O rei e a rainha lhe enviaram para reivindicar sua própria terra e estabelecer o seu próprio reino. Este é Fabledom, um jogo ambientado em um mundo idílico de conto de fadas, onde você precisa construir a cidade ideal para relaxar.
Ainda em acesso antecipado, e recebendo constantes atualizações, Fabledom lhe joga nestas terras desconhecidas com alguns camponeses. Conforme você vai crescendo o seu reino, você irá colocando moradias, estradas, produções de alimentos e mais.
Em um dia, tudo é mato, e no outro, você tem um reino de invejar qualquer um.
Fabledom pega nas suas mãos, mas lhe deixará livre
É comum que em construtores de cidades você se sinta um pouco perdido, não sabendo exatamente o que fazer, ou como resolver um certo problema. Mas em Fabledom, apesar de você ser livre, há uma certa condução.
Tudo é muito intuitivo, e há tutoriais de bom tom que ajudam você a se localizar em meio à essa jornada. No início, os tutoriais acabam sendo uma luz no túnel para você, e após uma ou duas horas, eles se tornam um diário de missões.
Fabledom consegue fazer o jogador entender o propósito e o rumo de forma orgânica. Enquanto nos primeiros minutos eu estava completamente perdido, em algumas horas eu já entendia que o inverno estava se aproximando, e eu precisava correr para produzir meus alimentos e minerar carvões para os moradores se aquecerem.
O conteúdo é vasto mesmo em acesso antecipado
Fabledom ainda não é um jogo completo, mas ainda assim, há um vasto conteúdo. Por exemplo, cada reino tem seu monarca, e cada um deles tem suas próprias personalidades, missões e recompensas para dar ao jogador.
Você é capaz de cortejar esses monarcas, após ter um certo nível de relacionamento. Mas, antes de conhecer esses monarcas, é necessário que você construa uma Guilda dos Mensageiros e envie os mensageiros até os outros reinos. Então, eles lhe darão informações do respectivo reino.
Mas, um detalhe que mostra que o acesso antecipado ainda tem muito a receber é algumas das funcionalidades que ainda não estão disponíveis. Duas delas são as possibilidades de você espionar ou declarar guerra com o monarca de um reino vizinho.
Enquanto o que já têm disponível são inúmeras opções de construções, como os condomínios, estalagem, padaria, fazendas de trigo e vegetais, moinhos de vento e mais.
Cada um deles tem suas próprias funcionalidades, são essenciais e trabalham em harmonia. Sem uma padaria você não terá pão, mas para fazer o pão você precisará de farinha, que é feito com o moinho de vento através de trigo coletado pela fazenda.
Pode parecer algo muito complexo, mas pelo contrário, é super intuitivo e faz a progressão de Fabledom ser autêntica e consistente.
Fabledom é um jogo muito promissor
Ainda há um bom caminho à ser trilhado pela Grenaa Games com Fabledom. Mas, isso é normal, o jogo entrou em acesso antecipado há quatro meses, e a quantidade de conteúdo no jogo já é muito vasta.
O jogo é mais original do que pode parecer. Se trata sim de um construtor de cidades sandbox, mas ele possui um mundo de conto de fadas – existem porcos com asas! – e um visual que mescla o cartunesco com gráficos de alta definição.
Mesmo em acesso antecipado há mecânicas que mostram que o futuro é promissor: Você precisa cuidar da economia e dos recursos. Sem contar da necessidade de se relacionar com outros monarcas que é essencial para construir o seu reinado.
Fabledom me ofereceu boas horas de diversão, e também me ajudou a relaxar. Acredito que a Grenaa Games está no caminho certo, e no futuro irei retornar ao jogo e trazer o meu veredito final.
Fabledom está em acesso antecipado no Steam.
Deixar uma Resposta