Asleep Ato 1 traz um início promissor, mas com alguns detalhes incomodos – Preview

Asleep é um jogo brasileiro, publicado pela Nuuvem, do gênero de survival horror com inspirações bem conhecidas para os fãs do gênero. Eu confesso que não estava por dentro deste jogo, mas fui pego de surpresa positivamente ao jogá-lo pela primeira vez. Caso tenha curiosidade, gravamos o início de jogo no nosso canal, que é quase o jogo completo. Você pode vê-lo clicando aqui.

Quase o jogo completo entre aspas, pois este é apenas o primeiro ato do jogo, e os atos posteriores serão lançados futuramente. Neste ato, aprendemos um pouco sobre a nossa protagonista e sobre o universo do jogo.

Em termos de visual e perspectiva, temos um jogo side scroller com um visual pixelado, e nele podemos andar, obviamente para a esquerda e direita, e interagir com alguns itens e portas. Apesar de o jogo ser em 2D, o mapa do jogo possui mais de duas dimensões, o que em minha jogatina, foi um pouco confuso de entender.

RE Asleep

O jogo é muito inspirado em Resident Evil, e isso é explicitamente visível em alguns elementos do jogo. Por exemplo, para salvar o jogo, precisamos interagir com uma máquina de escrever, temos também o tão famoso leva e traz de itens, puzzles para resolver, e diversas outras coisas.

Estes elementos não são exclusivos da franquia da Capcom, porém, neste jogo, é bem claro a inspiração. Nele, além de interagir com itens no cenário, podemos utilizar alguns itens, como itens de cura, além dos itens de história, e um dos itens mais importantes no jogo é a lanterna.

Muitos dos puzzles disponíveis no jogo possuem algumas dicas no mapa, escritas em papel. Mas muitas destas dicas estão em locais escuros, e para lê-los, precisamos da lanterna para iluminá-lo.  Ela também é útil em combate, ou não útil também. Neste ato, enfrentamos alguns inimigos que ficam no escuro, mas se usarmos a lanterna perto deles, eles vão nos atacar.

Em termos de gameplay, testei o jogo tanto com o mouse/teclado, quanto com joystick, e neste ponto, tenho algumas coisas a comentar. Por exemplo, em determinados momentos, tem itens que estão bem perto um do outro, mas com altura diferente. Eles ficam bem visíveis, mas é uma dificuldade absurda para interagir com eles. Já com o mouse, as coisas funcionam bem melhor, porém, os itens não ficam bem visíveis no cenário.

Os itens que dão as dicas para os puzzles são um ponto que eu melhoraria também, pois eles ficam atrelados ao cenário do jogo. Por exemplo, ao acessar uma dica, os textos não ficam salvo no inventário como acontece em Resident Evil, por exemplo, e por conta disso, em caso de esquecimento, precisamos voltar sempre.

Um bom início?

Bom, o primeiro ato pode ser finalizado em cerca de 2 horas, e é bem simples, quando dá para entender. Acredito que existam muitos pontos a melhoras, e espero que melhorem para o segundo ato. A história ainda não é muito bem explorada, mas devo admitir que o jogo possui uma dublagem legal.

O jogo parece ser promissor, mas tem muitos pontos a se melhorar. Dito isso, recomendo jogá-lo pois ele promete bastante, e creio que existirão melhorias com os feedbacks passados pela comunidade. E bom, tratarei este texto como uma preview, pois não é o jogo completo, e por isso, não darei nenhuma nota por enquando.

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