Gestalt: Steam & Cinder é um metroidvania narrativo impecável – Review

Desenvolvido pela Metamorphosis Games, um pequeno estúdio situado em Los Angeles, Gestalt: Steam & Cinder coloca os jogadores no controle de Aletheia, que precisa frustrar os planos malignos do Comício, os governantes corruptos da Cidade do Vapor, Canaan.

Confira logo abaixo o nosso review de Gestalt: Steam & Cinder, que só foi possível graças ao envio da chave de review feito pela representante nacional do game.

Uma história bem complexa e sem pontas soltas

Com Aletheia você irá se juntar aos Soldners, um bando de mercenários de elite de Irkalla que vivem apenas no presente, fazendo com que você lute pela sobrevivência da humanidade e vele as verdades escondidas nos alicerces de Canaan.

Para isso, você irá transitar entre variados cenários e acontecimentos, desde o mercado clandestino, a forja infernal, o bar do Vincent e muito mais. Deixando bem claro que o alicerce de Gestalt: Steam & Cinder é a narrativa, e não o combate ou estrutura metroidvania dele.

Afinal, diferente de inúmeros outros jogos do gênero, utilizando Prince of Persia: The Lost Crown como exemplo, Gestalt: Steam & Cinder é repleto de diálogos, em uma quantidade bem maior do que você imaginaria ver em um metroidvania. Você encontrará inúmeros diálogos não só nos objetivos principais, mas também nas tarefas secundários, no bar do Vincent e mais.

Captura por @otaldomarcosh

Gestalt: Steam & Cinder possui um combate simples mas funcional

Tecnicamente Gestalt: Steam & Cinder possui um combate bem simples, onde você deve variar o gameplay entre os dashes (investidas), evasões, pulos duplos para travessias e desvios e o ataque padrão, além de técnicas que irão lhe ajudar a aumentar sua força e outros atributos de Aletheia.

Captura por @otaldomarcosh

O que há de mais em Gestalt: Steam & Cinder? Vale a pena jogar?

Não há muito mais o que ressaltar sobre Gestalt. É um metroidvania sólido que cumpre o que promete. Possui um combate simples, acabando até mesmo não fazendo com que as boss fights sejam épicas ou memoráveis, mas que é extremamente funcional.

No sentido artístico, Gestalt não deixa nada a desejar para outros jogos do gênero, tanto em sua trilha sonora – que na verdade é incrível, para o meu gosto pessoal – e em seu visual, com cores bem distintas para cada cenário.

Em relação aos personagens, podemos encontrar carismáticos NPCs, além de uma personagem principal – Aletheia – estilosa e que dá um charme ao jogo. Gestalt: Steam & Cinder é uma experiência indiscutivelmente necessária para todo fã de metroidvania, mas que vá com o pé no chão e o alerta ligado, pois há inúmeros diálogos.

Por fim, Gestalt: Steam & Cinder está disponível no Nintendo Switch, PlayStation 4, PC e Xbox One.

Veja também:

Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no X e no Instagram.

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,
Sair da versão mobile