Palia – Preview

Tivemos a oportunidade de jogar o beta fechado de Palia, um MMO free-to-play cozy game onde os jogadores podem construir sua vida e casa ao lado de seus amigos. E, hoje, iremos trazer as nossas primeiras impressões do jogo.

Criado por Singularity 6, Palia é o jogo multiplayer online de mundo compartilhado que transporta os jogadores para um mundo fantástico, onde eles podem explorar uma nova paisagem de tirar o fôlego, construir a casa de seus sonhos, promover relacionamentos com um elenco incrível de personagens e, o mais importante, experimentar tudo isso ao lado de seus amigos.

Palia tem muito a oferecer para os jogadores

Se você está cansado de tantas dificuldades na sua vida cotidiana, escape da agitação construindo uma nova vida em Palia. Apesar de haver uma misteriosa história sobre os humanos antigos, Palia ainda é um local de descanso.

Você poderá aprimorar as suas habilidades de pesca, caça, agricultura, artesanato, culinária e muito mais. Além de poder aprender histórias do local, construir novas amizades com NPCs e/ou jogadores e até mesmo conseguir um novo romance.

Uma casa que pode ter o seu toque de decoração também pode ser construída, além de desfrutar ainda mais conforme o jogo irá receber novas atualizações.

Dediquei inúmeras horas à Palia

Já vinha acompanhando Palia há um certo tempo. E, quando tive a oportunidade de testar o beta, decidi abrir meu coração, reservar um tempo para o jogo e ver o que ele tinha a me oferecer.

Fiquei um tanto quanto surpreso com a quantidade de recursos e variedade de tarefas que ele teve para me oferecer ainda no beta fechado. E, vale ressaltar que eu acabei não fazendo nem metade do que eu era capaz.

Melhorei meus atributos de pesca, pescando alguns peixes em diferentes locais, com e sem isca, para entender quais peixes eu poderia pescar.

Meus atributos de coleta também foram aprimorados, devido à necessidade para criação de novos itens. E, da minha casa, que não pude de deixar de descobrir como era a mecânica.

É claro que eu não podia deixar também de caçar alguns animais, e capturar alguns insetos. Apesar de, achar que de momento, há poucos animais para caça.

Eu realmente fiquei boas horas imerso no mundo de Palia, e tenho algumas interessantes coisas a falar sobre o jogo.

A progressão do jogo

Dessa vez, eu decidi começar pelo ponto negativo do jogo. Mas, calma aí, eu posso explicar! De antemão, eu não havia entendido exatamente o que era Palia.

Entrei no jogo esperando um novo Stardew Valley, mas eu estava completamente equivocado. Apesar de, muito do que está em Palia ser dos “primos” Harvest Moon Stardew Valley, há uma boa pitada de Animal Crossing por aqui.

Mas, não é apenas pegar ideias de outros jogos e estruturar em um novo. Pelo contrário, Palia pega todas essas ideias e reestrutura, construindo um universo ainda melhor e maior.

O meu maior problema com a progressão de início foi o tanto que o jogo exigia de mim. Não foi exatamente o tanto de recursos que eu precisava pegar para progredir. Mas sim o tempo que eu levaria para isso.

Para construir um único cômodo de sua casa, é necessário esperar 8 horas da vida real. Além de que, para refinar as madeiras para tal, são mais quase 2 horas.

Mas, depois, eu consegui entender todo o propósito do jogo. E, o que ele realmente estava exigindo de mim.

Palia é um exemplo de comunidade

O que Palia estava realmente exigindo de mim, não era exatamente o grinding, mas sim a união à comunidade.

Palia é como uma segunda vida (alô Second Life), e não foi o jogo que me disse isso, e nem os desenvolvedores, eu vi com meus próprios olhos. Como o jogo está em beta, ainda há algumas falhas na localização em PTBR, então me senti perdido em alguns momentos.

Entretanto, recorri ao chat do servidor, e fui muito bem acolhido. Muitos me ajudaram a concluir certas tarefas que eu estava em dúvidas. Além disso, no mapa, há algumas árvores mágicas (que ainda não sei o nome) que regeneram conforme você bate nelas.

Durante um momento que eu estava caçando, eu vi um grupo de 4 ou 5 jogadores indo juntos até uma delas, e cada um batendo uma vez para todos poderem destruir e resgatar o item. Assim que perceberam que eu estava próximo, mas perdi o item, imediatamente me pediram desculpas no chat, e ofereceram ir até outra árvore para eu conseguir o item.

De fato, a progressão de Palia é um pouco mais lenta que o habitual. Algumas coisas demoram para ser feitas, e o tempo no jogo passa devagar. Então, até mesmo plantações acabam sendo um pouco mais demoradas. Mas, senti que tudo há um propósito. E, pelo menos até então, este propósito não vem por micro-transações.

A criação de personagens

Não há como falar de um simulador de vida, onde você possui a sua vida virtual, sem falar da criação de personagens. Palia possui um visual característico, que abraça mais o cartoon. Então, é notório que visuais mais extravagantes sejam possível.

No meu caso, decidi criar minha excelentíssima dentro do jogo, e tanto eu como ela ficamos bem contentes com o resultado. De momento, já está disponível algumas boas opções de penteados, roupas e maquiagens.

Inúmeras vozes, tons de peles, cores principais e secundárias para o cabelo também estão disponíveis. Fazendo então, com que seja ainda mais fácil se recriar no jogo.

As mecânicas do jogo

Como disse anteriormente, apesar de eu ter dedicado algumas boas horas para Palia, acabei não usufruindo tudo e nem descobrindo todas as mecânicas do jogo.

O que vou acabar deixando a desejar no preview, é não ter descoberto a culinária, não ter tido um grande avanço na história principal, e, descoberto outras coisas que o jogo possa vir a oferecer.

Mas, ainda assim, muitas das mecânicas de Palia eu tive acesso, e gostaria de compartilhar com vocês o que achei de cada uma delas.

Pescaria

A clássica pescaria. O que seria um cozy game sem ela estar inclusa, não é mesmo? O que posso dizer sobre essa mecânica é que ela consegue acertar em simplesmente tudo.

Há outras opções de varas de pesca, tipos de iscas e até mesmo a possibilidade de você cultivar minhocas para usar como iscas em suas pescas. Vale ressaltar também que o recurso está muito bem implementado.

Você precisa segurar o botão esquerdo do mouse e soltar para lançar a isca. Assim que ela começar a se mexer, segure o botão novamente para ir puxando. O peixe irá começar a ir para um lado e para o outro, então, basta mover o mouse.

Esse tipo de pesca é algo mais ou menos parecido com o que temos em Sea of Thieves, mas, pegando também a essência de outros cozy games. Ou seja, feito com maestria!

Imagem: Reprodução/@otaldomarcosh

Coleta de insetos

Enquanto em Animal Crossing você pega os insetos que estão pelo mundo com uma rede, em Palia você faz no melhor estilo Pokémon.

Não, você não usa pokébolas para isso, e eu tenho certeza que você pensou isso. Na verdade, você utiliza bombas de fumaça que atordoam os insetos. Então, você pode aproveitar e pegá-los.

Entretanto, alguns insetos podem resistir, então, você precisa tentar mais vezes. Ou, utilizar uma bomba de fumaça aprimorada. Novamente, feito com maestria!

Imagem: Reprodução/@otaldomarcosh

Caça

A caça aos animais também é muito divertida, apesar de haver uma variedade de animais um pouco baixa nesse início.

Você também haverá diferentes tipos de arcos, e também de flechas. Há por exemplo um tipo de flecha onde é mais fácil eliminar sua presa, mas, os recursos para criar esse tipo de flecha são um pouco mais escassos.

Agricultura

Uma das mecânicas favoritas dos jogadores, a agricultura. Em Palia a mecânica é muito, muito interessante.

Você precisa colocar um “bloco” de terra na grama. Esse bloco tem um tamanho específico de 3×9. Depois, você precisa pegar a enxada para abrir cada quadradinho deste bloco.

Depois, basta plantar as sementes e claro, regar suas plantações todos os dias. Para isso, você possui um regador, que é necessário por água, mas, que dura um bom tempo.

Um fato interessante da plantação é que há um botão que mostra o que está plantado em cada desses quadrados. Desta forma, fica mais fácil para você não se perder.

Construção e decoração de sua casa

Primeiramente, você precisará colocar a sua casa inicial no terreno. Ela irá demandar algumas tábuas e pedras, e isso já irá levar pelo menos 1h30 para ser conquistado.

Após isso, você ficará por 8 horas reais esperando a sua casa ser realmente levantada. E, depois, muitas coisas interessantes surgirão.

Você pode por exemplo, pintar apenas paredes específicas de sua casa, seja por fora, ou por dentro. Em cada cômodo, você pode escolher qual parede será completamente lisa, com uma janela pequena, ou, uma janela grande.

Na hora de colocar os objetos de decoração, ou utensílios, você tem um grid solto nas paredes, para alocar melhor quadros e afins. Ou então, um grid que trava na horizontal, ou vertical, para lhe ajudar a centralizar os itens.

Além disso, você possui um terreno gigantesco que pode ser expandido, fazendo com que você tenha uma “fazenda” excepcional.

Imagem: Reprodução/@otaldomarcosh

Há muito mais em Palia para descobrir

Ainda há muito mais em Palia para descobrir e até mesmo para debater, como a culinária, história principal, interação com os NPCs (que por sinal é surpreendente) e mais. Entretanto, por se tratar de um preview, não quero gastar todas as cartas por agora.

O que posso dizer é que, o saldo até o momento é extremamente positivo, e, muito provavelmente, neste momento estou jogando Palia, já que o beta fechado para os todos os jogadores acaba de começar.

Se você se inscrever no site oficial do Palia, há chances de conseguir participar do Beta Fechado ainda antes do Beta Aberto, que se inicia no dia 10 de agosto.

Ao criar uma conta agora, você receberá um item especial Kilima Founder’s Windmill Decor no jogo durante o Beta Aberto. Também pode participar da campanha “Indique um Amigo” para receber recompensas exclusivas no jogo.

Palia é um excelente MMO cozygame free-to-play que chegará para os PCs e Nintendo Switch. Ainda este ano, o Nintendo Switch receberá o seu beta.

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,
Sair da versão mobile