The Valiant (Console) – Review

Desenvolvido pela KITE Games e publicado pela THQ Nordic, The Valiant é um jogo de estratégia em tempo real baseado em esquadrões. O jogo possui uma temática medieval. Chegou para PC, via Steam, Epic Games Store e GOG, em 19 de outubro de 2022.

Entretanto, nesta terça-feira (11/07), The Valiant chega também aos consoles, com uma versão que repagina os controles do jogo para adaptar aos controles de mão.

A História de The Valiant

A história de The Valiant acompanha a jornada de Theoderich von Akenburg. Um ex-cavaleiro das Cruzadas que, desiludido com a crueldade da guerra, é convocado de volta à ação por eventos que ocorreram 15 anos antes. Theoderich e seu antigo irmão de armas, Ulrich von Grevel, descobriram um fragmento de um artefato antigo conhecido como o Cajado de Aarão.

Um jovem monge chamado Malcom aparece na porta de Theoderich e revela que o Cajado contém um poder perigoso que não deveria cair em mãos mortais. Ulrich está obcecado em encontrar os outros fragmentos para unir o artefato, o que poderia trazer mal e sofrimento ao mundo. Theoderich aceita a missão de localizar as relíquias restantes para impedir Ulrich e embarca em uma jornada pela Europa e pelo Oriente Médio.

Como funciona o jogo?

Em The Valiant, os jogadores participam de batalhas estratégicas em tempo real, com uma variedade de unidades, desde espadachins pesados até cavalarias ágeis. Você pode selecionar esquadrões de heróis e esquadrões auxiliares em 15 missões solo emocionantes. Cada uma com cenas personalizadas, diários narrados, níveis de dificuldade e muito mais.

Existem mais de 5 esquadrões de heróis, cada um com três árvores de habilidades diferentes, que oferecem aos jogadores opções variadas de habilidades passivas e ativas ao subir de nível. Além disso, há uma ampla gama de armas e armaduras para saquear e equipar ao longo da campanha, cada uma com seus próprios atributos e habilidades especiais.

Você pode combinar as habilidades dos heróis com as armas e equipamentos para criar inúmeras possibilidades estratégicas. O jogo também oferece modos cooperativos, como o modo “Até o Último Suspiro”, onde os jogadores podem enfrentar hordas de inimigos com seus amigos, ganhar experiência, subir de nível e desbloquear novas habilidades e cosméticos. Além disso, há modos competitivos JvJ disponíveis.

The Valiant Console Review
Imagem: Reprodução

O jogo funciona bem nos controles?

Os controles são bem intuitivos e fáceis de aprender. Movimentar as suas tropas é algo bem simples, precisando apenas que você selecione alguns personagens e aperte ‘Quadrado’ até onde você quer ir.

Para selecionar onde quer ir, basta mover com o analógico esquerdo o cursor que está na tela, feito para imitar o que seria o mouse do computador.

Utilizar suas habilidades também não é nada complicado. Basta apertar os respectivos botões e bem, é isso. Movimentar a câmera pelo cenário também é outra coisa intuitiva. Mova-se com o analógico esquerdo, ou então enquanto pressiona o ‘L2’ caso queira ir mais rápido.

Apenas vale ressaltar que, não há features interessantes desenvolvidas para o DualSense, o controle do PlayStation 5.

Imagem: Reprodução

A otimização está boa?

Isso é algo que preciso destacar. Em alguns momentos, o jogo é bem otimizado, rodando a 60 quadros por segundo. Entretanto, em outros momentos, alguns engasgos são presentes na gameplay.

Não sei o motivo específico, já que, de fato, o jogo não é tão pesado (ou ao menos não aparenta, apesar de ser um bonito jogo). Além disso, não conseguimos mudar o zoom, algo que acredito ser possível no PC. Mas, não chega a incomodar.

Vale a pena jogar The Valiant?

Se você é fã de jogos como Age of Empires, este que serviu de inspiração para The Valiant, The Settlers e muitas outras franquias de RTS. Claro que The Valiant é um jogo que vale a pena jogar para você.

Por fim, caso você não seja um assíduo jogador do gênero, mas gosta de uma excelente história. Então, este jogo definitivamente é para você também. Mas, lembre-se, este é um jogo RTS, então esteja aberto a um gênero um pouco diferente de outros jogos narrativos.

Em síntese, The Valiant está disponível para PC e agora para consoles PlayStation e Xbox, na antiga e atual geração. Vale ressaltar também que, nossa review foi feita com um código cedido pela THQ, na versão de PS5.

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,
Sair da versão mobile