O mundo dos games deu uma esfriada nas aquisições recentemente, mas o mundo dos rumores nunca dorme. Porém, desta vez, tivemos uma fonte um pouco mais palpável em relação a uma grande aquisição, saindo do ramo dos rumores para o de notícias.
A Reuters, que atualmente é a maior agência de notícias do mundo, publicou que a Sony estaria tentando adquirir a Kadokawa Corporation, embasada em duas fontes que, segundo a agência, são extremamente confiáveis.
E esta informação se confirma pois a própria Kadokawa se pronunciou posteriormente, confirmando a intenção da aquisição por parte da Sony. E toda a indústria ficou de olho nessa informação, afinal, tanto as ações da Sony quanto da Kadokawa cresceram bastante neste curto período de informação.
O mundo dos games ficou alvoroçado com a possibilidade de a PlayStation adquirir a From Software e possivelmente lançar seus jogos exclusivamente em sua plataforma. O que não seria uma novidade, visto que temos jogos como Demon’s Souls e Bloodborne cuja propriedade intelectual pertence, inclusive, a Sony.
Muito além dos games
Mas por mais que seja um ponto importante, afinal a From Software ganhou 2 jogos do ano nos últimos anos e está concorrendo a um terceiro com uma DLC, uma aquisição da Kadokawa Corporation vai muito além disso.
A Kadokawa também atua em diversas áreas do entretenimento, principalmente quando se trata da cultura oriental. Ela atua e possui IPs conceituadas em light Novels, mangás e até mesmo em animes. O que também liga um sinal de alerta.
A Sony atualmente é a detentora da Crunchyroll, o maior serviço de streaming de animes que temos, e já foi dona do finado Funimation. Além disso, é detentora da Aniplex, uma grande Publisher de animes, e a compra da Kadokawa poderia ser interpretada, inclusive, como um monopólio deste setor.
Obviamente, no âmbito dos games, seria uma aquisição gigante, pois daria a Sony controle de um dos maiores estúdios atualmente, com muitos jogos de qualidade em poucos anos, além de outros estúdios como a Spike Chunsoft e a Acquire. Mas essa aquisição seria muito mais estratégica, visto que também envolveria o mundo dos animes e até mesmo de marketing.
A Sony que foi atrás?
Depois de todas essas informações, que inclusive fizeram a bolsa de valores de Tokyo se pronunciar, surgiu um rumor de que não necessariamente a Sony que teria ido atrás da Kadokawa. Na verdade, o rumor que saiu dizia o contrário.
Segundo a Gameranx, conforme compartilhado no subreddit GamingLeaksAndRumours pelo usuário 4000kd, o shinobi 602 teoriza que isso pode ter algo a ver com outro acionista atual da Kadokawa, a Kakao.
Kakao, Kadokawa e Sony são todos conglomerados gigantes, com suas mãos profundamente em negócios diferentes. Ao contrário de Kadokawa e Sony, Kakao é da Coreia do Sul, e seu negócio principal é o KakaoTalk, um aplicativo de mensagens que é o número um em receita para iOS e Android em seu país de origem.
O escopo de negócios da Kakao inclui serviços bancários online, transporte, comércio eletrônico e, claro, entretenimento. E a Kakao Entertainment faz filmes e programas, e sim, eles produzem Kpop. Eles também são donos da plataforma original de quadrinhos online WebToon.
Um novo vilão para a história?
A Kakao não tem uma boa reputação, apesar do seu sucesso financeiro. Estamos falando de uma empresa cujo fundador estava envolvido em um escândalo de jogo desde o seu lançamento. Este ano, a Kakao está envolvida em um escândalo de manipulação de ações por sua aquisição hostil bem-sucedida da empresa de Kpop e entretenimento SM Entertainment.
Portanto, a especulação da 4000kd é muito bem fundamentada. A 4000kd compartilhou evidências de que a Kakao vem comprando lentamente ações de seu alvo japonês, a Kadokawa, desde 2020. Notavelmente, em 2021, a Kakao já conseguiu crescer e se tornar a maior acionista da Kadokawa.
4000kd resume seu ponto citando shinobi602 em seu comentário/opinião sobre toda a situação:
“Normalmente, as duas partes concordam com um preço de ação para um acordo. A Sony não vai acabar pagando qualquer valor que a avaliação da Kadokawa atingir.
O que eu quis dizer é que agora, se a Kakao quisesse fazer uma aquisição, eles teriam que desembolsar ainda mais dinheiro. Então, vazar isso intencionalmente pode fazer sentido.”
Mas e aí? Acha que essa aquisição pode rolar de verdade ou é mais um rumor, mesmo que desta vez tenha um fundamento? Diz o que acha aí nos comentários…
Veja também:
Deixar uma Resposta
Ver Comentários