Quando anunciado, fiquei ligeiramente interessado pelo Test Drive Unlimited Solar Crown (oh nome grande) pela minha recente atração em jogos de corrida, principalmente arcades, como é este caso. Os últimos bons jogos que me lembro de ter curtido foram o Need for Speed Unbound e o The Crew Motorfest, que não é nenhuma novidade o fato de serem jogos muito criticados.
Então, ao ver a crítica especializada falando bem mal do jogo, imaginei que poderia ser um caso semelhante aos citados. Pura ilusão, para minha tristeza. Para mim, a palavra que melhor define esse retorno da franquia Test Drive é chato. Obviamente esse gosto é uma questão pessoal, e tem gente que gosta, afinal, temos players em níveis altíssimos jogando-o, apesar de poucos.
Esse ponto, inclusive, me trouxe uma situação muito incômoda. Pelo que entendi, o jogo só funciona online, pelo menos quando há a presença de internet. Acredito que pela pouca quantidade de jogadores, recebi uma enxurrada de convites para party, quase que desesperados, enviados por poucos players, mesmo que meu status estivesse como offline na PSN. Mas não é um problema do jogo em si, porém, foi ocasionado por ele indiretamente.
Como o jogo funciona?
Mas vamos ao que interessa, que é como o jogo funciona, mas pode relaxar, prometo que não vou me alongar tanto. Não há nenhuma novidade em termos de estrutura aqui, mas há coisas a comentar. É um jogo de corrida totalmente arcade, então pode esperar diversas modalidades de corridas por aqui, algumas mais tradicionais e outras mais diferenciadas.
O jogo possui alguns níveis de notoriedade, que aumentamos conforme recebemos XP ao realizar as corridas. Inicialmente não são muitas corridas a se fazer, mas conforme aumentamos de nível, mais corridas são liberadas. Mas na minha opinião, a liberação das corridas ocorre de forma muito lenta, e isso se torna muito cansativo.
Mundo aberto, mas bem difícil de entender…
O jogo é em mundo aberto, e com um mapa razoavelmente grande, inspirado em Hong Kong. Pelo tamanho do mapa, achei que os itens de UI em relação aos eventos e locais no mapa bem ruins. Os ícones são bem bem pequenos, a ponto de precisar dar um zoom considerável para conseguir identificar o que é.
É difícil de entender do que se trata, que modalidade, se já corremos, se já ganhamos, se o carro que estamos é compatível ou não. E não estou querendo ser chato aqui, só cobro isso pois todas essas informações estão disponíveis no jogo, porém, de difícil visualização. Mas não reclamaria se estas informações estivessem disponíveis apenas quando clicamos no item, o que também acontece aqui.
Junte-se ao clã!
Outra forma de notoriedade que temos nesse jogo são os níveis dos clãs, que estão disponíveis em dois: os Streets e o Sharps. Os nomes são bem sugestivos, não é? Os Streets são mais despojados, rebeldes, enquanto os Sharps têm uma vibe mais classuda. Os dois clãs estão em guerra, disputando o território de Hong Kong.
Em determinado momento, temos a opção de escolher qual clã queremos integrar, e aí, obviamente, temos que rivalizar com a outra facção. Tudo importa nesse sentido, quando ganhamos a corrida, ganhamos mais pontos para o clã, e o contrário também ocorre. Ao avançar no nível dos clãs, temos a parte mais legal do jogo, que é enfrentar outros corredores do clã num 1×1 que nos coloca em outro patamar dentro dele.
Não só dentro do carro…
Outro ponto que o jogo possui de diferencial também tem a ver com o clã, mas que se expande a outras coisas também. Podemos sair do carro, temos inclusive a opção de personalizar nosso personagem, apesar de ser uma personalização muuuuuito simples e nem vermos o personagem direito, afinal a visão do jogo fora do carro é em primeira pessoa.
Podemos sair do carro em momentos distintos, em relação aos clãs, podemos visitar os “QGs” dele, e conforme subimos no nível dos clãs, temos acesso a mais locais dentro das bases. Podemos andar também dentro de concessionárias, oficinas e em algumas áreas de eventos disponíveis no mapa.
Como é comum em jogos de corrida, podemos fazer diversos upgrades nos nossos carros, apesar de serem bem simples. Fazer upgrades e comprar carros mais potentes é de extrema importância pois os adversários possuem diversos níveis dificultam bastante nossa vida em alguns casos. Acredito que, em termos de gameplay, seja isso. Agora, em termos de visuais…
Bonito? Harmônico?
Creio que hoje em dia, tenhamos dois jogos que são referência em termos gráficos, pelo menos quando falamos em jogos arcade. Um deles é o Gran Turismo 7, que por vezes é chamado de “simcade”, enquanto o outro é o Forza Horizon, que um arcade propriamente dito. The Crew e Need for Speed são consideravelmente inferiores, mas também são bem bonitos.
Mas, se tratando de Test Drive, o vejo como o mais feinho de todos esses, de longe, a ponto de os carros parecerem de brinquedo em alguns momentos. Desde o primeiro anúncio, o jogo nunca pareceu dos mais bonitos, mas jogando, a sensação foi bem pior. Tive a oportunidade de testar o jogo o PS5 e no PC em 4K com tudo no máximo. Inclusive, você pode ver as duas versões no nosso canal do YouTube.
No PS5, temos a possibilidade de jogar no modo qualidade e no modo performance, mas confesso não ter sentido tanta diferença entre eles. Os modelos dos carros são facilmente identificáveis, mas longe de serem bonitos ou muito detalhados. Mas os modelos dos personagens… Nossa, muito ruins, mas pelo menos o jogo é sobre os carros e não sobre eles.
A trilha sonora também é sem comentários, achei uma vibe totalmente nada a ver com jogos de corrida em geral, e acredito que isso seja para dar ao jogo uma identidade própria. Mas para mim, simplesmente não funcionou. Toda vez que entrava uma música no jogo, o sentimento era de estranheza, mas pelo menos existe o modo streamer que tira bastante destas músicas.
Afinal, valeu a pena?
Poucos foram os casos que um jogo não valha a pena, pois todos os jogos têm seus pontos positivos e negativos, e o mesmo ocorre em Test Drive Unlimited Solar Crown. Mas este jogo, pelo menos comigo, não funcionou em momento nenhum. Foi uma análise realmente cansativa de ser fazer, mesmo que não fosse das mais longas.
Mas como disse, encontrei alguns jogadores no jogo com níveis altíssimos, e para chegar nesse ponto com tão pouco tempo de lançamento, com certeza eles se divertiram bastante jogando. Não foi o meu caso, infelizmente, mas quem sabe não é o seu? Mas para isso, vai ser necessário um investimento que não recomendo, apesar de o jogo não ter preço cheio.
Veja também:
- Dragon Age: The Veilguard revela vídeos de exploração e um sobrevôo do seu mundo
- Catálogo da PS Plus Extra e Deluxe de Setembro é revelado
- PlayStation 5 Pro tem data e preço revelado
- PlayStation 5 Pro será anunciado nesta terça-feira
- Astro Bot é a definição de diversão e satisfação – Review
Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no X e no Instagram.
Deixar uma Resposta