Senua’s Saga: Hellblade II talvez seja um dos jogos mais aguardados para Xbox neste ano, porém assim como muitos outros jogos da nova geração, não oferecerá modos de gráficos alternativos, e sua taxa de quadros será fixada, sem opção para ajustes – exceto na versão para PC. Segundo Mark Slater-Tunstill, diretor de efeitos visuais, essa escolha visa criar uma experiência mais “cinematográfica”, comparável a filmes a 24fps. Essa explicação, no entanto, tem sido recebida com ceticismo por uma parcela significativa dos jogadores, para quem a fluidez de 60fps é um elemento essencial para uma jogabilidade moderna e imersiva.
Essa decisão ecoa a de “Starfield”, outro título de grande porte para Xbox Series X/S, que também teve sua taxa de quadros limitada a 30fps. Embora a Microsoft, proprietária da Ninja Theory, tenha anunciado “Hellblade 2” em 2019 com grande entusiasmo, essas recentes informações podem temperar as expectativas dos fãs, especialmente considerando a crescente demanda por desempenho gráfico superior nos jogos.
Ainda mais, a confirmação de que “Hellblade 2” será lançado em 21 de maio de 2024, exclusivamente para Xbox Series X/S e PC, por $50, e será digital-only, acrescenta camadas à discussão. A promessa de que o jogo oferecerá uma experiência de duração semelhante à do seu predecessor, cerca de oito horas, pode não ser suficiente para apaziguar as preocupações relacionadas à sua apresentação gráfica.
Adicionando combustível ao fogo, rumores sobre novos consoles de meio de geração, como um possível PS5 Pro e um Xbox mais potente, começaram a circular com mais intensidade. Estes rumores levantam questões sobre a sabedoria de limitar os jogos atuais a 30fps quando o hardware futuro pode suportar desempenhos muito superiores. A escolha da Ninja Theory parece especialmente questionável neste contexto, podendo desapontar jogadores que esperam que os títulos tirem pleno proveito do hardware mais avançado disponível.
Com a saída de Tameem Antoniades, co-fundador da Ninja Theory e diretor criativo, o estúdio enfrenta um período de transição que pode afetar a direção futura de seus projetos. Enquanto os fãs da franquia Hellblade aguardam mais informações, resta ver como essa estratégia de design específico se alinhará com as expectativas dos jogadores e as capacidades dos consoles da próxima geração.
A decisão de fixar a taxa de quadros de “Hellblade 2” a 30fps está claramente em desacordo com a tendência da indústria de buscar a máxima fluidez e imersão visual. À medida que a tecnologia de consoles evolui, as escolhas que restringem essa evolução podem não ser bem recebidas pela comunidade gamer, cada vez mais exigente em relação à qualidade e desempenho dos jogos.
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