Phil Spencer afirma que mais adaptações de jogos do Xbox para cinema e TV estão a caminho

bella ramsey gears

O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, confirmou que a adaptação de Minecraft para os cinemas não será a última vez que veremos propriedades da marca sendo transformadas em filmes e séries. Em entrevista à Variety, Spencer destacou o crescente interesse de Hollywood por franquias de videogame e afirmou que a Microsoft pretende continuar explorando esse mercado.

A declaração de Spencer vem antes do lançamento do Minecraft Movie, que estreia nos cinemas em 4 de abril de 2025. O filme contará com Jack Black no papel de Steve, além de um elenco que inclui Jason Momoa, Danielle Brooks, Emma Myers e Sebastian Eugene Hansen.

Aprendizados com Halo e Fallout

Durante a entrevista, Spencer destacou que a Xbox tem aprendido bastante com suas incursões no audiovisual. Halo, lançado pela Paramount+ em 2022, teve duas temporadas antes de ser cancelado em julho de 2024, enquanto Fallout, da Amazon Prime, estreou em 2024 e se tornou um sucesso imediato, garantindo 17 indicações ao Emmy, incluindo Melhor Série Dramática e Melhor Ator Principal em Série Dramática para Walton Goggins.

“Aprendemos muito com Halo, aprendemos com Fallout. Todas essas experiências vão se acumulando”, explicou Spencer. “Obviamente, teremos algumas que não darão certo. Mas o que eu diria para a comunidade Xbox que gosta desse tipo de adaptação é: vocês vão ver mais, porque estamos ganhando confiança e aprendendo com cada projeto.”

O futuro das adaptações do Xbox

O filme de Minecraft começou a ser desenvolvido em 2015 e passou por vários diretores antes de ser assumido por Jared Hess (Napoleon Dynamite, Nacho Libre). A produção do longa reflete um padrão que muitas adaptações de jogos enfrentam: longos períodos de desenvolvimento e mudanças criativas antes de chegar às telas.

Com Fallout consolidando-se como um sucesso e o filme de Minecraft prestes a estrear, fica claro que a Microsoft está cada vez mais empenhada em expandir suas franquias para além dos games. Ainda não há confirmações sobre quais outras IPs do Xbox receberão adaptações, mas a declaração de Spencer indica que esse será um caminho cada vez mais explorado pela empresa nos próximos anos.

Meus jogos favoritos são visual novels.