Tivemos a oportunidade de jogar o Beta Fechado de The Crew Motorfest, novo jogo de corrida em mundo aberto da Ubisoft Ivory Tower para PC e consoles PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S e iremos detalhar as nossas primeiras impressões do jogo.
O primeiro jogo da franquia The Crew da Ubisoft nasceu lá em 2014 com grandes promessas, sendo uma delas em ser um grande MMORPG de corrida, onde você poderia atravessar o mapa dos Estados Unidos por inteiro.
Neste caso, o primeiro jogo da franquia não conseguiu cumprir nem um e nem outro. De fato o mapa dele é muito grande, mas não chegava a ser de fato os Estados Unidos inteiro em escala, e muito menos um jogo MMORPG, já que cabiam poucos jogadores na sessão.
The Crew 2 foi uma virada de chave, mas ainda havia muito a conquistar
Após as muitas críticas que The Crew acabou sofrendo, o segundo jogo veio para tentar redimir e ser o que o anterior não foi. Desta vez, eles foram um pouco mais pé no chão em suas promessas, visando conseguir cumpri-las.
O segundo jogo foi uma grande virada de chave em comparação ao primeiro, onde além de melhorar a tão criticada jogabilidade (apesar de ainda não ser o ideal) e reduzir o tamanho do mapa (antes muito criticado por faltar conteúdo) também foi adicionado novas modalidades dentro do jogo (como barcos e aviões).
Entretanto, ainda assim, The Crew 2 não foi o que os jogadores imaginavam. O mundo aberto ainda não era tão prazeroso como deveria ser (apesar de ter algumas adições interessantes), e a conexão com jogadores desconhecidos ainda era bem criticada. Raramente você conseguia encontrar um outro jogador vagando pelas ruas.
Além disso, havia uma grande comparação. Claro que esta comparação era com ele, Forza Horizon. The Crew 2 chegou em 2018, o ano do ápice de Forza Horizon, que foi Forza Horizon 4. Claro que as comparações seriam inevitáveis. E, bem, acabaram prejudicando ainda mais o jogo.
The Crew Motorfest é o ápice da franquia, e possivelmente o melhor do gênero
Essa frase pode ser um pouco polêmica, mas 2023 é talvez o melhor ano para os jogos de corrida. O motivo? teremos dois lançamentos de Forza no mesmo ano. Forza Motorsport, e Forza Horizon.
Brincadeiras à parte, de fato The Crew Motorfest parece ter bebido muito da fonte de seu concorrente exclusivo de Xbox. Mas, sinceramente? apesar de eu ser muito fã da franquia Forza, ter jogado todos os Horizon, eu acho que The Crew Motorfest conseguiu o inimaginável. Superá-lo.
As melhorias em comparação ao jogo anterior, são nítidas. Agora, a jogabilidade está em sua melhor forma. Cada veículo é tratado de maneira diferente, não apenas em prática, mas também na teoria. Onde por exemplo, carros antigos não possuem GPS e nem nitro, o mesmo vale para carros de Fórmula 1.
Você também sente que os carros antigos não possuem direção hidráulica, muito menos freio ABS, além de “sambarem” com facilidade dentro da pista. Coisa que um Lamborghini não faz por nada neste mundo.
As playlists chegaram para trazer sentimentos
Em The Crew Motorfest você há várias playlists. Elas são mais ou menos como os diferentes locais onde você monta o festival em Forza Horizon. Em Horizon, você vai até um novo local onde terá corridas com foco em Drift, Drag Race, Off-Road e etc.
Já nas playlists, funciona mais ou menos da mesma forma. Mas, por exemplo, quando você está em uma playlist de carros antigos, você consegue perceber a paleta de cores mais amarelada. Os carros são temáticos da época, mesmo os que passeiam pela rua. Sem contar a trilha sonora, que se adequa a época.
Novos tipos de corrida também são encontrados pelas playlists, onde na de carros antigos, por exemplo, você tem uma modalidade onde, pelo carro não possuir GPS, você precisa encontrar sua rota através de algumas fotos polaroids. De fato, foi algo muito original e divertido, e é algo que sinto falta atualmente em Forza Horizon 5.
Outra modalidade que vale seu destaque (e que provavelmente há uma playlist para ela, mas que não cheguei ainda) é a de Fórmula 1. Nela, as ruas da cidade são fechadas e transformadas em autodromos de Fórmula 1. Não satisfeito, o jogo te coloca em carros que são estáveis nas pistas e que possuem desgaste nos pneus, exigindo você a parar em pitstop (possuindo até mesmo uma cutscene de troca de pneus).
Tudo indica também que cada playlist terá uma narrativa como pano de fundo, para deixar o jogador ainda mais imerso e ter um real motivo para ganhar de seus rivais em cada corrida. Vale ressaltar também que, além de playlists temáticas como carros antigos, Fórmula 1, Japão, há também algumas focadas em marcas, como Porsche e Lamborghini.
A navegação entre os menus está finalmente intuitiva
Algo que sempre me cansou em The Crew 2 foi a navegação entre os menus. Era um tanto quanto lento navegar pelas opções lá presente, e às vezes, até mesmo encontrar o que desejava.
Em The Crew Motorfest, isso está bem diferente. O mapa é completamente 3D e em tempo real, então você pode dar um zoom out para ver todo o mapa do Hawaii, ou dar um zoom in máximo para ver o seu carro, olhar as construções ou então, ver outros carros passando pela rua. É algo completamente impressionante!
E, ao sair dessa visão do mapa, apertando o botão “Options” do PlayStation, ou “Menu” do Xbox, você pode acessar um menu rápido logo à esquerda, que possui opções como perfil, loja, gestão do grupo, playlists e outros. Diferente do jogo anterior, agora tudo é muito prático, rápido e intuitivo. Grande acerto da Ubisoft!
O mundo aberto está pronto para lhe acolher
Tudo indica que finalmente a Ubisoft acertou em um mundo aberto para The Crew. Após você entrar em uma playlist, você irá liberar alguns eventos, que são as corridas. Proezas, que são parecidas com as presentes em Forza Horizon, que são sobre velocidades, saltos e mais. E, oportunidade de fotos, onde na playlist japonesa, por exemplo, você precisa tirar fotos de alguns monumentos temáticos enquanto está fazendo algo específico.
Essas oportunidades de fotos podem exigir que você esteja em um carro temático, em um horário exato do dia, com X localização ao fundo. É algo que irá ajudar a compor ainda mais o mundo aberto ideal.
Vale ressaltar também que, enquanto eu estava vagando pelo mundo aberto eu me deparei com uma corrida em andamento, provavelmente de outro jogador, onde pude ver todos os carros dando a largada, mas, daquela forma invisível, para eu não poder colidir com eles.
Não entendi exatamente se eram jogadores, ou apenas bots que o jogo colocou lá. Mas, de fato, isso deixou o mundo ainda mais vivo e divertido. Claro que não podemos esquecer também da possibilidade de pilotar um avião e barcos, podendo explorar cada canto do mapa do Hawaii.
O fator RPG também está presente em Motorfest
Há de fato, alguns fatores RPGs presentes no jogo. Um deles é o ganho de XP quando você faz algo pelas ruas, como por exemplo “tirar a tinta” de um outro carro. Dar grandes saltos, ou até mesmo dirigir em altíssima velocidade.
O fato de que o fim de cada corrida irá dar XP para seu personagem, dinheiro e peças para aprimorar o seu veículo, também contam como uma grande recompensa. Sem esquecer que na personalização do seu personagem, você pode escolher poses de vitórias e alguns emotes (bem parecido com Forza, aliás).
Claro que, parece tudo ser muito sutil, já que não há nenhuma questão de nível impedindo você de completar as corridas. Na verdade, está tudo na medida certa.
Quais são as expectativas para The Crew Motorfest?
Muitas vezes, a realidade não condiz com a expectativa. Mas, estou bem esperançoso para esse jogo. Tudo indica que ele será um concorrente à altura, fazendo a Playground Games mexer os pauzinhos para o próximo Forza Horizon.
The Crew Motorfest parece ter um mundo aberto massivo, com muitas oportunidades. Uma boa variações de corridas, excelente tunagem de veículos e uma responsividade impressionante na gameplay.
Sem contar também as variedades presentes na playlist, que faz com que você se sinta em diferentes jogos. Enquanto estava na playlist do Japão, me lembrei um pouco de Need for Speed Heat (pelos neons nos cenários). Já, enquanto na playlist de carros antigos, me lembrei de quando joguei Mafia, por culpa do velocímetro.
Considerando que a Ubisoft costuma manter seus jogos por um bom tempo, tendo até mesmo o The Crew 2 como exemplo, que ainda recebe atualizações, eu acredito que Motorfest terá uma vida longa.
The Crew Motorfest chega em 11 de setembro para PC, Xbox Series X/S, Xbox One, PlayStation 5 e PlayStation 4.
Deixar uma Resposta