As Dusk Falls recebe uma segunda chance de brilhar – Review

Depois de atuar como Lead Gamer Designer na Quantic Dream, ex-estúdio da Sony e famoso por criar incríveis experiências como Beyond Two Souls e Heavy Rain, Caroline Marchal fundou em 2017 a INTERIOR/NIGHT, o estúdio por trás de As Dusk Falls.

A visão da INTERIOR/NIGHT de acordo com a própria Caroline Marchal é produzir jogos e experiências narrativas ricas para pessoas que amam programas como Breaking Bad ou Fargo, mas que não necessariamente jogam videogames. E, de fato eles fizeram isso.

As Dusk Falls é uma experiência diferente de tudo o que você pode imaginar. É uma mistura de jogos como Detroit Become Human e Erica, mas com uma arte nova e que se distância de tudo o que temos no mercado.

Confira logo a seguir o nosso review de As Dusk Falls, que apesar de ter lançado diretamente no Xbox Game Pass em 2022 ele não recebeu os olhares que merecia – mesmo ganhando um prêmio no The Game Awards – e, agora com a chegada no PlayStation, torceremos para que isso mude.

Essa chave de review foi cedida pela INTERIOR/NIGHT na versão de PlayStation 5.

Uma história que cruza gerações

A história de As Dusk Falls é situada em sua maior parte em Two Rock, uma pequena cidade no Arizona, e dividida em dois livros, que se passam entre 1998 e 2012.

Uma família em viagem e uma família local se entrelaçam durante um roubo malsucedido, e você irá dar o rumo final dessa história. Você deve escolher com sabedoria, fazendo com que a vida de cada um dos personagens sofra as consequências de suas escolhas.

Durante os dois livros, você irá controlar diferentes personagens e viver narrativas distintas, desde ter uma família tóxica, fazer sacrifícios por amor, decisões visando a sobrevivência e mais.



Aulas de fator replay

Assim como os jogos já citados anteriormente, As Dusk Falls possui uma gigantesca árvore narrativa, que permite que você jogue a história diversas vezes.

Cada uma de suas jogadas você verá desfechos diferentes e poderá explorar segredos por trás de cada decisão e personagens. Além disso, algumas das suas escolhas podem envolver mortes, ou não.

Além disso, a experiência pode ser ainda mais além. Você é capaz de conectar até oito controles para jogar As Dusk Falls. Ou, então, jogar com até oito amigos online.

Fora que, caso você seja um criador de conteúdo, há um modo streamer dentro do jogo onde os seus espectadores poderão te ajudar com as decisões.

Captura por @otaldomarcosh

As Dusk Falls possui um estilo de arte inquestionável

No início, eu confesso que tive um choque. O que eu via em minha tela era algo que eu ainda não tinha visto, e achei que não daria certo.

Mas, pela minha surpresa, eu estava completamente errado. O estilo de arte de As Dusk Falls é completamente inquestionável, e extremamente competente.

As Dusk Falls coloca atores reais renderizados digitalmente em um estilo de arte que lembra a pintura à mão. Mas, ao mesmo tempo, há animações durante o jogo.

Enquanto os personagens possuem uma movimentação numa pegada “stop motion”, todo o ambiente ao seu redor há uma movimentação convencional. É um choque de realidade que casa tão perfeitamente quanto brownie quente com sorvete.

Um jogo acessível para todos

As Dusk Falls é acessível não só para qualquer tipo de jogador, mas para qualquer tipo de pessoa. Seja uma pessoa que não seja próxima dos videogames, ou que seja especial.

A INTERIOR/NIGHT claramente caprichou nessa área, colocando opções como narração dos menus, bate-papo de texto em fala, opções de aumentar o tempo de decisões e/ou quick time events e muito mais.

Não irei me estender muito nesse quesito pois não tenho lugar de fala, mas acredito que seja um jogo que qualquer um possa jogar sem muitos problemas. Desde jogadores de jogos mais casuais, deficientes físicos, deficientes visuais, idosos e mais.

Claro, não vá colocar esse jogo na mão de seu filho ou que possua menos de 16 anos. Certamente este jogo não é para essa pessoa.

Captura por @otaldomarcosh



Decisões que realmente fazem a diferença

Já abordei o fato de que há uma árvore narrativa gigantesca, mas preciso enfatizar que em As Dusk Falls as suas escolhas realmente fazem a diferença.

Há locais em que você provavelmente nem irá, pessoas que você não terá nenhum tipo de vínculo ou vidas que enquanto para uns serão poupadas, para outros serão dizimadas pelo assalto. As Dusk Falls faz com que você realmente fique imerso nas decisões.

Mas vale lembrar que, se há algo que dificilmente você conseguirá nesse jogo é abrir um sorriso ou sair feliz com a sua experiência. As Dusk Falls é um jogo tenso, com escolhas difíceis e que te colocarão na corda bamba.

Captura por @otaldomarcosh

Quais são os problemas do jogo?

Em toda as minhas cerca de seis horas de experiência, houve apenas dois problemas no jogo que me incomodaram. O primeiro é a mixagem de áudio.

Em inúmeros momentos a dublagem, que está em Português do Brasil, acaba sumindo completamente, ou então ficando em um volume não audível.

Agora, um outro problema é provavelmente a falta de comunicação do estúdio. O jogo foi lançado em julho de 2022, quase 2 anos atrás. Mesmo assim, ainda não há uma confirmação de se haverá sequência, novos conteúdos ou não, visto que o final do jogo é extremamente aberto.

Mas claro, a comunicação do estúdio não é um problema que impacta na nota final do jogo, mas caso você goste de jogos que tenham um final fechado, saiba que As Dusk Falls não é um desses jogos.

Vale a pena jogar?

As Dusk Falls é uma experiência que eu não sabia que iria ter em 2024, e que eu não achava que precisava. É diferente de provavelmente 95% dos jogos que você está buscando jogar neste ano.

Não é um jogo de aventura, terceira pessoa ou souls-like. As Dusk Falls é o mais puro graphic novel repleto de drama, difíceis escolhas e momentos que podem ser decisivos para a vida do seu querido personagem.

Uma experiência que permite até oito jogadores local, algo que está carente no mercado, fora a possibilidade do multiplayer. Uma experiência onde por R$ 159,90 na PSN, um valor muito abaixo do mercado, irá te garantir pelo menos 12 horas caso você decida descobrir tudo o que pode acontecer neste rico universo.

Sendo o primeiro projeto do INTERIOR/NIGHT, As Dusk Falls já me conquistou, e faz eu ter um olhar apaixonado para qualquer próximo projeto do estúdio. Uma experiência inesquecível.

As Dusk Falls está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5. Além disso, As Dusk Falls também está disponível no Xbox Game Pass.

O que você achou do nosso review de As Dusk Falls? Te incentivou a ir atrás e jogar? Comente logo abaixo e compartilhe este texto com seus amigos!

Veja também:

Aliás, conheça o nosso perfil oficial no X e no Instagram.

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,
Sair da versão mobile