

Essas tecnologias podem ser maior relacionadas à vida, foco, força e movimentação dos personagens. Você pode por exemplo aumentar a vida máxima dos personagens, a velocidade de movimento e mais.

spider-man 2
Captura por @otaldomarcosh

Dispositivos

Os dispositivos são basicamente os apetrechos dos heróis, e também são compartilhados. Você pode adquirir (também com peças e fichas) os lançadores de teia, tiro de lançamento, agarrão com teia, rajada de concussão e teia de ricochete.

São dispositivos que você pode utilizar durante o combate para dar uma boa facilitada. Além disso, cada um desses dispositivos também possuem melhorias, para deixar tudo ainda mais dinâmico.

dispositivos spider-man 2
Captura por @otaldomarcosh

Técnicas

As técnicas são as habilidades da forma com que conhecemos em outros jogos. Aqui, o jogador possui três árvores de habilidades distintas. Uma é específica para Peter, outra para Miles, e uma conjunta entre os dois personagens.

A árvore do Peter por exemplo você pode melhorar as habilidades relacionada aos braços e ao simbionte. A do Miles tem um grande foco nos poderes Venom, que ele adquiriu no jogo anterior.

Enquanto na árvore conjunta você possui habilidades naturais de gameplay como puxar inimigos, lançar, dar impulsos enquanto você está planando e muito mais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Habilidades

A aba de habilidades é relacionada às habilidades que você utiliza segurando o “L1” com cada um dos personagens. Você deve encontrar mais de uma variante para alguns golpes Venom de Miles.

Ou então, você pode encontrar uma ou duas variantes de ataques com os braços de Peter, que substituirá um ataque Simbionte, por exemplo. É basicamente uma forma de você montar a sua build ideal de combate.

habilidades spider-man 2
Captura por @otaldomarcosh

Vale a pena jogar Marvel’s Spider-Man 2?

Ainda há muito que eu queria falar sobre Marvel’s Spider-Man 2, mas estou tentando evitar ao máximo estragar o momento de vocês, então prefiro ir direto ao ponto e falar qual foi minha experiência com o jogo.

É notável as melhorias que a Insomniac trouxe para a franquia. A mobilidade do web-swing em conjunto da nova opção de planar e “deslizar” sobre a água faz com que os dois jogos anteriores estejam completamente datados. Isso sem contar a gameplay da MJ, que como citei anteriormente, não parece com nada que vimos anteriormente nos jogos do herói.

A presença de Venom, Kraven e muitos outros vilões no jogo também são incontestáveis. A forma com que eles foram introduzidos e desenvolvidos mostram que a Insomniac vai sem sombra de dúvidas surpreender todo mundo com Marvel’s Wolverine, seu próximo jogo exclusivo para PlayStation 5.

A magnitude não só da narrativa, mas das inúmeras batalhas contra chefes que esse jogo possui, me faz lembrar dos momentos mais impecáveis de Uncharted: As cenas de ação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jogo do ano?

Por um tempo, eu achei que a disputa pelo jogo do ano – em meu gosto pessoal – estava bem fácil. No início do ano, eu havia escolhido que Hogwarts Legacy seria meu jogo do ano, muito pela minha proximidade com o universo. Mas, com Starfield se aproximando, eu já sabia que essa escolha não iria durar por muito tempo.

Entretanto, eu nunca imaginei que Marvel’s Spider-Man 2 iria tomar o lugar de Starfield para em meu gosto pessoal se tornar o jogo do ano. Até porque, na minha opinião, era uma tarefa quase impossível, e a Insomniac conseguiu fazer. O que tenho por fazer agora é apenas esperar o anúncio de DLCs para o jogo, e claro, esperar alguns anos para mais um novo jogo do teioso.

O que achou do nosso review de Marvel’s Spider-Man 2? Comente logo abaixo!

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,