Sony fez questão de manter exclusividade da trilogia de Final Fantasy VII

Final Fantasy VII rebirth

Um recente relatório do Washington Post esclareceu a situação da exclusividade da trilogia Final Fantasy 7 para os consoles PlayStation, confirmando o que muitos já supunham, mas que não havia sido oficialmente confirmado até o momento. Embora os detalhes específicos do acordo de exclusividade não tenham sido divulgados publicamente, o relatório indica que as esperanças de ver a trilogia no Xbox, pelo menos no futuro próximo, parecem ser mínimas.

Final Fantasy 7 Remake foi lançado originalmente para PS4 em abril de 2020, seguido por uma versão aprimorada, Final Fantasy 7 Remake Intergrade, para PS5 em junho de 2021, chegando ao PC seis meses depois. O recente lançamento de Final Fantasy 7 Rebirth para PS5 confirma a continuidade da exclusividade com a Sony, estando disponível exclusivamente no console da empresa por pelo menos três meses. Isso sugere que os jogadores de PC podem esperar um período relativamente curto até que o título esteja disponível para eles, diferentemente do PS4, que não receberá o jogo.

A exclusividade da trilogia Final Fantasy 7 é destacada como uma conquista significativa para a PlayStation, segundo o artigo do Washington Post. Christian Svensson, vice-presidente de conteúdo de terceiros e iniciativas estratégicas na Sony Interactive Entertainment, expressou que a exclusividade do console foi um desejo mútuo desde o início do projeto Remake. Ele relembra a geração do PlayStation original, quando a Sony Computer Entertainment buscava consolidar sua posição na indústria competitiva dos videogames, almejando conquistar os principais desenvolvedores de terceiros como a Square.

Essa estratégia de garantir acordos com desenvolvedores de terceiros permanece como um elemento fundamental para a Sony, influenciando diretamente a colaboração com a Square Enix em Final Fantasy 7 Rebirth. Svensson ressalta que Final Fantasy sempre foi um dos pilares principais nos consoles PlayStation e elogia a Square Enix por superar as expectativas elevadas de seus fãs e demonstrar as capacidades do hardware PlayStation.

O artigo também aborda as vantagens da exclusividade de console para Final Fantasy 7 Rebirth, segundo Yoshinori Kitase, produtor da franquia Final Fantasy. Kitase aponta que, sem a exclusividade para uma única plataforma, o mapa do mundo no jogo não seria contínuo e o design do jogo poderia ter sofrido regressões significativas.

Foi anunciado no último verão que Final Fantasy 14 seria finalmente lançado para os consoles Xbox em 2024, encerrando uma década de exclusividade nos consoles PlayStation. Embora o compromisso da Square Enix com os consoles da Microsoft seja visto como “realmente importante” por Phil Spencer, chefe do Xbox, ele não comentou especificamente sobre a possibilidade de Final Fantasy 7 Remake e Final Fantasy 16 chegarem ao Xbox, mantendo o foco no apoio da editora japonesa aos consoles da Microsoft.

Fonte: Video Games Chronicle

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