Assassin's Creed Nexus - Review

I've had my Quest 2 here gathering dust for a few months now, and with the recent release of Meta Quest 3, I thought it might be time to sell it as I've become very discouraged with VR recently. Too many games are just tech demos or develop around a specific gimmick and soon get bored. In my opinion, no VR game has yet surpassed the excellent Half-Life Alyx, which, although it also comes under the heading of a large part of the game working with a certain mechanic, I think that in the case of Half Life it works very well because that's how the series is known, as well as the way Valve works with its games, whether with Portal or Half Life 2 too.

I saw the release of Assassins Creed Nexus as just another game in this style, something very niche and that would be of little interest, as I thought the game would hardly provide a rich story or interesting mechanics, we received the game for review and my initial prejudice fell by the wayside.

A linear but satisfying experience

Assassin’s Creed Nexus apresenta uma proposta semelhante ao Assassin’s Creed Bloodlines do PSP no quesito de progressão, não espere um mundo aberto para explorar com centenas de side-quests e coisas para fazer, é um jogo contido, e talvez isso seja bem positivo dado o histórico recente da Ubisoft. Logo de cara o jogo te dá uma introdução sobre a Abstergo e um pouco da complexidade do mundo como de praxe. Logo somos transportados para a Veneza e controlamos o personagem mais icônico da franquia, Ezio Auditore, também temos a presença de Connor Kenway e Kassandra como personagens jogáveis. O jogo possui esses três personagens jogáveis e é dividido em 16 fases.

Who hasn't wanted to feel like Ezio?

Initially I was a little disappointed because I hadn't seen much of the game, so my first action was to try to see what was beyond the only open window in the room, when I came across an invisible wall, so I soon realized that the game was more limited than I expected, I started exploring the place, picked up some items, played with the physics and started the tutorial. The game teaches you the main mechanics such as stealth (which is very easy), how to assassinate using the hidden blade and the sword combat tutorial which is very simple, but works very well and the main one, Parkour, which is very simplified so that it works in VR and you don't have to jump around the house, basically you hold down a button, run to an edge and the character performs the actions, very similar to how it is in the main game.

I just wanted to jump out of the window =(

We then moved on to the second stage and I was faced with a more open landscape, which made me very excited. It's not huge, but exploring the village was fun and interesting, seeing the NPCs react to your presence.

Algo que me deixou bem impressionado foi o modo “Animus Scout” da mesma forma quando subimos em uma localidade alta e podemos sincronizar no jogo original, aqui fazemos algo parecido, porém usando o Animus Scout, temos uma visão aérea muito interessante em que todo o cenário que você vê abaixo fica parecendo uma maquete em miniatura, porém você ainda consegue ver os NPCs andando e a cidade “viva”, é o tipo de experiência que só o VR pode proporcionar.

I can assure you that this is very impressive in VR

Immersion and Exploration in Virtual Reality

O jogo foi testado utilizando o Meta Quest 2, com o lançamento do Quest 3, achei que o jogo estaria mais “feio” por conta do hardware inferior, porém me enganei, é um dos jogos mais impressionantes graficamente que joguei nativamente no Quest 2. Existem alguns problemas de textura não muito detalhadas em alguns modelos, porém no geral o jogo impressiona, mesmo no início na Vila Auditore a sensação de grandeza é estonteante.

some objects lack detail

Um problema muito frequente que eu vejo em muitos jogos de realidade virtual e que em alguns casos acontece em Assassin’s Creed Nexus, é a dificuldade em representar objetos em tamanhos que façam sentido com a realidade, desde uma cadeira que parece enorme, ou uma porta, pequenos objetos também como uma chave parecem ser muito grandes, entendo que talvez seja uma limitação em relação a precisão dos controles de movimento para alguns casos, porém acho que em alguns detalhes gerais alguns jogos poderiam trabalhar melhor esse quesito.

Thinking of All the Players

Em termos de acessibilidade, Assassin’s Creed Nexus tem algumas opções para prevenir enjôo e até mesmo para se você tiver medo de altura existe um modo em que o jogo cria um grid abaixo de onde você pisa para que seu cérebro entenda que ali ainda tem chão na vida real, além disso se você cair de uma altura muito alta o jogo coloca uma vinheta ao redor da sua visão para que você não tenha a sensação de estar caindo.

there's ground here, see?

A Barrier for Brazilian Players

VR ainda é algo que não é para todos os bolsos, principalmente levando em conta o cenário brasileiro. A própria Meta ainda não da suporte oficial ao Quest por aqui, na loja você só consegue comprar jogos pagando em dólar, portanto apesar da proposta do Quest ser de trazer a realidade virtual para mais pessoas, a Meta ainda precisa olhar com bons olhos para nosso país, por isso mesmo o maior ponto baixo de Assassin’s Creed Nexus seja o fato do jogo não estar localizado, nem com dublagens e nem com legendas, deixando a experiência ainda mais restritiva.

To sum up

Assassin’s Creed Nexus é uma excelente e divertida experiência em Realidade Virtual que me impressionou desde o início, é um dos jogos que podem servir de demonstração para uma pessoa que nunca experimentou VR e ela se sentirá impressionada. É uma ótima adição para a franquia Assassin’s Creed principalmente por ser um jogo mais linear, mas no meu caso isso foi um ponto bastante positivo.

Assassin’s Creed Nexus está disponível atualmente na loja da Meta por US$39,99.

My favorite games are visual novels.
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