Junho está chegando, e com ele, entramos oficialmente no mês da (não) E3, uma das melhores épocas do ano para nós, gamers. Todo ano temos diversos eventos recheados de jogos, muitos anúncios e um hype infinito.
Assim como tem acontecido nos últimos anos, teremos o Summer Game Fest, que nem sempre é bom, mas que pode guardar algumas surpresas. Eventos de publishers como Ubisoft, EA, Devolver, entre outras. Mas apesar disso, os olhos sempre estão voltados para os três grandes: PlayStation, Xbox e Nintendo.
A hora do Xbox brilhar!
A PlayStation já teve seu Showcase, que foi, no mínimo, decepcionante. Já a Nintendo, ainda não se tem muitas informações. Já o Xbox, é o mais promissor de todos, afinal, a quantidade de jogos anunciados (a milhões de anos, diga-se de passagem) é imensa. E é claro, ainda assim, sempre tem espaço para novos anúncios.
Então nós da Save State decidimos preparar uma lista com alguns (muitos) possíveis anúncios e atualizações de jogos já anunciados. E para deixar claro, esses jogos descritos se trata apenas de especulação, não temos nenhum acesso aos jogos que estarão no evento. Ah! E se tiver alguma opinião no texto que não seja a sua, não fique chateado, talvez não seja nem a do próprio site. Então, vamos lá!
Everwild
Anunciado a uma quantidade considerável de anos atrás, Everwild é uma nova IP da Rare, estúdio atualmente responsável pelo Sea of Thieves, mas também criadora de Banjo-Kazzoie, Battletoads, etc.
O jogo possui trailers bem bonitos, trazendo um visual cartum muito atrativo e mágico, remetendo as origens do renomado estúdio. Porém, no decorrer dos anos, o projeto passou por uns maus bocados, e por isso a demora para seu lançamento. Mas quem sabe finalmente vemos uma data?
Fable
Uma das franquias clássicas de RPG da Microsoft, Fable por muitos anos foi o carro chefe do Xbox, mas acabou sendo esquecido… Até a uns anos atrás. Fable foi anunciado com um trailer CG muito bonito, desenvolvido pelo mesmo estúdio de Love, Death & Robots (sim, não foi o estúdio do jogo)
O jogo está sendo desenvolvido pela PlayGround Games, a mesma responsável pelos competentes jogos de corrida da série Forza Horizon. Mas assim como Fable, o projeto está sendo bem conturbado.
Primeiro, pelo fato de ser um jogo que foge totalmente do conhecimento do estúdio, que se especializou em jogos de corrida. E segundo, por diferenças criativas com a própria Microsoft/Xbox, o que gerou alguns abandonos de líderes do projeto. Porém, o jogo está no forno a anos, e a chance de aparecer no evento é bem grande. PS: Já é quase confirmado que ele vai aparecer conforme publicação do Xbox.
Contraband
Este é mais um daqueles jogos cooperativos de mundo aberto, não que isso seja ruim, se bem-feito, pode ser muito bom. Desenvolvido pela Avalanche Studios (o estúdio de Mad Max, não o do Hogwarts Legacy), o jogo se passará na década de 70, no mundo ficcional de Bayan.
Não sabemos exatamente do que o jogo se trata, só tivemos um anúncio com um trailer em CG. E apesar de não termos tantas notícias do jogo como os dois anteriores, recentemente surgiu um rumor de que o jogo teria sido adiado internamente, levando seu lançamento para 2026.
Apesar de um adiamento quase sempre não ser coisa boa, não necessariamente é o caso de Contraband. E como não tinha data de anúncio, não vai fazer muita diferença, não é mesmo? Mas sim, se estava ansioso para jogar, pode demorar um pouco. Mas não significa que não veremos nada.
Hellblade 2 & Projetc: Mara
Apesar de ter sido anunciado a muitos anos também, diferente dos outros, este já temos um pouco de noção do que se trata. Sendo uma sequência direta do primeiro jogo que, curiosamente, surgiu como um exclusivo do PlayStation 4.
O jogo está sendo desenvolvido pela Ninja Theory, um estúdio bem promissor que entregou um bom jogo com o primeiro título, além de bons jogos como Enslaved, DmC e outros não tão bons como Bleeding Edge.
Tudo que vimos de Hellblade 2 parece visualmente muito impressionante, sendo um dos maiores parceiros atualmente da Epic quando se trata de demonstrações da Unreal Engine 5. Mas podemos esperar uma boa história do jogo, e (se Deus quiser) uma boa melhora na gameplay do jogo.
Além do Hellblade, o estúdio também está trabalhando em um jogo experimentou, chamado apenas de Project: Mara. Não sabemos bem do que se trata, mas visualmente é bem impressionante.
Ark 2
O famoso jogo do Vin Diesel brasileiro, Ark 2 é (obviamente) sequência do jogo de sobrevivência maluco de sucesso da Studio Wildcard. Comprar sua exclusividade foi uma cartada de mestre por parte da Microsoft pois o primeiro jogo é um dos jogos de sobrevivência de maior sucesso no mundo dos games.
Mas infelizmente a Microsoft não tem dado sorte, e a pouco tempo atrás, foi anunciado que o jogo teria sido adiado oficialmente. Mas assim como no caso do Contraband, nada impede que vejamos alguma coisa sobre o jogo.
Flintlock: The Siege of Dawn
Desenvolvido pela A44 Games e publicado pela Kepler Interactive, Flintlock: The Siege of Dawn é um dos jogos que possivelmente será lançado este ano para quase todas as plataformas, e chegando diretamente no Game Pass.
Flintlock não é um jogo de um estúdio super renomado ou cheio de projetos no portfolio, o único jogo desenvolvido pelo estúdio foi o Ashen, ex-exclusivo do Xbox. Mas isso quer dizer alguma coisa? Não. Apesar do curto repertório, pelo que vimos, o jogo promete ser no mínimo interessante, e este não parece que vai demorar muito para sair.
Grounded
Esse jogo já saiu a muitos anos, não é mesmo? Mas nada impede que tenhamos novos conteúdos em forma de alguma DLC. Grounded foi lançado bem cru, as conforme os anos foram passando, o jogo finalmente saiu do early acess e se tornou um jogo bem completo.
Caso não saiba, é um jogo de sobrevivência e atualmente é um dos bons, com uma temática no melhor estilo “Querida, encolhi as crianças”. O jogo é desenvolvido pela Obsidian, que tem vários projetos pela frente que já, já iremos comentar.
Persona 3 Remake
Por muitos anos o Persona foi uma franquia exclusiva do PlayStation, mas recentemente todos os jogos chegaram ao Xbox e ao Game Pass. E apesar de ser um jogo bem oriental e que provavelmente não fez tanto sucesso assim no console americano, a parceria da Atlus e do Xbox pode dar frutos.
Uma nova versão de Persona 3 tem sido noticiado nos últimos dias junto a possibilidade de o mesmo ser lançado diretamente no Xbox Game Pass. Será que vai ser exclusivo? Não sabemos, mas com certeza é um passo para inserir ainda mais o Xbox no mercado oriental, quase totalmente dominado pela Nintendo e PlayStation.
Jogo do Hideo Kojima
No último showcase do Xbox, no qual foi anunciado que todos os jogos sairiam no período de 12 meses (o que hoje sabemos que não rolou), o visionário Hideo Kojima colocou a cara no evento simplesmente para dizer “Estou trabalhando”. E se o cara falou, então está falado.
Muitos rumores e vazamentos indicam que o jogo se chamará Overdose, e que inclusive vazou uma gameplay a um tempo protagonizada pela Margareth Qualley, a Mama de Death Stranding. O jogo parece ser do gênero de horror e é descrito como um projeto baseado em Cloud.
Kojima certa vez falou que é o projeto mais maluco que já pensou e que apenas o Xbox topou investir. Só nos resta esperar para ver o que esta mente revolucionária vai nos proporcionar.
S.T.A.L.K.E.R 2
Um dos jogos mais promissores apresentados pelo Xbox, S.T.A.L.K.E.R 2 já teria sido lançado num mundo ideal. Porém, o jogo está sendo desenvolvido por um estúdio ucraniano que acabou sendo envolvido pela guerra com a Rússia.
Mas apesar de todas as dificuldades, o jogo desenvolvido pela GSC Game World dá as caras, e por conta disso, existe sim a possibilidade de o jogo aparecer no evento. S.T.A.L.K.E.R 2 é um jogo de terror e sobrevivência de tiro em primeira pessoa que se passa no mundo aberto de Chornobyl. A promessa é que o jogo lance esse ano, exclusivo de Xbox por pelo menos três meses.
Replaced
Outro jogo muito promissor apresentado pelo Xbox, Replaced é um jogo metroidvania em 2D com um visual que enche os olhos de qualquer um. Mas ainda não se sabe ao certo sobre sua qualidade, só jogando mesmo pra saber. Porém, é inegável que o jogo é muito (MUITO) promissor.
Gears 6
Um dos membros da trindade do Xbox: Halo, Gears e Forza. Já fazem quatro anos desde o lançamento do último Gears, que foi um bom jogo, mas que acabou ficando preso em uma fórmula “ultrapassada”.
Recentemente tivemos a informação de que a The Coalition estava trabalhando em um jogo experimental para “testar” suas habilidades na Unreal Engine, mas este jogo aparentemente teria sido cancelado para que o estúdio tivesse foco total no vindouro Gears 6.
Se esta informação for de fato precisa, existe a possibilidade de vermos o jogo no Xbox Showcase.
Perfect Dark
Um dos jogos mais hypados do Xbox justamente por ser desenvolvido por um dos estúdios mais hypados: The Initiative, um estúdio recém-formado cheio de estrelas. Porém, a empolgação não durou muito após ficarmos sabendo de todas as confusões interna e o desligamento de muitas dessas “estrelas”.
O jogo foi anunciado com um trailer em CG, como de costume, então ainda não temos ideia do que se trata, mas rumores dizem que se trata de um remake do jogo original, então provavelmente veremos um shooter em primeira pessoa.
Quanto ao estúdio, após todos os problemas, a Microsoft contratou a Crystal Dynamics para auxiliar a The Initiative, porém, parece que os papeis se inverteram. Então, agora temos a desenvolvedora de Tomb Raider no comando do desenvolvimento, e provavelmente reiniciando o projeto conforme alguns rumores. Vamos ver no que dá…
Indiana Jones
Mais um dos jogos a tempos anunciado, o pensamento mais comum é imaginar que se trate de um jogo estilo Uncharted, afinal, muito do jogo da Naughty Dog vem da inspiração no Indiana Jones. Mas não sabemos ao certo do que se trata pois vimos apenas um trailer em CG.
Porém, sabemos que o jogo está sendo desenvolvido pela Machine Games, estúdio da Bethesda responsável pela franquia Wolfenstein, especializada em jogos em primeira pessoa (como quase todos os estúdios da Bethesda).
É um estúdio que tem seus deslizes (como qualquer outro), mas que em geral entrega bons jogos e com ótimos momentos de ação, o que se casa muito bem com um jogo de aventura como Indiana Jones parece ser.
Avowed & Outer Worlds 2
Apesar de os dois jogos estarem juntos nessa lista, se tratam de jogos possivelmente bem diferentes, pelo menos em temática, mas que compartilham o mesmo estúdio. Conforme citamos mais acima na parte do Grounded, a Obsidian está trabalhando em mais estes dois projetos anunciados.
O Avowed é o mais avançado, logo, tem mais chance de aparecer, tendo inclusive vazado algumas screenshots ao longo do tempo. Se trata de um RPG em primeira pessoa, que se passa em um mundo fantástico, bem semelhante com Skyrim visualmente.
Já o Outer Worlds 2 se trata de um RPG no maior estilo Fallout, mas que se passa no espaço. O jogo ainda está bem no início de desenvolvimento, então é mais difícil de aparecer no Showcase, mas nunca se sabe.
Scalebound
Um dos jogos que mais causou choro para o público que é fã do Xbox, com razão por sinal, Scalebound era um jogo para o console da Microsoft feito em parceria com a Platinum Games. Porém, o jogo foi cancelado precocemente e não se sabe ao certo o motivo.
Mas rolaram rumores de que o projeto talvez voltasse ao desenvolvimento, coisa que a Platinum nunca escondeu ter o desejo. Se a Xbox ouviu os fãs e decidiu voltar atrás no projeto, e provável que vejamos um anúncio no Showcase.
Cyberpunk 2077: Phantom Liberty
Cyberpunk 2077 foi um dos jogos mais aguardados dos últimos anos, senão de todos os tempos, muito disso pelo incrível sucesso e inegável qualidade de The Witcher 3. Como não lembrar do momento “breathtaking” do Keanu Reeves no Showcase do Xbox? Mas quando lançou, o jogo foi inesquecível de fato, mas não no bom sentido.
O jogo foi lançado da forma mais problemática possível, trazendo algumas polêmicas como o jogo chegar em estado gold sem estar pronto, ou só enviar a versão de PC para testes e prometendo que todos os problemas estariam resolvidos no lançamento.
Hoje nós sabemos que não rolou dessa maneira. Mas ainda assim, o jogo foi um sucesso de vendas, apesar de todos os reembolsos solicitados. Porém, antes mesmo de seu lançamento, sua expansão já estava programada, chamada de Phatom Liberty. Um conteúdo adicional que sobreviveu a todo o caos. O mesmo não pode ser dito do multiplayer do jogo.
Já fomos apresentados ao novo conteúdo, que estrela mais uma vez um grande ator de Hollywood, Idris Elba. Assim como aconteceu com o jogo original que foi apresentado no evento do Xbox, é possível que vejamos mais detalhes no Showcase, apesar de o jogo já estar confirmado no Summer Game Fest. Existem rumores de que o jogo chegará aos jogadores já em agosto.
State of Decay 3
Mais um da lista de jogos anunciados a tempos, e se trata de um jogo mundo aberto de sobrevivência pós apocalíptica com zumbis. O primeiro jogo fez um certo sucesso que o rendeu uma sequência, que na época foi prometido um AAA, mas na prática não foi isso o que aconteceu.
Porém, novamente essa promessa foi feita, e este terceiro jogo parece ter um orçamento de fato AAA, mas pelo histórico, é melhor ver para crer. É provável que ele apareça pois, assim como muitos outros jogos desta lista, State of Decay 3 foi anunciado a muitos anos atrás em outro showcase.
Forza Motorsport
Temos mais um Forza a caminho e esse a presença é quase garantida pois já vimos até bastante do jogo. É bom deixar claro que se trata da linha Motorsport, ou seja, é um jogo muito mais simulador que o Horizon.
Ao que tudo indica, Forza Motosport estará entre nós ainda neste ano, então não seria nenhuma surpresa que ele desse as caras novamente no Showcase. Só nos resta esperar para ver novamente ou para ele chegar em nossas mãos.
Starfield
Outro jogo confirmado no evento, Starfield terá um Showcase próprio após o evento principal do Xbox. E neste evento é certeza que veremos o jogo, e que seja um jogo impressionante. Sem mais comentários.
The Elder Scrolls 6
O último jogo desta lista e o último dos precocemente anunciados (pelo menos nesta lista), e talvez, o mais precoce de todos. O jogo foi anunciado juntamente ao Starfield anos atrás e só entrará em pleno desenvolvimento após a finalização do jogo espacial da Bethesda.
Em outras palavras, estamos ainda a anos de termos o jogo em nossas mãos, e isso coloca muita dúvida se ele estará presente no evento. É provável que, caso esteja, vejamos mais um trailer em CG, o que na minha opinião não faz muito sentido, mas não tem muito o que fazer pois o nome fala por si.
Estamos a alguns dias do evento, que acontecerá no dia 11 de junho. Você está tão ansioso para este evento quanto nós aqui da Save State? Pode esperar que cobriremos cada detalhe dos eventos da (Não)E3 e isso com certeza inclui o Xbox Showcase.
Veja também: