A EA Sports iniciou uma nova era para os jogos de futebol com EA Sports FC 24, o novo jogo que irá substituir a antiga franquia que, por parte da EA, teve sua licença rompida.
Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer a EA Brasil por nos enviar uma chave de review para EA Sports FC 24, na versão de PlayStation 5.
Veja abaixo o que achamos de EA Sports FC 24:
Uma renovação para a franquia de futebol da EA
Em meados de outubro de 2021 a EA Games compartilhou que sua franquia de futebol, EA Sports FIFA iria mudar de nome.
O motivo por trás disso era o custo da parceria que a EA tinha com a entidade máxima do futebol, chegando a custar U$ 150 milhões ao ano para a EA, o que sairia próximo da casa dos 770 milhões de reais na cotação atual.
Apesar da mudança ter sido em 2021, o contrato seguiu por mais um ano, resultando além do lançamento de FIFA 22 (que chegou em 2021), também em FIFA 23 (que chegou no ano passado).
Agora, uma nova era é marcada para a EA, e a grande dificuldade é conseguir manter a franquia no olimpo dos jogos de esportes, principalmente com eFootball recebendo atualizações massivas e UFL, GOALS e Man of the Match vindo no horizonte.
O Ultimate Team de EA Sports FC 24 foi repaginado
O Ultimate Team em EA Sports FC 24 foi o modo de jogo que mais recebeu um carinho da EA neste ano. Agora há um sistema de evolução de cartas, novas lendas, futebol feminino efpla PlayStyles.
Como ficou a inclusão de jogadoras no modo?
A princípio, a recepção dos usuários pela internet não foi das melhores (a maior parte entendemos o motivo), mas confesso que fiquei bem impressionado com a forma que isso funciona.
Seguindo a lógica, agora é muito mais fácil de conseguir bons jogadores em pacotes (apesar de também poder vir jogadores piores) e o entrosamento ficou ainda mais tranquilo.
As ligas femininas e masculinas não se entrosam, porém uma jogadora e um jogador que atuam no mesmo clube (Manchester United, por exemplo) irão se entrosar, além das mesmas nacionalidades.
Eu consegui fazer bons times mesclando jogadores e jogadoras. Inclusive, pude conhecer excelentes jogadoras que eu ainda não conhecia.
Evolução de Cartas
Na maior parte do tempo, você costumaria descartar inúmeros jogadores que você ganha em pacotes. Isto porque, nem todos são do nível que você deseja.
Agora com a possibilidade de você evoluir as suas cartas, ficou ainda mais interessante manter essas cartas no seu elenco. Isso deve ajudar não apenas para montar diferentes clubes, mas também para construir os DMEs.
Há algumas categorias de evolução no novo sistema, e cada um irá dar algum atributo específico para a cartinha que você escolher. Para evoluir, na maior parte do tempo, você não terá gasto algum.
Basta selecionar o jogador e cumprir algum requisito para receber a evolução de sua cartinha. Algumas evoluções também incluem mais de um nível, melhorando ainda mais a respectiva carta.
Vale notar que, algumas evoluções de “maiores portes” irão exigir o uso de coins ou FC Points. Mas, novamente, não é necessário.
A introdução do PlayStyles
O PlayStyles está sendo introduzido pela primeira vez em EA FC 24, e tem como objetivo tornar os atletas mais autênticos através de dados de jogadores do mundo real.
A EA dividou a novidade em duas vertentes, sendo PlayStyles, e PlayStyles+. O PlayStyles são habilidades exclusivas que tornam os jogadores mais únicos. E, o PlayStyles+ são habilidades de assinatura que apenas os jogadores de nível mundial possuem.
Iremos falar um pouco mais dele em outro tópico de nossa review.
Ações de Marketing
Pela primeira vez, a EA não gastou esforços em trazer reforços financeiros para o jogo. Com a licença da FIFA sendo deixada para trás, o marketing do jogo precisaria ser ainda mais forte.
Não apenas em divulgação, mas também em retorno monetário. A primeira semana do Ultimate Team em EA Sports FC 24 está repleto de pacotes promocionais relacionados a Nike, o que pode indicar que muitas outras coisas possam vir no futuro.
Outro grande exemplo disso foi ainda no FIFA 23, onde haviam as cartas “Heróis”, que eram inspiradas em personagens da Marvel. Essas cartas, aparentemente, irão continuar em EA FC 24.
Vale ressaltar também que, assim como deu uma polêmica “recentemente” com UFC 4, você verá o símbolo do “Amazon Prime” nos placares do EA FC 24, presente no Ultimate Team, Jogo Rápido entre clubes de ligas diferentes e ligas que não possuem scoreboard.
Modos de Jogo
Diferente de FIFA 17, que acrescentou o incrível modo The Journey, ou o FIFA 20 que recebeu o Volta Football, EA Sports FC 24 não adiciona nenhum modo de jogo que seja inédito na franquia da EA.
Apesar disso, ainda há boas mudanças nos modos já existentes, como o Pro Clubs, Volta, Modo Carreira e Temporadas.
Veja algumas dessas mudanças logo abaixo:
Modo Carreira Treinador
Finalmente o Modo Carreira Treinador recebeu mudanças significativas esse ano, fazendo com que você se sinta um verdadeiro manager.
A EA introduziu um sistema de gestão total do elenco, permitindo que você gerencie-o da forma com que bem entender. Você poderá contratar a sua própria comissão técnica, mudar a sua filosofia de jogo e mais.
Comissão Técnica e Conhecimento Tático
A comissão técnica é dividida entre departamentos, onde cada um membro estará designado a um departamento específico do clube. Eles farão parte do conhecimento tático do clube e do desenvolvimento dos jogadores do seu plantel.
Mais ou menos parecido com os olheiros, os membros da comissão possuem três níveis de conhecimento tático, e geralmente, os de nível superiores costumam também ser úteis em mais de um departamento.
Conforme você joga com a sua equipe, os membros da comissão irão receber XP que ajudarão a alcançar o próximo nível de conhecimento. O conhecimento pode aumentar os atributos dos jogadores naquele departamento específico.
Quanto maior o nível de conhecimento, mais atributos serão aumentados. Os treinadores do nível mais baixo podem aumentar até 3 atributos, enquanto os de nível superior podem aumentar até 9 atributos.
Os atributos que serão aprimorados irão variar da Visão Tática que você tem para aquela equipe em específico.
Visão Tática
A visão tática de um clube é basicamente a filosofia que você como treinador irá impor na equipe para registrar a sua marca.
São sete opções diferentes de filosofias táticas reais e autênticas como o Tiki-Taka, Contra-Ataque, “Park the Bus”, Gegenpressing e outros.
Qualquer uma das visões táticas presentes no jogo podem ser aplicadas a qualquer formação, podendo ser variada da forma que você achar que melhor irá funcionar para aquela partida em específico.
Vale ressaltar que, apesar disso, Há jogadores que se encaixam melhor em algumas visões específicas, e isso você poderá determinar através do Scout, para conseguir identificar quais são esses jogadores.
Isso se vem necessário não por culpa dos jogadores reais, e sim de seus atributos. Para um meio-campista jogar em Tiki-Taka, ele precisa ter um bom controle de bola e passes curtos, enquanto no contra-ataque ele precisará ter agilidade e aceleração.
Planos de Treinamento
Nos jogos anteriores, você podia ver quais jogadores estavam com Ritmo de Jogo, Moral e Resistência em dia, mas, agora, você também pode gerir isso.
Agora você precisa avaliar constantemente os jogadores para encontrar o equilíbrio perfeito entre o condicionamento físico e o ritmo de jogo. Caso eles não estejam em perfeito equilíbrio, você precisará ajudá-los o mais rápido possível.
Nos planos de treinamento de sua equipe haverá cinco opções de plano. Desde focados completamente em Ritmo de Jogo, até os que são focados em Energia.
Claro que, conforme a temporada avança e os jogadores recebem mais minutagem, você deve balancear o treinamento individual de cada jogador, para não ter um grande baque com o calendário extenso de clubes que estão em mais competições.
Preparativos pré-jogo
Outra grande novidade do Modo Carreira Treinador são os preparativos pré-jogo, onde você poderá ter um relatório do adversário minutos antes de iniciar uma nova partida.
Este relatório irá mostrar a provável escalação do adversário, assim como a sua visão tática, para você entender se é um time que abusa de contra-ataque, tiki-taka ou os outros inúmeros tipos de táticas presentes no jogo.
Se baseando na visão tática do adversário, há um treinamento que você pode realizar ainda antes de iniciar a partida, que irá permitir que você faça alguns jogadores treinarem ações específicas para desbloquear PlayStyles temporários para os respectivos jogadores naquela partida.
Dessa forma, seus jogadores estarão mais prontos do que nunca para o desafio que está por vir.
Momentos Dinâmicos
Os momentos dinâmicos são provavelmente uma das melhores adições do Modo Carreira desse ano, e ele está incluso tanto para o modo de treinador, como para de jogador.
Com os momentos dinâmicos você poderá viver o Ballon D’or, desfile de troféus em ônibus aberto e os prêmios de treinador e jogador do ano em um incrível evento de gala.
Apesar de ser uma incrível adição, há algo que devemos destacar. De fato, não faz sentido você ver o adversário desfilar com troféus em ônibus aberto, mas acho que faria sentido você assistir à todas as premiações de Jogador do Ano, Treinador do Ano e Ballon D’or.
Posso estar sendo equivocado em afirmar isso, mas eu acredito que isso não ocorra. Na minha primeira temporada como jogador, eu consegui o prêmio de Jogador do Ano, então a cutscene me ocorreu.
No ano seguinte, eu não fui premiado e não pude participar desse momento dinâmico. Então, não sei afirmar se caso você fique no top 3, você ainda não comparece ao evento, mas o que dá a entender é que esses momentos realmente só aparecem caso você ganhe os prêmios.
Modo Carreira Jogador
Assim como o Modo Carreira Treinador, o Jogador também teve mudanças significativas nesse ano, o que é uma grande surpresa.
Desde a adição dos Momentos Dinâmicos, até muitas outras coisas que fazem a carreira como jogador ser ainda mais imersiva.
Agentes
Em EA Sports FC 24, pela primeira vez, há a inclusão de agentes para o nosso jogador. Eles irão nos ajudar a moldar a nossa carreira ao longo das temporadas, comentando sobre nossas conquistas, perdas e negociando com os clubes.
Contratos mais reais
Agora o seu jogador terá um contrato muito mais condizente com a realidade do que era no passado. Geralmente, você irá receber 1 ou 2 anos de contrato, e terá algumas metas para cumprir até o final do contrato.
No fim de cada temporada o seu progresso será avaliado e o clube irá determinar se irá manter seu jogador no clube ou irá te “dispensar”.
Agora é possível escolher a sua equipe dos sonhos
Algo que sempre fez falta no FIFA foi a opção de escolher o clube para qual você queria ir, mas dessa vez isso foi adicionado.
Você poderá decidir qual será a sua equipe alvo para jogar no futuro, seja ele próximo ou distante. Após definir uma equipe como alvo, inúmeros objetivos serão traçados para seu jogador concluir naquela temporada. Caso concluído, você poderá se transferir ao clube.
O seu agente faz um papel muito importante nessa etapa, lhe ajudando a atingir esses objetivos através de alguns clubes trampolins que podem te auxiliar a conseguir bater as metas mais rapidamente.
Vale notar que, como os clubes possuem visões táticas diferentes, alguns clubes podem não necessitar de um jogador na sua posição ou seu estilo de jogo, além claro do orçamento. Então, talvez não seja possível se transferir naquele momento.
Caso você queira deixar tudo na mão de seu agente, tudo bem. Ele irá te recomendar equipes dos mais diferentes portes possíveis para você se transferir.
O salário do seu jogador está ficando mais útil
No FIFA 23 vimos a adição dos investimentos e compras que eram possíveis de ser feitas com o seu salário. Agora, também é possível negociar o seu contrato.
Não apenas de clubes que estejam interessados em você, ou em clubes que você queira se transferir no futuro, mas até mesmo o seu atual clube para uma possível renovação.
Essa é uma função básica e que já deveria ter nas versões anteriores, mas, como não tinha, é uma excelente adição.
Ainda é possível se transferir por empréstimo
Apesar de não existir mais a opção de pedir para ser Transferido ou Emprestado, essas opções ainda existem, mas de maneira mais orgânica.
Caso você não complete os objetivos dentro da duração do seu contrato, o clube irá te dar a opção de ser emprestado para outro clube. Caso você não aceite ser emprestado, e não tenha batido as metas, você deverá ir em busca de outro clube.
Desta forma, ficou ainda mais natural as transferências para outro clube, consolidando esse modo carreira como um dos melhores já feitos pela EA.
Você pode ser um jogador livre no mercado
O que já existia no Modo Carreira Treinador, agora também é possível na de Jogador também. Caso seu contrato expire e você decide não renovar com o clube, você pode acabar se tornando um Agente Livre.
Como você está livre, você irá receber um bônus no salário semanal. Essa também é uma novidade no modo e que, agora que temos ela em mãos, percebemos o quanto isso fazia falta.
Personalização do personagem
Assim como o Treinador recebeu algumas vestimentas novas, o seu jogador além de ter novas comemorações e chuteiras, também é possível colocar alguns protetores faciais e as tão desejadas tatuagens.
Os outros modos não receberam muita atenção
A EA acabou não dando muita atenção para os outros modos, já que geralmente, ela acaba a cada ano trazendo novas grandes adições para modos específicos. O Ultimate Team é sempre a exceção, e esse ano o Modo Carreira foi o premiado.
O maior destaque para os outros modos são o Cross-play, principalmente para o Pro Clubs, que agora é apenas Clubs, permitindo que você monte times com jogadores de todas as plataformas de nova geração. Há mais algumas mudanças aqui e ali no Clubs e Temporadas, mas acabei focando mais nos modos principais do jogo.
Nem tudo são flores
Infelizmente, nem tudo são flores, e isso já era de se imaginar. Uma das grandes críticas da comunidade é que agora as cenas de entrada nas partidas ficaram mais minimalistas.
Na nova geração não há as cenas da transmissão que exibem as escalações dos times, por exemplo. Até mesmo o hino da Champions League foi removido, e isso incomodou de verdade os jogadores.
Claro que, houveram muitos elogios às novas cenas que mostram as partes dos túneis dos estádios, os vestiários e muito mais. Mas, nada como ouvir um bom e velho “The Champions!”
As jogadas meta podem incomodar
Algo que há em grande escala no EA Sports FC 24 são as jogadas meta, como a “escadinha”, que consiste em correr até a linha final do campo e passar curto para dentro da área por dois jogadores, deixando o gol livre.
Ou então, após dar a saída de bola, sair driblando os jogadores adversários apenas segurando o R1/RB, uma nova corrida que permite um melhor manejo da bola.
Mas, há algo que eu li, e que faz sentido. EA Sports FC 24 não é o futebol virtual, e sim um jogo de videogame que retrata o esporte em suas melhores condições. As regras e forma de se jogar está ali, mas há coisas que precisam ser mudadas para o dinamismo. Assim como na vida real os treinadores precisam estudar o “meta” para aquelas ocasiões, você precisa estudar em EA Sports FC 24.
Um grande exemplo disso é que os toques de mão na bola são desativados por padrão. Já que, quando ativados, há constantes faltas por toque, o que pode incomodar severamente.
Ficamos de fora mais uma vez
Neste ano, fazem exatamente 10 anos que o Campeonato Brasileiro não aparece nos jogos da EA Sports. Mas, em EA Sports FC 24 é ainda pior.
Diferente do que acontecia de FIFA 15 até 23, ainda havíamos a “Liga do Brasil” no jogo, diferente do que acontece agora. Apesar de encontrarmos os times na Libertadores e Sul-americana (com jogadores genéricos), não podemos utilizá-los no Modo Carreira, por exemplo.
Algo que também se deve destacar é que, não só os clubes, mas a Seleção Brasileira Masculina e Feminina também não possuem seus reais jogadores, devido a problemas de licenciamento e direito de imagem com os respectivos atletas.
Então, apesar de termos Vini Jr., Neymar e companhia em seus clubes, eles não aparecem na Canarinha.
Vale a pena jogar?
Antes de mais nada, precisamos sempre deixar claro que valer ou não a pena é muito relativo, então entenda que uma review é apenas a minha opinião sobre o que consumi.
Eu venho fazendo parte da comunidade de FIFA desde 2013, jogando FIFA 14 no PC (e desde lá já tendo problemas com não ser a versão de nova geração do jogo). Então, acredito que tenho um pouco de credibilidade no assunto EA Sports FC 24.
Sou um grande fã do modo carreira, desde as épocas de rumo ao estrelato de PES, e ver o carinho que a EA deu esse ano ao modo faz com que eu tenha um apreço um pouco maior ao jogo.
Sem contar as grandes novidades que o Ultimate Team recebeu, como as evoluções e a chegada do futebol feminino mesclando com o masculino. Isso foi uma sacada incrível.
Dito isso, EA Sports FC 24 recebeu inúmeras novidades para o Ultimate Team e Modo Carreira, com auxílio do HyperMotionV as animacoes, físicas e atmosfera dos estádios ficaram ainda mais fiéis, e, apesar de ainda haver muitos bugs, esse é possivelmente o jogo mais polido da série em seu lançamento.
Se você é um amante de futebol e está em busca do jogo definitivo, esse é o jogo!
EA Sports FC 24 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch. Chave de review cedida pela EA na versão de PlayStation 5.
Deixar uma Resposta