Desde o anúncio do PS5 Pro, muitos jogadores demonstraram ceticismo em relação ao novo console premium da Sony. As críticas se concentraram na apresentação inicial, onde a diferença gráfica entre o PS5 e o PS5 Pro parecia mínima, somada ao preço elevado de 700 dólares e à ausência de um leitor de discos. A Sony ainda complicou a comparação ao exibir gameplays em janelas pequenas, o que, aliado à compressão do YouTube, dificultou ainda mais a percepção das melhorias visuais.
Hoje, no entanto, o canal especializado em análises técnicas Digital Foundry ofereceu uma comparação mais justa, utilizando o jogo Final Fantasy VII Rebirth para demonstrar o verdadeiro potencial do PS5 Pro. O título, que é um dos melhores exemplos de jogos da atual geração, foi muito criticado no PS5 padrão por apresentar uma imagem borrada no modo performance, enquanto o modo focado em gráficos oferecia maior qualidade visual, mas limitava o jogo a 30 fps.
Na análise da Digital Foundry, é possível perceber que a tecnologia de upscaling do PS5 Pro, batizada de PSSR pela Sony, traz uma melhoria significativa na qualidade visual, especialmente no modo performance. A diferença entre o PS5 normal e o PS5 Pro é gritante, com uma clara vantagem para o novo console, que exibe o jogo com muito mais nitidez e detalhes.
Embora a Sony tenha promovido o PS5 Pro como uma solução capaz de eliminar a necessidade de escolher entre desempenho e qualidade gráfica em alguns jogos, ainda há dúvidas sobre se todos os títulos conseguirão rodar a 4K e 60 fps de forma consistente, como sugerido.
Voltando à comparação da Digital Foundry, até mesmo no modo qualidade, ao comparar o PS5 normal com o PS5 Pro, a superioridade gráfica do novo console fica evidente, com mais detalhes e uma imagem significativamente mais nítida.
Confira a análise completa:
O PS5 Pro tem data de lançamento prevista para o dia 7 de novembro deste ano. Não há uma data oficial para o lançamento em território nacional.
Deixar uma Resposta