Desenvolvido pela Visai Games, uma pequena equipe de desenvolvimento do sul da Ásia, Venba está disponível para todos os consoles modernos, e conta a história de imigrantes indianos que foram para o Canadá na década de 1980.
Esta review é proporcionada por uma chave de review cedida pela equipe da Visai Games. Agradecemos gentilmente pela oportunidade!
Nem sempre a vida é apenas flores
Abusando da ousadia e ambição, Venba explora uma cultura que pouco é representada nas mídias, principalmente em jogos.
Sendo uma família indiana que imigrou para o Canadá, você irá controlar Venba, a mãe da família. Com ela, você irá descobrir a sua própria identidade. Você está em um ambiente que é pouco acolhedor para pessoas que não são brancas, e acaba vendo sua família deixando suas raízes para trás para se adaptar ao novo ambiente.
Uma história de amor e carinho que “te pega pela barriga”
O jogo começa em 1988, quando Venba e Paavalan, os dois personagens principais, estão discutindo logo após Venba acordar. Venba quer fazer seu marido Paavalan almoçar, enquanto Paavalan diz que ele vai pular o almoço para não incomodá-la.
Como Paavalan não é o melhor em cozinhar, Venba se levanta e vai direto para a cozinha. É aqui que começam as principais mecânicas de jogabilidade do jogo. Você estará fazendo idli, um bolo de arroz fofo de massa de lentilha.
Então, você estará embarcando em uma jornada de um misto de emoções, conclusão de puzzles e de reflexão.
A jogabilidade de Venba se casa com a narrativa
Você pode pensar que um jogo narrativo onde o foco é cozinhar pode ser bobo, mas definitivamente não é. O jogo consegue pegar todos os sentimentos que a narrativa quer passar, e transmitir também para a gameplay.
Enquanto você cozinha, você está sempre acompanhado de um livro de receitas de sua mãe. Entretanto, não é um simples livro de receitas. Nele, você pode entender o quanto ela sente saudade de seu lar e o quão difícil para ela é se adaptar nesse novo ambiente.
Há um grande momento de reflexão sobre um dia todos estarem longe de seus familiares. Seja porque você decidiu se aventurar em sua casa própria, em outro estado, país ou até mesmo após perder um familiar.
Você pode carregar com si um livro repleto de receitas que um dia você já cozinhou ao lado de seu pai ou mãe, mas nunca, jamais, aquela refeição será como quando você fez ao lado deles.
Os momentos, criam memórias, e são com as memórias em que nossos corações permanecem aquecidos. E definitivamente, tudo isso é transmitido no jogo. Mostrando da mãe de Venba até ela, e de Venba até seu filho Kavin.
Junto desses momentos cheios de reflexões, há também inúmeros diálogos que oferecem algumas escolhas, fazendo com que as conversas possam ter alguns rumos diferentes. Mas, ainda assim, levando toda a essência e alma dos sentimentos de Venba para o jogador.
Vale a pena jogar Venba?
Disponível no Xbox Game Pass e em todos os consoles modernos, Venba é uma experiência autêntica e original, que consegue trazer de fato um misto de emoções para o jogador.
Em um momento, você estará alegre ao conhecer toda a cultura indiana, desde a culinária, como outras práticas do dia-a-dia. Mas, em outros momentos, você estará sentado, com o jogo pausado e em um longo momento de reflexão.
Venba pode ser um jogo simples tecnicamente, que apela para a direção artística, trilha sonora que, para nós que não estamos acostumados com essa cultura (o que é uma pena) é simplesmente fantástica e para sua narrativa tocante. Mas, ele consegue ser um jogo quase que indispensável para quem gosta de uma boa narrativa.
É fato que ele foge do natural da narrativa que conhecemos hoje em dia. Há muitos jogos narrativos, como The Last of Us e Gears, que trazem uma épica jornada, momentos que envolvem laços familiares e percas. Mas, que apelam tanto para a originalidade, criatividade e que sabem conduzir a história como Venba fez. Não há nenhum!
Acho que não preciso dizer muito mais para expressar que, sem dúvidas alguma, se você é fã de excelentes narrativas, jogos relaxantes e originais, você precisa jogar Venba.
Deixar uma Resposta
Ver Comentários