Confira neste texto um review completo de EA Sports FC 25.
O mais recente lançamento da aclamada franquia de futebol da EA foi lançado na semana passada: EA Sports FC 25.
Assim como sempre, a EA prometeu boas novidades em relação ao seu antecessor, aprimorando novamente o Hypermotion, adicionando o FC IQ, um novo modo de jogo chamado de Rush e mais.
Saiba logo abaixo se o jogo correspondeu com o que prometeu, ou se ficamos mais uma vez na clássica história de “ano que vem é o ano da mudança”.
Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer à Nuuvem, que nos auxiliou enviando uma chave de review.
Quais são as novidades de EA Sports FC 25?
Modo Rush
O modo Rush é uma das adições complementares de EA Sports FC 25. Ele está presente internamente em modos como Ultimate Team, Clubs, Jogo Rápido e até mesmo no Modo Carreira.
É uma experiência baseada em curtas partidas de 5v5 e em cada modo de jogo ele funcionará de uma forma diferente. No modo carreira, por exemplo, ele funciona como um torneio de base, para você ajudar a evoluir os jogadores da base e conhecer cada um deles.
FC IQ
O FC IQ funciona como uma revisão das bases táticas, fazendo com que haja um controle estratégico e movimento coletiva muito mais realista na equipe.
O IQ também é alimentado com informações reais de clubes do mundo inteiro, influenciando fielmente como cada time irá jogar, e também como cada jogador irá agir, devido à nova função dos jogadores, inseridas também no FC 25.
Modo Carreira
Agora, no modo carreira treinador e jogador, você poderá além de usufruir do futebol masculino, jogar também o modo feminino das ligas, tendo inclusive elas entrelaçadas no mesmo modo, fazendo com que como treinador você possa transicionar de um time masculino para feminino e vice-versa.
Você também poderá recriar as histórias de ícones do futebol no modo carreira jogador, além de escolher uma história base para o seu jogador original, ícone ou real.
Este é possivelmente o jogo que mais evoluiu da franquia em anos
A franquia sempre recebe algumas novidades anualmente, mas nunca são coisas que realmente fazem a diferença no seu gameplay. Com EA Sports FC 25 as coisas estão um pouquinho diferentes, e eu vou explicar para você.
Começando pelo FC IQ, onde você consegue ver de fato as equipes funcionando como elas funcionam na vida real, além de adaptarem às suas táticas em tempo real, algo que agora você também pode alterar utilizando o direcional do controle.
O modo que em minha opinião mais se destaca é a opção de Simulação, que você precisa ativar nas configurações de jogabilidade. Essa opção cadencia mais o jogo, deixando ele um pouco mais lento do que conhecemos os jogos da franquia EA Sports FC.
Com essa opção ativada, também veremos os efeitos de vento e efeitos climático, que irão impactar na sua partida com algumas adversidades. Com os efeitos de vento ativo, a trajetória da bola será alterada conforme indicada em cima do radar, onde é possível ver qual a velocidade e direção do mesmo.
Já com os efeitos climáticos ativos as coisas ficam ainda mais divertidas. Essa opção faz com que as condições climáticas afetem os jogadores no campo. Então, quando estiver chovendo, você verá jogadores escorregando com facilidade, a bola ficando lenta ou até parando em poças d’água ou então ela deslizando como ninguém em meio à neve.
Sem contar que o modo também fará com que as equipes saibam se portar em campo, casando com uma velocidade de jogo mais lenta, que cadencia mais os movimentos dos jogadores.
O modo carreira treinador de EA Sports FC 25
O modo carreira treinador recebeu algumas novidades substanciais este ano, trazendo um respiro para quem assim como eu adora o modo.
É claro que ainda está longe de chegar no que é o sonho de consumo de cada jogador do modo, mas estamos ao menos vendo uma evolução anual.
As novidades do menu da carreira
Apesar de parecer bobo, o visual dos menus foram completamente repaginados. Mas, isso não ficou apenas na estética e sim em algumas funcionalidades.
Já na primeira página vemos que abaixo há uma lista de tarefas, que te ajuda com algumas coisas importantes como o preparativo pré-jogo, e-mails, mensagens, criar táticas para seu time, gerenciar a base e mais.
A lista de tarefas é dinâmica e atualizada a cada dia conforme as necessidades são alteradas.
Outra novidade já pedida pelos fãs desde a época de The Journey era a adição das redes sociais no jogo. Sim, elas finalmente chegaram. Também na página inicial você pode acompanhar posts sobre títulos, resultados de partidas, próximos confrontos, notícias de transferências e entender se você está ou não bem recepcionado.
Inclusive, se acostume, pois Fabrizio Romano irá aparecer com frequência nas redes sociais comentando sobre as próximas contratações.
Futebol feminino
Até o ano passado havíamos a opção de utilizar uma treinadora para comandar a nossa equipe, seja um clube ou seleção. Agora, recebemos também o futebol feminino.
O modo treinador feminino possui 5 ligas licenciadas: Barclays Women’s Super League, Arkema Première Ligue, National Women’s Soccer League, Google Pixel Frauen-Bundesliga, Liga F, além da Women’s Champions League.
Todos os recursos presentes na carreira como treinador masculino estão presentes aqui, e as duas modalidades funcionam em paralelo, então uma treinadora (ou treinador) pode alternar entre clubes masculinos e femininos sempre que desejar.
Base
Agora a base abrange mais de 160 países, e irá buscar jogadores dos mais variados possíveis, desde suas origens ao estilo, muito por culpa da adição do FC IQ ao modo.
Com a atualização da base você conseguirá observar 4 posições simultaneamente, além das funções distintas de cada jogador.
O modo Rush também está fazendo parte da base no modo carreira, onde em forma bimensal você poderá disputar um torneio, pra entender como funciona o desenvolvimento de cada craque. Caso você vença esses torneios, os jogadores aumentarão substancialmente o seu desenvolvimento, atingindo mais rapidamente a meta.
O FC IQ também faz uso de Inteligência Artificial para baseado em algumas fotos conseguir reconstruir faces mais reais e jovens para os jogadores da base, deixando de ter sempre os rostos genéricos e parecidos.
Coletivas de Imprensa
As coletivas de imprensa também foram atualizadas, mesmo que sutilmente. As perguntas são baseadas nas escolhas táticas suas e de seus adversários, além das estatísticas da própria partida.
O sistema de moral também foi atualizado. Nos jogos anteriores o ideal era você sempre escolher opções positivas para deixar o moral sempre lá em cima. Agora, há um ponto certo para você deixar o moral de cada jogador.
Se você passar disso, bem, os jogadores podem acabar ficando confiantes demais, e você sabe como funciona o ego de um jogador. Então, não deixe chegar à esse ponto, pois até mesmo o clube pode não gostar.
FC IQ
Não irei me alongar muito quanto ao FC IQ dentro do Modo Carreira, mas é certamente um dos pontos mais importantes para você conseguir construir a sua equipe ideal.
Com o FC IQ inserido no modo treinador, você poderá dar funções para jogadores, combinando táticas de defesa, armação, ataque e mais. Cada modelo de jogo exige funções diferentes de seus jogadores, e cada jogador corresponde de uma forma à essas funções.
Para isso, a comissão técnica agora também impulsiona as funções que cada jogador pode exercer em campo, isso variando do conhecimento tático que o auxiliar precisa ter comparado ao jogador.
Como disse, é algo bem complexo e que os entendedores de táticas irão adorar explorar, mas resumidamente, é uma nova forma de você montar os seus times com uma flexibilidade e assertividade muito maior. Sem esquecer, é claro, que essa funcionalidade está aplicada também às equipes adversárias, complicando um pouco a sua vida.
Pontos de Início Ao Vivo
Essa é uma função que deixei pro final, pois até o momento não está disponível para ser utilizada. Mas, na prática, é uma função onde cada clube terá pontos de inícios reais, e você poderá reviver momentos da temporada.
Ao invés de começar uma temporada do zero, você pode simplesmente pular para um acontecimento do clube na vida real, inclusive com seu total de pontos, gols marcados, transferências, desempenho na copa, fase dos atletas, lesões, suspensões ou até mesmo deduções de pontos.
Essa função estará disponível também no carreira jogador.
As mudanças do modo carreira jogador de EA Sports FC 25
O Carreira Jogador recebeu algumas mudanças mas não tão significativas quanto o treinador, o que é uma pena.
História de Origem
A história de origem diferencia um pouco sobre como você irá começar a sua jornada no EA Sports FC 25. Você pode começar como um jogador prodígio, natural de uma família lendária no esporte; Um jogador que veio de origens humildes e se dedica para realizar seu sonho; Um atleta que sofreu uma lesão que o deixou fora dos gramados por um tempo, e agora deve retomar à sua melhor forma.
Há também a opção de iniciar como você sempre iniciou, escolhendo qual será a idade do seu jogador e moldando o nível de habilidade e personalidade. Mas, confesso que gostei da forma que a EA construiu as origens.
Carreira como Ídolos
Algo que, ao meu ver, é totalmente dispensável, é a carreira como Ídolos. Há algumas opções de jogadores históricos, como David Beckham e Ronaldo Fenômeno, e você poderá jogá-los nos momentos de seus auges.
Particularmente, não acho isso divertido, sempre gostei mais de ter meu próprio jogador em campo.
Personalização dos jogadores
Aqui é a cereja do bolo. Com o novo criador de personagens você pode criar jogadores extremamente mais realistas. Com a tecnologia Cranium, criada pela EA, você pode esculpir cada elemento do rosto do seu personagem.
Então, finalmente você pode fazer com que cada parte do corpo seja o mais parecido possível com o que você deseja. Sem contar nas opções de animações, que permite que você altere animação de voleios, jogadas ensaiadas, estilos de corridas e comemorações, todos com novas e boas adições para deixar o jogador mais à sua cara.
Vale a pena jogar EA Sports FC 25?
EA Sports FC 25 é tranquilamente o jogo que mais evoluiu nos últimos anos na franquia. Não vou conseguir afirmar se chega a ser o que mais evoluiu nos últimos 10 anos, mas nos últimos 5 anos sem sombra de dúvidas.
A adição de coisas como o Cranium e o FC IQ, além do Modo Simulação, fazem com que o jogo seja tanto visualmente quanto em jogabilidade completamente diferente. Os diferentes clubes sentam em diferentes táticas, se adequam aos momentos e possuem rostos muito mais reais, desde jogadores da base até jogadores que não foram escaneados na vida real.
A mudança da forma com que a base e a coletiva de imprensa funcionam no modo carreira também deixa as coisas um pouco mais naturais e objetivas, aumentando um pouco a sua imersão e retirando aquela sensação de você estar fazendo algo repetitivo e sem alma.
Não cheguei a comentar sobre o Ultimate Team neste review por ser o modo que eu praticamente não encostei esse ano, mas acredito que também tenha tido boas mudanças para os fãs, afinal, é o modo que a EA mais preza no momento.
Se você gosta de um jogo um pouco mais cadenciado, realista e era um grande crítico às faces não escaneadas e da base dos jogos anteriores, a EA pode finalmente ter acertado a mão para o que você desejava.
EA Sports FC 25 já está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch. Não podemos de deixar de agradecer a Nuuvem novamente, pela parceria de sempre com o nosso site e excelentes descontos aos nossos leitores.
Veja também:
- Debtors’ Club é mais um competente e original projeto da mecagames – Review
- Nintendo solicita remoção do emulador Ryujinx
- Dead Rising Deluxe Remaster é incrível mas peca nos erros já conhecidos – Review
- Funko Fusion decepciona os fãs dos jogos da franquia LEGO – Resenha
- Space Marines 2 é um jogo muito completo, mas que falha no básico – Review
Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no Bluesky, no Instagram e no Threads
Deixar uma Resposta