PlayStation Studios – Todos os jogos em desenvolvimento para PS5

Com a iminência de um novo PlayStation Showcase e inúmeros rumores rolando por aí, as pessoas não poderiam estar mais ansiosas para saber o que os talentosos estúdios da PlayStation estão trabalhando.

Sabemos que são diversos os rumores rolando por aí, mas nessa lista citaremos os jogos com desenvolvimento confirmado seja publicamente pelo estúdio ou por algumas vagas de emprego publicadas.

Hoje a Sony possui pelo menos 24 estúdios próprios e todos eles estão trabalhando em um ou mais projetos, estes que citaremos abaixo, mas é bom deixar claro que não necessariamente citaremos nomes aqui. Então, vamos lá!

Team Asobi

A Team Asobi é um dos mais recentes estúdios da PlayStation, com poucos trabalhos próprios, apesar de ter herdado alguns membros da hoje finada Japan Studio. Porém, é quase certeza de vermos alguns jogos divertidos, visto que os seus dois jogos já publicados são os dois jogos do Astro, sendo eles o Astro Bot: Rescue Mission, um dos jogos VR mais elogiados, e o Astro’s Playroom famosa, e tão elogiada quanto, tech demo do Dualsense.

É de conhecimento público que a Team Asobi hoje trabalha em dois novos jogos, um deles sendo um jogo de ação em 3D, possivelmente uma nova aventura do pequeno Astro Bot, enquanto o segundo projeto se trata de um jogo mobile, um dos novos focos da PlayStation conforme poderemos ver mais a frente também.

Sucker Punch Productions

Um dos estúdios parceiros de longa data da PlayStation, adquirido lá em 2011, é também um estúdio promissor, apesar de ter em seu portfólio algumas boas IPs como InFamous, Sly Cooper e mais recentemente Ghost of Tsushima. Apesar de ser um estúdio com projetos bem consistentes, ainda não é um dos estúdios de maior orçamento. Seu recente sucesso com Ghost of Tsushima e, claro, seu legado com suas clássicas franquias, fazem com que seus próximos projetos sejam promissores.

Em relação a seus próximos projetos, hoje em dia temos o conhecimento de dois deles, um deles sendo um jogo narrativo em mundo aberto, que possivelmente pode ser uma sequência de Ghost of Tsushima, ou até mesmo um retorno de InFamous, nunca se sabe. E o segundo projeto se trata de um novo jogo multiplayer, um dos novos focos da PlayStation, novamente, conforme poderemos ver mais a frente.

Santa Monica Studio

A Santa Monica é um dos estúdios mais conhecidos e premiados da Sony, sendo um que foi criado pela própria empresa em 1999. O estúdio é amplamente conhecido pela franquia God of War, mas por uns bons anos atuou como uma publisher a parte da própria Sony, sendo alguns deles bem renomados como é o caso de Flower, Fat Princess, Twisted Metal e Journey.

Tivemos recentemente uma sequência de God of War cuja gameplay foi completamente reimaginada em 2018, redondo ao estúdio o tão badalado prêmio de jogo do ano da The Game Awards, o que gerou outra sequência que foi ainda maior e tão boa quanto. O primeiro jogo dessa nova fase foi dirigido pelo Cory Barlog, que está a anos na franquia e que possívelmente será o diretor do próximo jogo da Santa Monica Studio, esse que será uma nova IP, com grande chance de ser um jogo Sci-fi. Mas além desse jogo, existe ainda mais um jogo em desenvolvimento, mas este segundo projetos ainda não possui muitos detalhes.

Insomniac Games

Mais uma das recentes aquisições da Sony, esta concluida em 2020, mas isso não significa que a história do estúdio com a PlayStation seja recente, muito pelo contrário. Lá em 1998 o estúdio desenvolveu o primeiro jogo da famosa franquia Spyro, assim como suas sequências, publicadas pela própria Sony. Mas não para por aí, pois eles desenvolveram diversos jogos da franquia igualmente famosa Ratchet & Clank, além de Resistance. Desenvolveu também jogos com outras publishers, inclusive com o Xbox, onde desenvolveu o brilhante Sunset Overdrive.

A história de sucesso da parceria entre a Sony e a Insomniac voltou aos trilhos pouco antes da aquisição, com o Marvel’s Spider-Man, este que é o jogo de maior sucesso da história da PlayStation e após a aquisição, teve o também brilhante Ratchet & Clank: Rift Apart, além da tão brilhante quanto DLC standalone de Marvel’s Spider-Man, focada no Miles Morales. E o que mais impressiona nesses casos é a capacidade de lançar tantos jogos de alta qualidade em tão pouco tempo.

Os futuros projetos da desenvolvedora conhecidos são um total de três jogos, dois deles já oficialmente anunciados, ambos com IPs originais da Marvel: uma sequência de Marvel’s Spider-Man e um novo jogo do tão querido personagem Wolverine, que promete ser um jogo mais pesado e violento que os jogos do amigo da vizinhança. Mas ainda existe um terceiro projeto, sendo esse mais um dos jogos multiplayer já citados.

Polyphony Digital

Um dos mais antigos estúdios originais da Sony, que possui a mais antiga franquia e de maior sucesso de vendas levando em consideração toda a franquia. Desde o seu início, o estúdio desenvolveu apenas jogos de corrida, e de uns anos para cá, tem focado exclusivamente na franquia Gran Turismo.

A Polyphony é um dos poucos estúdios cujo trabalho está focado em apenas um projeto, e apesar de ainda dar um suporte considerável ao Gran Turismo 7, criando novas pistas e carros frequentemente, seu próximo projeto se trata de uma nova entrada da franquia. Então, para o futuro da Polyphony, podemos esperar um novo Gran Turismo, mas em breve veremos um pouco mais dessa clássica IP nos cinemas com um filme que lança em agosto.

Guerrilla Games

A Guerrilla Games é um dos estúdios que tem ganhado mais relevância dentro da PlayStation recentemente, tendo diversos dos seus funcionários assumindo funções de liderança na PlayStation Studios. Sediado em Amsterdã, o estúdio desenvolveu por muitos anos a famosa franquia de FPS futurista Killzone, e que hoje desenvolve a franquia Horizon, além de, claro, sua promissora Decima Engine.

Hoje, é sabido que a Guerrilla trabalha em três projetos distintos, sendo dois deles relacionado a franquia Horizon, um deles sendo a continuação da jornada da protagonista Aloy, este que pode ser o encerramento da franquia, e o outro se trata de um multiplayer estilo Monster Hunter que se passa no mesmo universo. O terceiro projeto ainda é um mistério, mas o que se sabe é que se trata de um projeto externo.

Naughty Dog

Hoje é provavel que a Naughty Dog seja tanto o estúdio mais importante da Sony quanto um dos mais importantes no mundo dos games. O incrivelmente talentoso estúdio tem uma história que está em grande sincronia com a PlayStation, antes mesmo de ser adquirida em em 2001. O estúdio foi responsável por desenvolver o Crash Bandicoot, este que até então era o mascote da PlayStation, criado para combater simplesmente o Mario.

Após idas e vindas, a ND foi adquirida pela Sony, o que a impossibilitou de trabalhar em novos jogos do Crash, que era uma IP que pertencia a Universal naquele momento. Isso fez com que a ND criasse um novo mascote para a Sony, e aí surgiu a franquia Jak and Dexter. Assim como ocorreu com Crash, a ND desenvolveu diversos jogos da franquia até que em 2007, a desenvolvedora embarcou em uma nova IP original: Uncharted.

O primeiro jogo da franquia pecava em muitos aspectos, mas era um jogo muito bonito visualmente para a época e parecia ser uma franquia promissora. O jogo recebeu algumas sequencias, estas que colocaram a desenvolvedora em um outro patamar na indústria, tanto por seu visual e jogabilidade incríveis que só melhoraram com o tempo, quanto por sua maneira de contar histórias de forma a tirar o nosso fôlego. Mas o estúdio não parou por aí e desenvolveu uma das franquias de maior peso na indústria: The Last of Us. Jogo esse que revolucionou tudo o que conhecemos como jogos em diversos aspectos e que hoje é referência na indústria.

O futuro da Naughty Dog

Após toda esta história de sucesso, a Naughty Dog é um dos estúdios que mais deixa as pessoas ansiosas quando se trata de futuro projetos, devido a sua certeza de qualidade acima da média. Hoje é de conhecimento público que o estúdio está desenvolvendo pelo menos três novos jogos, sendo um deles o primeiro jogo multiplayer do estúdio, que se passa no universo de The Last of Us e que prometer uma experiência multijogador com um grande foco na história.

O segundo projeto ainda é desconhecido, mas a grande possibilidade é que se trate de uma nova IP, dirigido pelo Neil Drukmann, diretor de Uncharted 4 e dos jogos da franquia The Last of Us. O terceiro projeto é ainda mais desconhecido, mas é sabe-se que o estúdio está atuando como uma forma de auditoria para outros estúdios menores em um novo e desconhecido projeto. É sempre bom ficar de olho no que a ND está fazendo, pois a história mostra o quão talentosos eles são.

San Diego Studio

A San Diego Studio é um dos estúdios que menos se falam ultimamente, mas isso não quer dizer que o estúdio está parado, muito pelo contrário. O estúdio é um dos que mais lança jogos, tendo lançado pelo menos um jogo nos últimos 19 anos, chegando a lançar até três jogos em alguns anos específicos. O estúdio foi formado em 2001 e tem como seu principal foco jogos esportivos, tendo lançado diversos jogos da MLB e até mesmo da NBA.

Desde 2006, a San Diego Studio tem lançado anualmente um jogo da franquia MLB: The Show e é provavel que o mesmo continue acontecente nos próximos anos, porém, algumas vagas de emprego indicam que o estúdio está trabalhando em um jogo de ação em terceira pessoa, algo que não é em si uma novidade já que o primeiro jogo do estúdio, The Mark of Kri, se tratava de um jogo do gênero. É um estúdio muito consistente e é uma boa ficar de olho no que ele pode estar preparando para a PlayStation.

London Studio

Outro estúdio que não é muito comentado, o London Studio foi criado em 2002, sendo uma fusão do Camden Studio e da Team Soho, é um estúdio que pode ser chamado de versátil. Os jogos desenvolvidos pelo estúdio não são tão famosos quanto alguns já citados, mas uma coisa que pode ser falada é que são diversos e criativos. O estúdio hoje está trabalhando em um jogo que definem como um multiplayer live service fantasioso de combate cooperativo. Um nome bem grande não é mesmo? Mas é tão autoexplicativo quanto.

PixelOpus

A PixelOpus era um pequeno estúdio da Sony, com cerca de 15-20 funcionários, mas que possuia uma grande criatividade, sendo responsável por desenvolver os jogos Entwined e Concrete Genie. Haviam diversos rumores e algumas comprovações que diziam que o estúdio estava desenvolvendo uma nova IP para o PlayStation 5, que diziam ser um trabalho em conjunto com a Sony Animation, porém, x foi anunciado que o estúdio estara sendo encerrado em junho deste, e seu possível projeto provavelmente foi cancelado. Uma triste história de um estúdio criativo que durou poucos anos, mas que nunca sairá da história da PlayStation.

Bend Studio

Um estúdio controverso da Sony, mas que sem dúvidas possui muito talento é a Bend Studio, e por que ele é controverso? Isso devido ao seu último lançamento, Days Gone, que apesar de ser um sucesso de vendas, saiu quebrado, o que gerou diversas críticas e um mal-estar com a própria Sony. Mas a sua história não se resume a isso.

Adquirida pela SIE em 2000, a Bend Studio teve como seu primeiro projeto para o PlayStation a jogo Bubsy 3D, um jogo que marcou época por ser um pouco bizarro, mas que abriu as portas para o estúdio criar a sua franquia de maior sucesso: Syphon Filter. Mas por muitos anos, o estúdio focou bastante nos games para os consoles portáteis da Sony até que em 2019 voltou aos consoles de mesa com o já citado Days Gone.

Apesar de todos os problemas, Days Gone é um jogo que possui muito mais qualidades do que defeitos, e hoje, em seu estado mais polido, é muito bom. E apesar de o diretor do estúdio ter saído por diferenças criativas com a própria Sony, o estúdio se encontra trabalhando intensamente. Sabe-se que o estúdio está trabalhando em uma nova IP AAA, que inclui multiplayer. Rumores indicam que possa ser um jogo da franquia MIB, outros que é um jogo ao estilo Metal Gear Solid em mundo aberto, mas só saberemos do que se trata mais a frente.

Media Molecule

Citei que a PixelOpus e a London Studios eram alguns dos estúdios mais criativos da PlayStation, mas acredito que nenhuma delas se compara a Media Molecule. Isso pois, diferente dos outros estúdios, a MM criou uma relevância muito grande, diferente dos outros estúdios citados.

O estúdio foi adquirido lá em 2010 pela Sony e foi responsável por criar uma das franquias mais carismáticas da Sony: Little Big Planet, além de Tearaway. Jogos simples, mas muito criativos, porém, a criatividade chegou ao seu maior patamar com o lançamento de Dreams em 2020. Dreams não era apenas um jogo e sim uma ferramenta incrivelmente poderosa capaz de criar jogos complexos dentro do próprio console.

Infelizmente a Sony não parece ter dado a devida atenção ao jogo, mas hoje ele possui um catálogo incrível de jogos criados por players, dos mais diversos gêneros e tamanhos. Dreams é um jogo único, e isso nos faz pensar no que veremos a Media Molecule trabalhando mais a frente. O projeto atual do estúdio se trata de um jogo multiplayer live servisce.

Housemarque

Uma das recentes e bem-vindas surpresas do console de última geração da Sony foi o jogo Returnal, desenvolvido pela Housemarque. O jogo impressionou pela sua jogabilidade super divertida e pela quantidade e variedade de partículas e efeitos em tela, mas isso não é em si um novidade para aqueles que conhecem a história do estúdio.

Adquirida pela PlayStation em 2021, um dos jogos que mais fizeram sucesso na história da Housemarque foi o Resogun, aquele típico jogo de navinha side scrolling, mas a parceria da Sony com a Housemarque se iniciou em 2007 e vem dando frutos até hoje. Com Returnal, o estúdio nos apresentou seu maior projeto até então, e após o sucesso de crítica, o estúdio parte para uma nova IP que promete ser ainda maior que o seu último jogo.

Firesprite / Fabrik

A Firesprite é um estúdio bem novo na indústria dos games, tendo lançado seu primeiro jogo lá em 2013, chamado The Playroom. The Playroom é um jogo onde os players interagiam com a PlayStation Camera do PS4. Trabalhou em poucos projetos mas se mostrou um estúdio talentoso quando se trata de jogo em realidade virtual. A prova disso foi o recente lançamento de Horizon Call of The Mountain, um dos mais impressionantes jogos de VR.

É um estúdio bem grande, aponto de terem adquirido outro estúdio para auxiliar em seus projetos. Projetos estes que são diversos, tendo hoje quatro jogos em desenvolvimento. O projeto de maior foco hoje em dia se trata de um jogo AAA narrativo de aventura, do qual dizem se tratar de um tipo de terror psicológico sci-fi “sombrio”. É possível que se trate de uma sequência de The Persistence.

Trabalha também em outro jogo AAA, neste caso sendo uma nova IP de ação. Além de uma nova IP AAA multiplayer e uma nova IP com foco em narrativa para mobile. São diversos projetos, com grande orçamento, o que mostra que a Sony possui uma certa confiança na capacidade do estúdio.

Nixxes

Mais um dos estúdios recém adquiridos pela PlayStation, a Nixxes tem um currículo invejável. Tendo trabalhado em diversas franquias gigantes como Tomb Raider, Deus Ex, Killzone, entre outras. Porém, se trata de um estúdio de suporte, cujo maior foco é portar jogos do console para o PC, uma das novas estratégias da Sony de alcançar um público maior.

Haven

Adquirido em 2022 pela PlayStation, a Haven Studios é um dos investimentos da Sony em estúdios novos. Este estúdio não tem projetos anteriores mas tem como uma de suas fundadoras a Jade Raymond, figura importante na indústria dos games, sendo uma das criadoras de franquias como Assassin’s Creed e Watch Dogs, e construindo estúdios como Ubisoft Toronto e EA Motive.

Sabe-se que a Haven hoje está trabalhando em uma nova IP AAA multiplayer, e pelo que se tem ouvido, parece se tratar de um jogo bastante promissor. Sobre o projeto, temos apenas algumas concept arts disponibilizadas, mas o projeto está a alguns anos em produção, apesar de possivelmente ainda estar em seu início.

Valkyrie Entertaiment

Assim como a Nixxes, a Valkyrie se trata de um estúdio primordialmente de suporte, que também trabalhou em algumas franquias famosas como InFamous, Twisted Metal e God of War. Porém, diferente da Nixxes, a Valkyrie também produz seus próprios jogos, como é o caso do “Guns Up!”, lançado em 2015. O estúdio está trabalhando em dois projetos, sendo um deles um jogo de estratégia e o outro se tratando de um jogo mobile.

Bluepoint Games

Já citamos que a PlayStation tem estúdios especializados em ports e suporte, mas além disso, faz parte da PlayStation Studios a Bluepoint Games, que se especializou ao longo dos anos na produção de remakes e remasters. Fundada em 2006, a Bluepoint lançou seu primeiro jogo, Blast Factor, um jogo de tiro para PlayStation 3. Só pelo nome, não é um jogo conhecido né? Mas foi suficiente para abrir diversas portas.

Se projeto sequente se tratou apenas de uma coletânea remasterizada da franquia Godo f War em 2009, seguida de versões remasterizadas de Ico & Shadow of The Colossus e Metal Gear Solid, em 2011. Em 2012, participou ativamente da produção do PlayStation All-Stars Battle Royale, além de remasterizações de diversas franquias como Flower, Titanfall, Uncharted e Gravity Rush.

Mas chegou ao seu ponto alto na recriação de Shadow of The Colossus e Demon’s Souls, que foram dois remakes que deixaram os jogos totalmente atuais e sem perder a sua essência. Todo esse portfolio de sucesso os levou a serem adquiridos pela PlayStation e hoje a trabalharem em uma IP AAA original. Resta esperar pra vermos o resultado de sua nova empreitada.

San Mateo Studio

Em relação ao San Mateo Studio, não tem muito o que se falar, se trata apenas de um estúdio de desenvolvimento interno e continuará atuando dessa forma, sem futuros projetos anunciados ou de conhecimento público.

Visual Arts

Este talvez seja um dos estúdios que você nunca tenha ouvido falar, mas te garanto que é um dos estúdios mais importantes. Tanto para a Sony, quanto para outros estúdios externos. Isto porque, como o próprio nome diz, é um estúdio especializados nas artes visuais. Ou seja, é nele que são feitos algumas das artes, animações, captura de movimento, entre outras coisas, que auxiliam todos os estúdios da Sony, e até mesmo estúdios externos como por exemplo a Capcom.

Além de ajudar com estas questões visuais, o estúdio ainda atua como co-desenvolvedor de alguns jogos e atua como estúdio de suporte. Mas diferente dos já citados, a Visual Arts hoje possui uma nova equipe de desenvolvimento, junto a PlayStation Malaysia e (apenas) a Naughty Dog. Esta equipe hoje está trabalhando em um novo projeto AAA.

Malaysia

Como citado acima, a PlayStation Malaysia está desenvolvendo um novo jogo junto a Visual Arts, e pode se dizer que ambos os estúdios atuam em frentes muito parecidas. A Malaysia também atua como um estúdio de suporte e co-desenvolvimento, além de ser especializada em arte e animação.

 

Savage Game Studios

A Savage Game Studios é um dos recentes adquiridos estúdios da PlayStation, mas que possui um propósito bem diferente dos outros. Enquanto a maior parte os estúdios trabalham hoje desenvolvendo jogos para o PS5, a Savage desenvolve especificamente para o público mobile. Hoje o estúdio está trabalhando em um jogo AAA mobile live service de ação.

Firewalk

O mais recente estúdio adquirido pela Sony, a Firewalk é um estúdio de jogos AAA que ainda não possui um único jogo produzido, mas que tem em sua equipe diversos membros de estúdios renomados como Bungie e Respawn. Hoje o estúdio trabalha em uma nova IP original multiplayer.

XDEV

A PlayStation hoje tem diversos estúdios próprios (first party) talentosos trabalhando em diversos projetos. Mas, ela nunca deixou de olhar para equipes externas em buscas de parcerias.

Vemos diversos projetos incríveis feitos por estúdios que não pertencem a Sony, mas que fazem alguns bons jogos exclusivos para o PS5. Esses são os caso de Final Fantasy, Silent Hill, entre outros.

Para criar essas parcerias com estúdios conhecidos ou até mesmo novos, a PlayStation cria diversas campanhas para ajudar a financiar projetos promissores por todo o mundo. Exemplos disso são o PlayStation Talents, que investe em jogos promissores na Espanha. O China Hero Project, que investe em jogos de estúdios chineses. Além do mais recente anunciado, India Hero Project, que atuara da mesma forma que os outros projetos na India.

A XDEV é o estúdio responsável por correr atrás dessas parcerias e auxiliar no possível para entregar bons jogos junto aos estúdios externos. De todos os estúdios da Sony, este é o que possui mais projetos em desenvolvimento. Muitos deles ainda não anunciados, mas com um número tão grande deles já anunciados.

De jogos anunciados, hoje o estúdio trabalha em pelo menos oito projetos, sendo eles:

Os trabalhos da XDEV

  • Rise of The Ronin, em parceria com a Team Ninja, sendo o projeto mais ambicioso da história do estúdio. A Team Ninja afirma estar trabalhado nesse jogo especificamente por pelo menos 7 anos, sendo um jogo de mundo aberto com um estilo oriental característico da Team Ninja;

  • Firewall Ultra, em parceria com a First Contact, o jogo é exclusivo para o PSVR2 assim como o primeiro jogo da franquia. É um jogo de tiro em primeira pessoa tático, multiplayer que utiliza diversas das novas funções disponíveis no novo headset de realidade virtual da Sony;

  • Stellar Blade, em parceria com a Shift Up, antes mais conhecido como Project Eve. O jogo tem uma certa semelhança com Bayonetta e aparenta ter um jogabilidade que mistura alguns elementos de Hack and Slash com Souls Like;

  • Death Stranding 2, em parceria com a Kojima Productions, é a sequência do aclamado Death Stranding. E claro, desenvolvido pelo Hideo Kojima que já é um chamariz e tanto. Assim como no primeiro jogo, o segundo vai ser desenvolvido utilizando a Decima Engine, que foi brilhantemente utilizada pela Guerrilla em Horizon Forbidden West;

  • Nova IP Original AAA em parceria com a Deviation Games, um estúdio formado por veteranos da franquia Call of Duty. Possivelmente será um FPS;
  • Convallaria, um projeto semelhante ao Destiny, mas com um estilo mais oriental, vindouro do China Hero Project;
  • Lost Soul Aside, outro projeto da China Hero Project, que tem grande inspiração em Devil May Cry. O projeto está a anos em produção e impressionou no seu início por estar sendo desenvolvido por uma única pessoa.

Uma menção honrosa…

Bungie

Há um bom motivo para ser uma menção honrosa. Apesar de a Bungie ser um estúdio incrivelmente talentoso e fazer parte da família PlayStation. O estúdio atua de forma independente e não faz parte da PlayStation Studios.

O renomado estúdio criador de Halo continuará dando suporte ao seu jogo de sucesso Destiny. Mas, vagas de emprego indicam que o estúdio trabalha em dois outros projetos, estes que possivelmente serão exclusivos da plataforma PlayStation.

Veja também:

Diablo IV – A experiência pós-lançamento do jogo

Brasil Game Show anuncia quatro shows da Video Game Orchestra

PlayStation anuncia promoção Grandes Jogos, Grandes Descontos

Sair da versão mobile