Após quase 30 anos de empresa, um novo rumor indica que Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment (vulgo PlayStation), estaria saindo do cargo. A informação veio por parte do Jason Schreier, um jornalista muito conceituado na industria.
BREAKING: PlayStation boss Jim Ryan is stepping down, two sources tell Bloomberg News.
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 27, 2023
A informação pega todos de surpresa, pois apesar de escolhas questionáveis, gerou uma renda absurda e um grande crescimento para a marca da Sony.
O atual CEO da PlayStation teve uma longa jornada dentro da empresa, começando lá em 1994 ajudando a estabelecer a empresa na Europa. Bom, não é nem necessário dizer que foi um sucesso, não é mesmo? Afinal, este é talvez o maior mercado da PlayStation atualmente.
Ele assumiu o cargo de CEO após Shawn Layden abandonar o posto. Mas foi marcado por sua falta de comunicação com o público, em contraposto do Phil Spencer que está sempre próximo.
Foi muito criticado por mover esforços dos estúdios da empresa para áreas dos quais os fãs da marca não aprovavam, mas ainda assim, seu sucesso, aclamado pelos fãs ou não, é inegável.
ATUALIZAÇÃO: A Sony acabou de confirmar a intenção de aposentadoria.
“Sony Group Corporation e Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciaram hoje que o presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, tomou a decisão de se aposentar em março de 2024, após quase trinta anos com o negócio do PlayStation. Ryan em sua transição, o presidente, COO e CFO do Sony Group Corporation, Hiroki Totoki, assumirá a função de presidente da SIE a partir de outubro de 2023. A partir de 1º de abril de 2024, o Sr. seu cargo atual na Sony Group Corporation. Totoki trabalhará em estreita colaboração com o presidente e CEO da Sony Group Corporation, Kenichiro Yoshida, e com a equipe de gerenciamento da SIE para ajudar a definir o próximo capítulo do futuro do PlayStation, incluindo a sucessão do cargo de CEO da SIE.
Jim Ryan juntou-se à entidade jurídica da Sony Interactive Entertainment com sede na Europa, a Sony Interactive Entertainment Europe (SIEE) — que era então Sony Computer Entertainment Europe — em 1994. Desde então, ocupou vários cargos seniores na empresa, incluindo Presidente da SIEE, Chefe de Vendas Globais e Marketing da SIE e Vice-Presidente da SIE desde janeiro de 2018, antes de ser nomeado Presidente e CEO da SIE.
Comentário de Kenichiro Yoshida
“Jim Ryan foi um líder inspirador durante todo o seu período conosco, mas nunca mais do que na supervisão do lançamento do PlayStation 5 em meio à pandemia global de COVID. Essa conquista extraordinária alcançada por toda a equipe da SIE tem sido continuamente desenvolvida e o PlayStation 5 está a caminho de se tornar o console de maior sucesso da SIE até agora. Sou imensamente grato a Jim por todas as suas conquistas. Respeitar a decisão de Jim de encerrar sua longa carreira na Sony me deixa com uma decisão importante em relação à sua sucessão, dada a importância do negócio de jogos e serviços de rede. Discutimos intensamente e determinamos a nova estrutura de gestão. Nosso objetivo é alcançar maior evolução e crescimento do Grupo Sony, trazendo ainda maior sucesso ao negócio de jogos e serviços de rede.”
Comentário de Jim Ryan
“Depois de 30 anos, tomei a decisão de me aposentar da SIE em março de 2024. Adorei a oportunidade de ter um emprego que adoro em uma empresa muito especial, trabalhando com ótimas pessoas e parceiros incríveis. Mas tenho achado cada vez mais difícil conciliar viver na Europa e trabalhar na América do Norte. Partirei tendo o privilégio de trabalhar em produtos que tocaram milhões de vidas em todo o mundo; O PlayStation sempre fará parte da minha vida e me sinto mais otimista do que nunca em relação ao futuro da SIE. Quero agradecer a Yoshida-san por depositar tanta confiança em mim e por ser um líder incrivelmente sensível e solidário.”
Comentário de Hiroki Totoki
“Gostaria de expressar minha sincera gratidão a Jim Ryan por suas excelentes conquistas e contribuições ao longo de sua carreira de 30 anos na Sony, incluindo o grande sucesso do lançamento do PlayStation 5. O negócio PlayStation gerenciado pela SIE é uma parte essencial do Grupo Sony. todo o portfólio de negócios. Trabalharei estreitamente com Jim e a equipe de gerenciamento sênior para garantir nosso sucesso contínuo e crescimento adicional. Também estou ansioso para criar o futuro emocionante do PlayStation e da indústria de jogos junto com todos na SIE e seus parceiros de negócios.”
Link da materia original.
Agora resta saber quem será responsável por este cargo no futuro, e como será o caminha da Sony PlayStation a partir deste momento. Alguma opinião sobre? Deixa aí nos comentários!
Veja também:
Brasil Game Show 2023 terá estande de 500m² da Ubisoft
Call of Duty MW2 e Warzone recebem temporada 6 nesta quarta (27)
Deixar uma Resposta