Just Dance 2024 abraça o mundo digital – Review

Os tempos de brilhantina voltaram com Just Dance 2024, a nova versão do aclamado jogo de dança amado desde os consoles de sétima geração, como o PlayStation 3 e Xbox 360. Entretanto, o que antigamente era um tanto quanto arcaico, necessitando de PS Camera ou Kinect, a tecnologia agora está mais evoluída, e as formas de jogar mudaram.

Apesar disso, há outras mudanças significativas que aconteceram na indústria dos videogames que também impactaram Just Dance, e de uma forma relativamente ruim.

Confira o nosso review de Just Dance 2024, o novo jogo de dança da Ubisoft.

Just Dance 2024 abraça o mundo digital

Acabou a época em que íamos até uma loja física, adquiríamos uma mídia e apenas colocávamos em nosso console e éramos felizes. Com Just Dance 2024, tudo acontece de maneira totalmente contrária.

O jogo é uma espécie de expansão para um launcher já existente na store e que é gratuito. Ao adquirir o jogo, você recebe uma atualização nesse respectivo launcher. Com isso, as novas músicas são liberadas para jogar.

Caso você tenha adquirido a versão do ano passado, essas músicas estarão presentes no mesmo aplicativo, uma do lado da outra. Além das músicas do Just Dance+ que serão encontradas logo abaixo.

Isso pode acabar sendo um grande problema…

Com o fato de que agora o jogo é baseado em uma licença para um aplicativo gratuito, isso pode acarretar em alguns problemas.

No meu caso, compartilho a conta do PlayStation com um amigo de confiança, mas você pode estar compartilhando com algum familiar da sua própria residência. Caso seja o caso, saiba que ele não irá conseguir jogar.

Meu amigo tentou utilizar, e nem as músicas do Just Dance+, muito menos as base do Just Dance 2024 foram capazes de serem executadas. Isto, devido ao fato de que são apenas licenças para o conteúdo gratuito.

O que há de novo?

Just Dance 2024 não traz muitas novidades para a franquia. São 40 novas músicas exclusivas da nova versão do game. Além de um modo chamado “Workout Mode”, que é ativado a qualquer momento e substitui o “Sweat Mode” dos jogos anteriores.

O “Workout Mode” permite que você ative a qualquer momento um contador de calorias queimadas, além do tempo e a quantidade de músicas que você dançou.

Captura por @otaldomarcosh

A forma definitiva de se jogar Just Dance

O que antes era possível de ser jogado com o Kinect e PlayStation Camera, apesar dos dois aparelhos terem sido descontinuados, agora já não é mais.

A forma definitiva de se jogar Just Dance 2024 é através de um smartphone, seja ele Android ou iOS, através do aplicativo “Just Dance 2023 Controller”.

Apesar dessa forma funcionar sem nenhum tipo de problemas, ela não traz a mesma experiência dos anteriores. Isto porque só é captado os movimentos do braço em que você está segurando o smartphone.

Vale ressaltar também que essa conexão necessita da internet, então mesmo se as músicas estiverem baixadas no seu console, você ainda precisa da conexão para poder de fato dançar.

Vale a pena jogar Just Dance 2024?

Just Dance 2024 é um jogo que não inova, não renova e muito menos aprimora algo. É apenas uma nova versão do título que já conhecemos há alguns anos.

São boas opções de músicas, além de um visual lindíssimo, como sempre. Mas, acaba pecando quando entendemos que é totalmente necessário o uso da internet, e a precisão de seus movimentos não é a melhor possível.

O compartilhamento familiar do jogo também pode ser um grande problema, já que as licenças não passam para o seu companheiro (ao menos, não conseguimos). E, sinto falta de mais utilização da cooperação, talvez com amigos online.

Sem contar que o custo para se ter apenas músicas novas, não é algo que se vale a pena. Acredito que a Ubisoft deveria buscar uma repaginação para a franquia, trazendo um jogo de maior escopo novamente.

Just Dance 2024 está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

Veja também:

The Sims 4 revela a expansão “Aluga-Se”

Immortals of Aveum recebe atualização com New Game Plus e mais

Persona 5 Tactica recebe diário do desenvolvedor

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,
Portuguese
Portuguese
Portuguese
English
Sair da versão mobile