Leia neste texto o nosso review de LEGO Horizon Adventures.
Após quase dez anos dos jogos LEGO serem desenvolvidos pela TT Games, conhecida anteriormente como Traveller’s Tales, a LEGO decidiu que abriria mão da exclusividade com a desenvolvedora, expandindo a marca não só para outras desenvolvedoras, mas também para outros gêneros.
Isso acabou sendo demonstrado inicialmente em LEGO 2K Drive, que chegou em 2023 com a promessa de uma experiência diferenciada para os amantes dos mundos de bloquinhos, entregando um jogo de corrida em mundo aberto.
Já em 2024 todos foram pegos de surpresa – ou nem tanto, já que muitos rumores já apontavam – com uma parceria da LEGO com a PlayStation, levando a franquia Horizon, que já possui títulos como Zero Dawn, Forbidden West e Call of the Mountain, para o universo LEGO.
A parceria muito provavelmente se deu ao fato de que em 2022 a PlayStation lançou em conjunto com a LEGO um set do pescoção de Horizon Forbidden West, e muito provavelmente houve um bom retorno financeiro.
Mas será que LEGO Horizon Adventures, que diferente de 2K Drive segue a fórmula clássica dos jogos LEGO, consegue manter o legado da TT Games e oferecer um bom jogo? Descubra no nosso review.
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR LEGO HORIZON ADVENTURES NO MELHOR PREÇO!
LEGO Horizon Adventures é uma reimaginação de Zero Dawn e Forbidden West
Enquanto jogos como LEGO Star Wars, LEGO Indiana Jones, LEGO Harry Potter e outros acabam seguindo à risca as histórias de filmes, inclusive replicando inúmeras cenas, LEGO Horizon Adventures oferece aos jogadores uma nova abordagem à história que já foi contada anteriormente nos dois jogos principais da franquia.
Inicialmente você irá controlar Aloy, a personagem principal da franquia, que foi encontrada em uma gruta ainda bebê por Rost, o seu pai adotivo, e ela traça o objetivo de descobrir qual é sua origem, no entanto há um mal maior que pode atrapalhá-la nessa jornada.
Aloy irá precisar desbravar inúmeros cenários, destruir máquinas corrompidas e os Devotos do Sol, que desejam viver em um mundo sem sombras ao apoiar seu chefe Helios e um demônio digital chamado HADES. Entretanto, enquanto toda essa história é contada em cerca de 50 horas na soma dos dois jogos principais, LEGO Horizon Adventures tenta contá-la em cerca de 6 à 8 horas.
Um visual nunca antes visto na franquia LEGO
The LEGO Movie: Videogame foi o primeiro jogo a oferecer não só os personagens, mas os cenários também construídos em LEGO, e Horizon Adventures segue o mesmo molde. Entretanto, devido à algumas circunstâncias, como a geração de consoles e dez anos de diferença para o primeiro jogo, era quase que óbvio uma evolução visual.
Além dos visuais de LEGO Horizon Adventures serem impressionantes devido ao uso de Ray Tracing e Unreal Engine 5, também devemos pontuar o quão incríveis são as animações dos personagens, sejam durante o gameplay ou nas cinemáticas. Toda a questão visual do jogo acaba deixando de lado o que seria um videogame e abraçando completamente os brinquedos LEGO, de uma forma que brilhe os olhos e deixe tudo confortável para o jogador.
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR LEGO HORIZON ADVENTURES NO MELHOR PREÇO!
LEGO Horizon Adventures possui um carisma único
Horizon sempre foi uma franquia pé no chão no que se propõe, com uma narrativa profunda e em inúmeras vezes dramática, sem ir muito pro lado do humor, tirando pelo fato de haver um ou outro personagem mais marcantes devido ao seu carisma. Entretanto, LEGO Horizon Adventures aborda isso no melhor estilo LEGO.
Aqui todos os personagens estão sempre fazendo piadinhas, cutscenes com um tom de humor acima do normal e até mesmo Erend que desde pequeno é amante das iguarias do Velho Mundo e está em busca do segredo do Monte Rosquinha.
Aqui Varl também é um personagem mais desengonçado, se atrapalhando em inúmeros momentos durante a jornada, e principalmente sendo um tanto quanto preguiçoso, por exemplo quando ao invés de ir atrás da Flor de Metal, ele prefere ficar na piscina tomando um suco refrescante.
Para a franquia Horizon, é uma certa descaracterização de cada um dos personagens, mas consegue atingir com maestria o público que está chegando agora na franquia e está conhecendo ou já conhecia os produtos LEGO, e principalmente quem já jogou os dois jogos principais, por ser algo mais descontraído e casual.
Um gameplay que deixa muito a desejar
A franquia Horizon nunca teve como ponto forte o combate, sendo extremamente criticado no primeiro jogo e tendo uma melhoria significativa no segundo jogo com a adição de uma mobilidade mais vertical através do gancho e planador, além dos inúmeros combates que foram adicionados ao jogo.
Entretanto, por se tratar de um jogo mais simples, era de se imaginar que isso aconteceria com LEGO Horizon Adventures. Enquanto você joga com Aloy você fica 95% restrito ao combate com o arco, tendo como alternativa alguns barris explosivos disponíveis no cenário ou algumas habilidades ativas que você pega por fase em baús.
O maior problema disso é a repetitividade do jogo, já que os cenários são em sua maioria muito parecidos, exceto quando você avança o capítulo (no total são 4), e você apenas precisa derrotar algumas hordas de inimigos até chegar na fase final onde uma máquina gigante precisa ser derrotada.
Vale a pena jogar? Qual o público do jogo?
Se você é um amante dos jogos da franquia LEGO, saiba que esse pode ser o pior jogo da franquia. Muito da essência que há nos jogos passados não são encontrados aqui, nem mesmo os trechos de quebrar itens para construir algo diferente há aqui.
Horizon Adventures é um jogo extremamente simplificado em todos os detalhes, menos no visual e diálogos, que são um show à parte. Espere um jogo com foco total para o público infanto-juvenil, que deve se divertir com as piadas e conversas dos personagens, não sofrer muitas dificuldades com o gameplay e principalmente passar horas se divertido pelos Ermos.
Quando digo horas se divertindo, é algo na faixa de 15 horas de jogo. Afinal, são cerca de 6 a 8 de campanha principal mais algumas possibilidades adicionais como você personalizar o vilarejo do Coração da Mãe, construindo estabelecimentos, personalizando os já existentes e até mesmo passeando pelo guarda roupa de skins, que inclusive desviam do universo Horizon acrescentando skins de Ninjago, City, Amusement além do Village para a personalização do vilarejo.
Após a conclusão da campanha principal haverá também a possibilidade de derrotar as máquinas Alfas, trazendo um desafio um pouco maior para sua jornada.
Por fim, é isso que LEGO Horizon Adventures têm a oferecer para os jogadores: Uma narrativa concisa de Horizon, uma jogabilidade extremamente simplificada focando nas crianças e visuais impressionantes para jogos LEGO.
Veja também:
- Infinity Nikki é um cozy game surpreendentemente bom (e gratuito)- Review
- Elon Musk critica Avowed e gera treta com diretor de arte do jogo
- Let’s Sing 2025 – Review
- Season: A letter to the future é uma experiência memorável – Review
- Testamos a DLC colaborativa de Stellar Blade e NieR Automata! – Resenha
Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no Twitter(X), Bluesky, no Instagram e no Threads.
Deixar uma Resposta