Resident Evil 4: Separate Ways – Review

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Someday love will find you. Separate Ways foi uma DLC presente no Resident Evil 4 original, que muitos achavam melhor que o próprio jogo. E após termos o remake do jogo original, a expectativa da DLC também ser refeita foi muito grande, até que no State of Play, ficamos sabendo que não só ela existe, mas que seria lançada na semana seguinte.

Finalmente tivemos acesso a expansão de RE4, que tem como foco o ponto de vista da Ada Wong, no decorrer dos acontecimentos do jogo original. Então, vamos falar um pouco sobre alguns dos aspectos do jogo…

resident evil 4 separate ways

Tem um enredo?

Bom, sendo um jogo single-player, é necessário que tenha algum enredo para nos motivar a continuar jogando, não é mesmo? Então sim, temos um enredo, nada muito elaborado, mas que ainda assim nos prende.

A Ada recebeu a missão de um dos vilões mais icônicos da franquia, Albert Wesker, cujo objetivo é coletar um objeto de valor, o Âmbar. E no meio desta missão, Ada descobre que um velho conhecido, Leon, também está neste mesmo local, com outra missão, mas que faz seus caminhos cruzarem.

E a história desta DLC se trata apenas dos desafios que encontramos no decorrer desta missão. Encontramos alguns inimigos mais insistentes, temos a presença do Wesker, mas não há em si um vilão principal aqui. A história se prende muito na história do jogo original, o que não é ruim pois funciona bem.

Mas como o jogo funciona?

Levando em consideração que você já tenha jogado a campanha principal do jogo, afinal, Separate Ways é uma expansão, em termos de gameplay, aqui é tudo igual. Literalmente. Enfrentamos em geral os mesmos inimigos, apesar de termos bosses diferentes.

As armas são diferentes das que utilizamos na campanha principal, mas em termos de jogabilidade, tudo é bem parecido. Mas apesar de todas as semelhanças, temos sim algumas novidades, porém, vamos falar primeiro do que se mantém igual.

Tudo aquilo que podemos fazer na campanha principal, andar, correr, nos agachar, mirar e atirar, golpear os inimigos quando possível, evadir ataques, aparar ataques por meio das facas etc. Literalmente tudo o que podíamos fazer na campanha principal com o Leon, também podemos fazer aqui.

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Mas como disse, o jogo tem algumas inclusões. Além das armas novas e seus novos acessórios, temos a inclusão de um grappling Hook, ou um gancho para aqueles menos familiarizados. Por meio dele, podemos alcançar alguns lugares que antes não poderíamos chegar. Além disso, podemos dar a ele novas funções como arrancar o escudo dos inimigos.

Os inimigos da campanha se mantêm, mas como disse, temos novos bosses. Visualmente eles são muito bons, em termos de gameplay também se diferem um pouco também, mas confesso que em relação a isso, fiquei um pouco decepcionado.

Se excluirmos uma boss fight específica, todas as batalhas contra chefes se resumem apenas em encher os inimigos de tiro, não importa onde. São basicamente esponjas de tiros, e isso não é algo que costumava ver muito na franquia. Geralmente os inimigos têm pontos fracos etc. Bom, isso não acontece aqui.

Veredito

Me levou cerca de quatro horas para finalizar esta DLC, e nesse tempo, em nenhum momento o jogo ficou cansativo. Por mais que ele não inove em muita coisa, é um conteúdo que está repleto de diversão.

Em termos de jogabilidade, temos tudo o que a campanha original oferece, mais algumas coisinhas. Visualmente, é o mesmo jogo, afinal, passamos pelos mesmos cenários da campanha principal, mas um pouco limitado. Tudo é igual, mas tudo é muito bom. Na minha opinião, Separate Ways é uma expansão bem competente, e apesar de simples, me trouxe muita diversão.

SPOILER: O jogo possui uma cena pós-crédito, que nos dá uma boa ideia do que nos aguarda. Mais especificamente, o próximo remake. E a presença do Wesker deve querer dizer alguma coisa, não acha?

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