Essa é mais uma daquelas reviews mais curtas pelo fato de termos um jogo consideravelmente simples, mas isso não tira o brilho dele em alguns pontos, e nem tira os seus “defeitos”. Hoje vamos falar um pouco sobre Unusual Findings, um jogo com foco narrativo point-and-click com um visual pixelizado bem legal.
Bom, antes de tudo, vamos entrar um pouco no enredo do jogo, que é o ponto principal neste caso. Na história, acompanhamos três amigos, Vinny, Nick e Tony, que são aqueles nerds clichês dos anos 80 que adoram ficção científica, videogames e ciência. Clichê, mas que tem seu valor.
Eles adquirem um decodificador de sinais para conseguir acesso a um canal adulto, porém, eles captam um sinal que eles não esperavam, um sinal de algo que não pertencia ao mesmo planeta que eles. Então, sabe quando dizem que a curiosidade matou o gato? Meio que acontece isso, pois eles vão atrás da origem do sinal, e o encontram, porém, o que eles não esperavam era que o sinal levaria a um alienígena assassino. E assim a história toma início.
A história inicialmente é bem parada, mas conforme o jogo avança, vai se tornando mais interessante. Porém, senti que talvez fosse necessário um pouco mais de esforço dos desenvolvedores para colocar mais impacto nas cenas. É tudo muito rápido e simples, o que vai algumas cenas que poderiam ser importantes, perderem um pouco do peso (o quase todo o peso).
Como o jogo funciona?
Conforme dito inicialmente, Unusual Findings é no estilo point-and-click, ou seja, apontamos para um local ou objeto de interesse e clicamos nele para os personagens andarem até ele ou interagirem com ele. O mundo do jogo é dividido em pequenos mapas (pequenos mesmo), do qual podemos acessar por meio de um mapa-múndi. Quando nos mapas, podemos interagir com os objetos e pessoas que estiverem nele.
Ao interagir, temos sempre três ações disponíveis: ver, pegar e falar. Essas ações nos dão as pistas para prosseguirmos com a história, e este eu achei uns dos pontos negativos do jogo, mas que é algo totalmente pessoal, e para outras pessoas pode até ser um ponto positivo. No meu gosto pessoal, prefiro quando os caminhos são indicados de forma mais clara, e não é o que acontece em Unusual Findings.
Temos realmente que sair e explorar os cenários em busca de resposta, o que me deixou, em diversos momento, meio perdido, o que não sou fã. Mas, conheço diversas pessoas que exaltariam o jogo pelo fato de ele ser assim. Então, por mais que para mim seja um ponto negativo, é apenas uma escolha do jogo que vai mudar de pessoa para pessoa.
Além das ações citadas, podemos também acessar um inventário, e nele podemos usar e combinar diversos itens que encontramos no decorrer da história. Um ponto importante em Unusual Findings são as opções de escolha que a história nos fornece, e é bom ficar de olho nelas pois as nossas escolhas têm consequência e podem afetar o rumo da história, a relação entre os personagens e até os puzzles.
Valeu a pena?
Apesar das minhas ressalvas, Unusual Findings é um jogo bem legal, razoavelmente longo para o estilo do jogo (cerca de umas 8 horas para finalizá-lo) e com uma história bem interessante que consegue te prender, apesar de ter espaço para ser ainda mais impactante. Para os fãs dos filmes dos anos 80, este pode ser um prato cheio.
O visual é bem legal, tem uma trilha sonora interessante (e ainda a possibilidade de utilizar um modo streamer, sem músicas licenciadas), mas com uma gameplay bem simples. Dito isso, se você gosta de point-and-click, essa temática anos 80, mistério, suspense e aliens, Unusual Findings pode ser um prato cheio.
Veja mais:
- EA divulga capa do EA Sports FC 25
- Nintendo anuncia novo jogo da série Famicom Detective Club
- O próximo jogo do estúdio Ryu Ga Gotoku tem data para ser revelado
- The Dark Pictures Switchback VR é divertido e problemático – Review
- Super Monkey Ball Banana Rumble é diversão portátil garantida – Review
Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no X e no Instagram.
Deixar uma Resposta