Phil Spencer aparentemente tomou uma “grande decisão” de tornar todos os jogos ZeniMax exclusivos do Xbox em uma reunião de novembro de 2021. Essa revelação veio à tona como parte do último dia de depoimentos na audiência da Microsoft ao FTC desta semana.
Durante o tempo do CFO do Xbox, Tim Stuart, no banco das testemunhas, a FTC chamou a atenção para uma conversa de bate-papo de novembro de 2021 entre Stuart e Matt Booty, do Xbox.
Os dois estavam conversando sobre uma recente reunião mensal de análise de negócios entre Xbox e ZeniMax, onde Spencer aparentemente fez a ligação para tornar todos os jogos ZeniMax exclusivos daqui para frente, não apenas novas IP. Stuart estava perguntando a Booty sobre o que aconteceu durante a reunião.
“Todos os jogos daqui para frente?” perguntou Stuart. “Não apenas IP novo, mas TODOS os jogos daqui para frente? Nossa”.
Todos os jogos da ZeniMax se tornariam exclusivos de Xbox
Booty confirmou isso durante a conversa de bate-papo, escrevendo: “Phil [Spencer] disse a eles todos os títulos daqui para frente, exclusivos do Xbox”.
Os dois passaram a discutir como retirar todos os títulos da Bethesda do PlayStation causaria problemas de lucro no modelo de negócios da Microsoft e da ZeniMax. “Teremos problemas [de margem de prestação de contas] no modelo de acordo à medida que retiramos um grande número de unidades do PS do modelo”, observou Stuart.
Isso significa que os lucros projetados do Xbox e da ZeniMax após a aquisição levaram em conta o lançamento de alguns jogos da Bethesda no PlayStation, antes dessa decisão vir de Spencer.
Quando Phil Spencer testemunhou na semana passada, esta é a reunião da qual o líder do Xbox afirmou não se lembrar dos detalhes.
Entenda o motivo dessa decisão ser assustadora (e boa para os fãs do Xbox)
Para quem não sabe como funciona a divisão de estúdios da Bethesda, a ZeniMax Media é a empresa-mãe de todos os estúdios. Então, estúdios como Bethesda Softworks, Arkane, Tango Gameworks e todas as outras, prestam para a ZeniMax Media.
Entretanto, além da ZeniMax Media, há a ZeniMax Online Studios. A ZeniMax Online Studios é a desenvolvedora do aclamado MMORPG Elder Scrolls Online (não, não é de Fallout 76, como muitos acham).
Então, a parte mais assustadora disso é que há rumores, há pelo menos um ano, que a ZeniMax Online Studios estaria desenvolvendo um MMORPG no universo de Star Wars, mais especificamente, Mandalorian.
Apesar dos rumores indicarem ser um jogo multiplataforma. Com essa decisão de Phil Spencer, o Xbox poderia além de receber um jogo exclusivo do Indiana Jones, ter também um jogo de Mandalorian.