Games é um dos tipos de entretenimento mais caros que temos atualmente pois, conforme mais tecnologias vão aparecendo, mais caro as coisas ficam. Isso sem levar em consideração o preço dos jogos em si.
E para utilizarmos todas as tecnologias que ele tem, é necessário TVs que tenham suporte para tudo aquilo que eles oferecem, recentemente até postamos sobre essas tecnologias, que pode ser acessado clicando aqui. Mas novamente, com as tecnologias que eles oferecem, mais caros elas também ficam.
Pensando nisso, criamos esses Top 5 de TVs custo benefício, ou seja, que possuem estas tecnologias mas que não vão te fazer desembolsar um caminhão de dinheiro. Bom, deixando claro que não vai ser barato, afinal, não dá pra fazer mágica, mas tentamos achar preços melhores. Se liga!
5 – PHILIPS Smart TV PUG7907/78
Começando pela Philips PUG7907/78, vamos ao básico do porquê essa TV vale a pena para jogos nos consoles atuais. Primeiro, a resolução é 4K e com taxa de quadros a 120hz, coisa que poucos jogos hoje em dia fazem. E ele possui ALLM e VRR, com o sistema operacional Android TV, que para os dias de hoje pode ser considerado um pouco defasado.
Mas alguns pontos bem importantes que essa TV tem nessa faixa de preços como compatibilidade com os melhores padrões de HDR do mercado, e a presença do Dolby Atmos. E uma característica exclusiva das TVs da Philips que é o Ambilight, que são LEDs localizados na traseira da TV que reagem conforme a imagem na tela. É bem impressionante!
4 – TCL QLED TV C645
Em quarto lugar, entra a TCL C645, uma TV que possui tudo aquilo que uma TV para games precisa. Além da resolução 4K, presente em todas as TVs nesta lista, esta TV consegue alcançar até 144hz nativamente, chegando a incríveis 240hz por meio de software, não que os consoles atuais alcancem isso, mas os PCs…
Além de ter todos os padrões HDR do mercado e o Dolby Atmos, assim como a Philips, mas que vai um pouco além, com o AMD Freesync Premium Pro e o DTS-HD & Virtual-X, padrões de som que não estão presentes em muitas TVs.
Em termos de qualidade de imagem, ele vai além com a presença da tecnologia QLED, que dá uma boa força na intensidade do brilho e na quantidade de cores disponíveis, dando mais precisão nos detalhes e deixando as imagens mais nítidas.
O sistema operacional aqui é o Google TV, que é uma evolução do Android TV, sendo bem mais fluido e responsivo. Ele possui o processador AIPQ Engine 3.0 que possibilita que tudo funcione da melhor maneira possível.
3 – Philips THE ONE
Voltando para a Philips, entramos na TV que a própria empresa define como TV Gamer, a Philips THE ONE. Ela possui quase tudo o que as TVs anteriores possuem, apesar de que a TCL C645 possui mais recursos, mas aqui é claro, temos novamente a presença do Ambilight.
Mas a razão para mim a colocar a frente da TCL é o fato de a TV possuir um som mais potente que as TVs anteriores.
2 – TV Neo QLED QN85C
Agora dando um salto em termos de qualidade, vamos para a Samsung. A QN85C é a TV que fica abaixo da 4K LED considerada top de linha empresa Coreana. A diferença entre as duas e define apenas por fato de a TV mais cara possuir 2.0 canais de áudio a mais. Ou seja, em todo o resto, essa TV tem tudo de mais top que a Samsung pode oferecer no momento.
Disse que a razão de a THE ONE ficar acima da C645 é o fato de o som ser mais potente. Bom, aqui o som é ainda mais potente, tanto em termos de potência bruta, com 60W RMS (contra 40W da THE ONE), quanto com quantidade de canais, sendo 2.2.2 canais, o que permite uma espacialidade sonora muito maior.
Mas isso não é tudo. A qualidade visual está em outro nível pois esta TV possui a tecnologia Mini-LED. Isso quer dizer que, no espaço de um LED normal, existem 40 LEDs menores. Isso melhora em termos de brilho, mas não só isso, o contraste fica bem melhor, sendo o que mais próximo chega das OLED, mas claro, ainda não é comparável.
Como se não fosse suficiente, além dos Mini-LED, temos a presença do QLED, que deixa tudo ainda mais divertido, com melhor aproveitamento de brilho e de cores. E para gerenciar tudo isso, temos o processador Neural Quantum 4K, um dos melhores do mercado, utilizando AI e redes neurais para remasterizar conteúdos, como por exemplo fazer upscale de conteúdos que não são 4K, transformar conteúdos em HDR e dar profundidade a imagens.
O sistema operacional é o Tizen, que também é um dos melhores no mercado, cheio de tecnologias proprietárias e inclusive a exclusividade do xCloud. Mas ela possui um ponto negativo, que é a não presença do Dolby Vision, se limitando apenas ao HDR 10, o que é inferior a todas as TVs até agora.
1 – TCL C835
Em primeiro lugar, está a TCL C835, que em termos de tecnologia, tem tudo aquilo que a Samsung pode oferecer, com exceção é claro do processador e do sistema operacional, que são proprietários da gigante sul-coreana. Outra coisa que tem de diferente é o som, que possui a mesma potência, mas com 2.1 canais, que possibilita uma menor espacialidade, porém, com um whoofer físico, que possibilita um grave bem poderoso, com a assinatura da ONKYO.
O sistema operacional aqui é o Google TV, mas o que coloca ela a frente da Samsung é o fato de ela possuir o Dolby Vision e também o IMAX Enhanced, um dos padrões mais recentes da indústria. A TV alcança até 144hz, acima dos 120 da Samsung e possui um brilho de dar inveja. Temos novamente o AIPQ Engine 3.0 junto a um processador da MediaTek, que torna o sistema bem fluído.
E sabe mais o que é impressionante? Esta TV é de 2022 e consegue ser melhor que a Samsung de 2023, e caso queira ainda mais poder, este ano chegou no mercado brasileiro a TCL C845, mas que vai exigir um investimento maior. Porém, a Samsung tem a vantagem de atuar em diversas áreas do mercado brasileiro, ou seja, é possível adquirir soundbars que funcionam de forma sincronizada com a TV, o que não acontece com a TCL.
Bom, estas são as TVs que considero possuir melhor custo-benefício no mercado atual, daqueles apaixonados por games. Mas se estiver disposto a investir uma grana maior, em breve farei um TOP 5 sobre as melhores TVs para jogos no mercado. Acho importante citar que, caso compre por meio dos links no post, estará nos ajudando muito!
E aí? Algum comentário a fazer sobre estas TVs? Diz aí nos comentários…
Veja também:
Resident Evil 4: Separate Ways – Review
Deixar uma Resposta