Bom, vamos direto ao ponto, analisarei aqui a versão do PC de Marvel’s Spiser-Man 2, mas será uma análise quase que estritamente sobre questões técnicas e sobre a comparação em relação a versão de PS5. Se quiser uma análise mais aprofundada em relação ao jogo em si, clique aqui para acessar a nossa review do jogo.
Mas caso esteja em dúvida em relação ao jogo, vou dar um breve resumo. Como o próprio nome diz, esta é uma sequência direta ao Marvel’s Spider-Man, jogo de 2018 desenvolvido pela Insomniac Games, que até foi lançado para PC a um tempo atrás.

No lançamento do PS5, tivemos um DLC standalone, no qual controlamos o Miles Morales, e neste segundo jogo, temos o controle tanto do Miles quanto do Peter. Juntos os dois vão precisar lidar com a ameaça de Kraven, o caçador, ao mesmo tempo que precisam lutar contra o Venom.
É um jogo muito bom, em nossa review, inclusive, damos ao jogo a maior nota possível, mas muito se discute sobre a qualidade do jogo. Ele, na minha opinião, é inferior ao primeiro jogo, mas muito acima de grande parte dos jogos que vemos no mercado. Porém, uma parte barulhenta da indústria discute bastante sobre o fato de a história do jogo ser fraca e ser muito pautada em certas agendas. Mas este não é um assunto para hoje…

É melhor que no PS5?
Bom, essa é uma pergunta que não faz tanto sentido se pensarmos em termos técnicos, não acha? No mercado, temos uma imensa variedade de placas de vídeo, processadores, e coisas do tipo, e se pensarmos no mercado high-end, podemos alcançar um poder bruto muito superior àquilo que encontramos no mercado de consoles de mesa.
Porém, nem sempre todo esse poder se reflete em alguns jogos. Uma coisa é certa, nos PCs é possível conseguir texturas de mais alta definição e resolução, uma taxa de quadros superior e algumas tecnologias que antes, eram possíveis apenas em computadores.

Ou seja, em Marvel’s Spider-Man 2, você vai encontrar com toda certeza gráficos melhores, em termos de resolução e texturas, a possibilidade de jogar ele em uma taxa de quadros acima dos 120hz. O Ray-tracing no PC também é consideravelmente superior ao que temos nos consoles, além de termos também os recursos de upscaling por IA da Nvidia e da AMD.
É claro, tudo isso depende da capacidade da sua máquina, mas existe um ponto a ser tocado também. Após iniciar os testes do jogo no PC, testei também a versão de PS5 Pro e as diferenças existem, porém, podem não ser tão perceptíveis assim quando comparado a versão mais potente do console da Sony.

Roda bem?
Como disse acima, para ter acesso a todas as melhorias presentes na versão de PC do Spider-man 2, é necessário levar em conta a capacidade de processamento da sua máquina. E disse também que, em alguns casos, todo esse poder não se reflete em uma melhoria considerável com relação aos consoles. E isso ocorre por uma simples questão: otimização.
Muitos jogos são pensados inicialmente para os consoles, que é onde se encontra a grande parte do público casual dos games. E por conta disso, a versão de PC acaba sofrendo um pouco em performance, pois, apesar de ter um poder superior aos consoles, a otimização acaba sendo inferior, fazendo com que os jogos não utilizem seu poder de forma ideal. Hoje em dia até se percebe uma mudança neste sentido, mas ainda assim este ponto existe.

Os jogos da PlayStation estão sendo portados para PC quase que exclusivamente pela Nixxes, um estúdio da própria Sony cuja especialidade são os ports. E em geral, ela tem feito um bom trabalho em lançamentos recentes, inclusive, fazendo um trabalho primoroso na versão remasterizada de Horizon Zero Dawn.
Mas infelizmente não é isso que ocorre aqui em Marvel’s Spider-Man 2. O jogo está sofrendo com uma enorme quantidade de problemas de performance, até mesmo nos computadores mais potentes, coisa que não foi observada nas versões de consoles (PS5 normal e Pro).

Atualmente possuo uma RTX 4070, que é a placa indicada para ser testada com as especificações e ray-tracing no alto, na resolução 2K, conforme indicado pela própria Insomniac Games. E bom, jogando da forma que foi recomendada, a taxa de quadros estava muito instável, com diversas quedas em momentos em que não parecem exigir tanto de processamento.
Outro problema muito constante no jogo são os “crashs”. O jogo simplesmente fechava sozinho em diversos momentos, e assim como as quedas de quadros, ocorre em momentos inusitados. No vídeo que soltamos em nosso canal, por exemplo, o jogo caiu no menu, antes mesmo de ter entrado no jogo.
Como se não fosse suficiente, temos alguns problemas gráficos também, principalmente em relação as texturas do jogo. Em diversos momentos, as texturas ficam “bugadas” ou simplesmente não carregam, entregando algumas cenas bizarras, e dependendo da cena, perdem totalmente o clima do jogo.

Afinal, vale a pena?
Olha, depois de testar o jogo no PC e comparar com a versão de PS5 Pro, e até mesmo a versão normal, vejo que temos muitos problemas que me afastam um pouco desta nova versão. Para quem nunca jogou, recomendo esperar um pouco por melhorias para adquirir o jogo.
Marvel’s Spider-Man 2 é um jogo sensacional, neste ponto, não existem dúvidas. Porém, o jogo está com todos esses problemas de performance atualmente que atrapalham, em especial o “crash” do jogo que é muito constante. E se está em dúvidas de qual versão adquirir, no momento recomendo a versão dos consoles que está bem mais “lisa”. Fora que no PC o jogo tem muitos loadings que a versão de PS não tem…
CUPOM “TEIOSO” – GARANTA 15% OFF NA COMPRA DE TODAS AS VERSÕES DE SPIDER MAN 2
Veja também:
- Chocolate Factory Simulator é um doce jogo – Review
- Nintendo Switch 2 é anunciado oficialmente
- O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim chega às plataformas digitais no próximo dia 19
- The Blood of Dawnwalker, de ex-diretor de The Witcher 3, recebe trailer de abertura
- Subside é uma obra de arte da simulação, infelizmente para mim – Review
Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no Twitter(X), Bluesky, no Instagram e no Threads.
Deixar uma Resposta
Ver Comentários