En Garde! – Review

Desenvolvido pela Fireplace Games, En Garde! é um recém lançado indie disponível até então para PC, via Steam.

Com muitas lutas de espadas, sátiras e travessuras, você irá controlar a justiceira Adalia de Volador, e precisa se opor à tirania do Conde Duke.

Veja logo abaixo o nosso review de En Garde!, que só foi possível devido à uma chave de review cedida pela Fireplace Games.

En Garde! é uma deliciosa mini jornada espanhola

Em En Garde! é tudo muito simples, e você está apenas em uma mini jornada espanhola. O jogo irá te colocar para concluir 4 capítulos que duram em cerca de uma hora cada um.

Os capítulos consistem em explorar os belos cenários espanhóis, lendo arquivos que deixam a narrativa mais rica em detalhes, e enfrentar os inúmeros encontros de inimigos que você terá pelo caminho.

Colocando então, no fim de cada episódio, você para um verdadeiro duelo com o inimigo da respectiva fase.

O combate é inspirado por grandes jogos, mas tem o seu charme

O combate de En Garde! pode rapidamente ser conciliado à antigos jogos da franquia Assassin’s Creed, Batman Arkham e Spider-Man.

Consiste em você atacar seus inimigos, esquivar e acertar o botão no tempo certo para dar um parry em seu inimigo. Já no melhor estilo Sekiro, você precisará quebrar a sua guarda para poder dar um dano maior.

Mas fique atento, há alguns inimigos que possuem mais de uma vida, então pode ser um tanto quanto complicado derrotá-los.

Além de que há alguns que com o passar dos capítulos possuem habilidades diferentes. Como jogar bombas, utilizar armas diferentes ou então serem mais resistentes aos ataques de Adalia.

Humor na medida certa faz En Garde! ser um indie diferenciado

Apesar de ser relativamente curto, En Garde! tem todo o seu charme. O jogo é repleto de diálogos e piadas isoladas amarrados junto à narrativa central.

Tudo isso enquanto percorremos inúmeros cenários na Espanha, desde mercados à até cavernas em uma ilha com um precioso tesouro.

Além de adicionar também uma pitada de romance na jornada, no melhor estilo Zorro e Gato de Botas. Se você é um fã de filmes de espadachins, En Garde! é feito para você.

Um gostinho de quero mais

Dessa vez, não haverá um “nem tudo são flores”, mas sim “um gostinho de quero mais”. Tudo em En Garde! é colocado na receita na medida certa. Mas, isso acaba sendo um grande pecado.

Claro que devemos considerar que é um estúdio pequeno por trás de En Garde!, mas não posso negar que tudo o que envolve o jogo, desde o sotaque dos personagens, os belíssimos visuais e a rica trilha sonora faz com que eu apenas queira joga-lo mais e mais. Isso sem contar a grande interatividade que você pode ter com os cenários.

Você pode pegar itens e jogar em seus inimigos, derrubar jarros em cima deles, derrubar líquidos no chão para fazer seus inimigos escorregarem e muito mais.

Vale a pena jogar?

Não há muito mais o que falar sobre En Garde!. Bem, como eu disse anteriormente, é um jogo feito completamente na medida certa.

Devido ao escopo limitado do estúdio, eles acabaram tomando a certeira decisão de fazer um jogo contido, mas um jogo muito especial. Essa é uma das melhores e maiores (no sentido de grandiosidade) aventuras que pude ter nos games este ano.

Se você gosta de se aventurar pelo mercado de jogos indies, En Garde! é indispensável para qualquer um que gosta de um bom jogo de ação e aventura.

En Garde! está disponível no PC, via Steam. Nossa review foi realizlada com um cópia cedida pela Fireplace Games.

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,
pt_BRPortuguese
Sarah Bond diz que “nada mudou” após estúdios fecharem Ex-Tango Gameworks diz como era trabalhar no estúdio Diretor de Hi-Fi RUSH alfineta Microsoft