Depois dos dois jogos bem sucedidos da franquia SteamWorld Dig, um novo jogo no mesmo universo é lançado pela The Station. Ao contrário dos dois jogos anteriores do universo, onde você precisava escavar e encontrar tesouros, SteamWorld Build coloca você para construir; Confira nosso review.
Você é o arquiteto de uma cidade mineradora em SteamWorld, uma cidade mineradora fundada por robôs a vapor e que necessitam de ajuda para escavar uma tecnologia ancestral, que é capaz de levá-los até as estrelas.
AVISO: Essa review não possui spoilers de história. Chave cedida pela Thunderful Publishing para review.
Leia o nosso review de SteamWorld Build logo abaixo:
Um novo gameplay mas no mesmo universo
SteamWorld Build abraça os gêneros de simulação, construção e estratégia, um verdadeiro jogo de gerenciamento. Você deve escavar as minas abandonadas abaixo de sua cidade em busca de tecnologia ancestral para escapar da destruição iminente.
Entretanto, para você conseguir realizar a sua tarefa, você deve construir a maior força possível de mineiros, garimpeiros e mecânicos, e para isso, você precisa gerenciar a sua cidade.
Antes de pensar em desenterrar riquezas incalculáveis, o jogador precisa focar em gerar força de trabalho através de habitações residenciais. Com isso, você deve ir construindo todas as necessidades dos moradores ao seus redores, para mantê-los satisfeitos.
SteamWorld Build é desafiador
Como já era de se imaginar, SteamWorld Build é um jogo desafiador. Conforme a sua cidade vai expandindo, novos tipos de cidadãos são necessários. Passando de simples moradores para mineiros, de mineiros para garimpeiros, de garimpeiros para aristobots e por fim para guardas.
Com isso, cada um tem as suas necessidades, fazendo com que você tenha que cuidar do fluxo de subida e descida de mercadorias na mina, ou então que avance nas negociações na estação de trem.
Desafiador mas nada complexo
SteamWorld Build é de fato um jogo extremamente desafiador, mas nem um pouco complexo. Os desafios vão surgindo conforme o próprio jogador impõe essa necessidade. Enquanto você está cuidando da cidade, há pouca dificuldade.
No primeiro nível de mina as coisas começam a se desenvolver, e após você descer mais um ou outro andar da mina, as coisas podem parecer um pouco mais complicadas. Entretanto, o jogo não te larga em nenhum desses momentos.
Você se sente acolhido e por dentro de todas as situações, já que o jogo é repleto de tutoriais (que podem ser desativados) que te ajudam a entender qual o próximo objetivo, ou como administrar melhor os seus recursos.
Isso sem contar que o jogo também conta com três níveis de dificuldades. No meu caso, joguei na intermediária, e acredito que tudo esteja ocorrendo de forma bem equilibrada, mesmo contando com o fato de que não sou tão acostumado a jogos de gerenciamento.
Um jogo exclusivo para os fãs da série?
Se tem algo que SteamWorld Build não é, é um jogo exclusivo para quem jogou os dois jogos anteriores do universo.
SteamWorld Build não é tratado como uma sequência, e sim um jogo que se passa apenas no mesmo universo. Ele é, em sua forma simplificada, um notório jogo de gerenciamento. Mas, com um certo charme: Uma boa história.
Vale a pena jogar SteamWorld Build?
A versão que pude experimentar foi a de PC, então não sei como está o desempenho e os controles no consoles, mas se baseando nessa experiência, posso dizer que é uma compra indispensável para os fãs do gênero.
SteamWorld Build não reinventa a roda, mas traz um ar para a franquia, e consegue pegar na mão dos novos jogadores não só do universo, mas também do gênero, para fazer com que, a longo prazo, SteamWorld seja maior do que nunca.
É um jogo que não complica a sua vida, é viciante e um excelente passatempo. Extremamente aprovado, e, novamente, indispensável para os viciados em gerenciamento.
SteamWorld Build chega em 1º de dezembro para PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
O que achou do nosso review de SteamWorld Build? Comente logo abaixo!
Veja também:
GTA 6 anunciado oficialmente pela Rockstar Games
Comunidade celebra o N7 Day de Mass Effect
Deixar uma Resposta